Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Que fim levou o SLI e o CrossFire?

"SLI e CrossFire foram lançados como solução para juntar o desempenho de duas ou mais placas de vídeo, mas estas tecnologias foram descontinuadas. O que aconteceu?"

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Postado

Eram as alternativas de setup high-end, com algumas dores de cabeça com suporte em jogos e drivers. Acho que AMD e NVidia preferiram cortar isso e oferecer a performance adicional nas X900 e X90 aos que estivessem dispostos a pagar mais.

O problema é que nunca foi algo plug-n-play como alguns achavam que era. Um jogo precisava "suportar" o uso de múltiplas GPUs para usa-las. Além disso, havia uma questão de perda de performance nessa divisão da renderização (2 placas não dobravam a performance), havia a questão do desperdício de VRAM (as mesmas texturas precisavam estar nas duas placas) e se me lembro bem havia uma degradação do frametime também.

É uma pena. Imagino que hoje um SLI de 3070/80 ou crossfire de RX 6800xt seria uma maneira bem popular de adiar upgrade por uma geração.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Na minha opinião, o fato de se utilizar a combinação de placas de vídeo somente para jogos tenha sido o tiro no pé. Se os programas para CAD / CAM, computação científica e outros utilizassem este recurso para funcionalidades adicionais em seus programas, poderia ser melhor aproveitado.

Se eu trabalhasse com renderização e um arranjo SLI me trouxesse (talvez não todos os recursos) um resultado mais próximo do que teria com uma placa TESLA (que talvez seja direcionada para isso e custava um rim, comparando com as GTXs), e considerando sempre a relação custo/benefício, então teríamos um melhor aproveitamento do arranjo para o ramo profissional (+/- 8 horas diárias) do que somente para entretenimento (eu não fico 8 horas /dia jogando).

• Curtir 1
  • mês depois...
  • 4 meses depois...
Postado

que saudosismo bateu lendo essa materia, não lembro exatamente quando, mas comprei a aproximadamente uns 10 anos atras uma fonte da cooler master de 850w justamente pra montar SLI ou crossfire, passou o tempo fui fazendo upgrades pequenos, mas nunca consegui montar o projeto. Ainda to com a mesmo fonte e constantemente mudando os kits de intel e agora pros Ryzen.

• Curtir 1
Postado

Futuramente, quando uma GTX 1080 usada for mais acessível, pretendo comprar uma segunda para fazer SLI. Tenho duas placas-mãe com suporte.

Em 4K imagino que ambas serão muito melhor aproveitadas do que em 1080p 144 Hz.

Já tive CrossfireX de HD 6870 e SLI de GTX 970, mas em resolução baixa as placas não eram bem usadas.

• 1 ano depois...
Postado
Em 16/06/2023 às 16:07, Razzee disse:

Futuramente, quando uma GTX 1080 usada for mais acessível, pretendo comprar uma segunda para fazer SLI

De que adianta se os desenvolvedores de Jogos dificilmente implementam suporte?

Vai gastar dinheiro à toa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!