Ir ao conteúdo

Identificar capacitor de ventilador de teto antigo

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos, e paz.

Não sou muito bom em eletrônica, por favor quem puder me ajude a identificar, para compra um novo.

Já vou relatar o caso.

Em setembro deste ano após ficar sem usar meu ventilador de teto por 6 meses, ao liga-lo, o ventilador de teto ficou rodando lentamente, deixamos assim até ele esquentar ai desligamos, quando ligamos no dia seguinte ele já estava funcionando normalmente.

OBS1: Vi na internet que isso é capacito, ele pode ter se recuperado após ficar sem usar por 6 meses, por eu ter ficado tentando usar o ventilador.

OBS2: O ventilador de teto em questão tem 23 anos +- sem nunca ter sido mexido ou consertado desde que comprou, só faço manutenção nele como, retirada da poeira e lubrificação com óleo de máquina (está super lubrificado e gira com facilidade apenas com um simples empurrão de dedo).

Pensei que o capacitor, ou varistor, ou seja lá o que for que ele tenha está fraco, mas não consigo identificar nem pelas fotos em virtude dos anos e da limpeza de vários anos de uso se apagarem. Segue fotos.

20221216_111142.jpg

20221216_111123.jpg

• Solução
Postado

É um capacitor de 10uF. 

A tensão não dá pra ver, mas você pode comprar um de 250V se sua rede for de 110/127V ou então de 400V se a sua rede for de 220V.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Renato.88 Obrigado pela ajuda. Pretendo comprar um novo em breve, estou a usar o ventilador, mas sinto ele mais lento nesse verão que outros anos, pouca coisa, mas sinto, pretendo deixar ele guardado aqui caso pare de funcionar de novo ai troco.

No verão ele fica ligado direto, acho que isso ajudou na durabilidade e é claro a lubrificação constante e a limpeza.

posso colocar um capacitor maior, tipo 15uF sem estragar o ventilador ou isso o fará rodar mais rápido e consequentemente estraga-lo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...