Ir ao conteúdo

O que significa a Especificações 2x1R e etc. do Processador AMD Ryzen 7 5700X ?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos boa tarde, estou montando um computador novo e estava de olho no Ryzen 7 5700x, porém ao olhas as especificações das memórias encontrei essa velocidades máxima de memória, fiquei em dúvida se ele suporta a frequência de 3200 apenas em dual Chanel e single channel, o meu intuito era colocar 32x8gb de memória RAM 3200mhz porém se for isso mesmo acredito que vou ser prejudicado nas frequencies estava pensando em opta pelo tamanho de 2x16gb e não perder tanta velocidade das memórias, porém quando faço o calculo 3200 * 64 / 16 ele acaba retornando um valor muito abaixo do que seria se fossem quatro pentes de 8, nesse caso qual seria a melhor decisão a tomar, uma outra dúvida seria se eu tiver um placa-mãe com 4 slots e colocar esses 4x8gb em cada slot ele ira funcionar ou teria que ser um processador específico para quad channel ? desde já agradeço a todos por ajudarem um feliz natal e prospero ano novo.

image.png.b4c6b8f1d88ea8408a9b35eefb9dbb93.png

• Solução
Postado

@lucasabrantesd

Aquilo seria a velocidade esperada, POR PADRÃO, de acordo com o tipo de RAM.. O "1R" e o "2R" que tá marcado ali, seriam de memória "Single Rank (1R)" e "Dual Rank (2R)", que seria o tipo de construção do módulo em si e que NÃO tem relação com Dual Channel..

Quad Channel e usar 4 pentes de RAM são coisas diferentes.. Você pode usar 4 pentes de RAM, com qualquer CPU normal, faz uns 15 anos.. O que NÃO dá pra esperar é o mesmo clock de usar um ou dois pentes, pois a carga é maior, por motivos óbvios, o que torna usar RAM em clock mais alto, mais complicado..

• Curtir 1
Postado

1Rx2R.jpg

Não ajuda muito saber disso pois os anúncios de memória não informam se é 1R ou 2R, tem que pegar o part number e checar na documentação do fabricante - se houver.

• Curtir 3
Postado

Eu sempre penso em um negócio, pense em upgrade para o futuro, 4 pentes de 8Gb você fica limitado e depois vender 4 pentes pra aumentar a memória é complicado, tendo 2x16GB você fica aberto a upgrades.

• 2 semanas depois...
Postado

@lucasabrantesd Acrescentar o que sei.. R vem de rank, geralmente memórias 1R são mais lentas, mas sobem mais o clock em overclock, tem mais... as vezes se você tiver 4 pentes de memória nos 4 slots da placa-mãe e elas forem 2R dificilmente conseguira manter overclock nelas, com 2 slots sim mantém mas a 1R consegue segurar over com os 4 slots preenchidos.. mas não over agressivo, o agressivo só com 2 slots preenchidos mesmo.

Isso é o que sei sobre 1R e 2R. se tiver errado pessoal me corrijam.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!