Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Tenho um computador com a seguinte configuração:

ASUS TUF X570-Plus/BR
Ryzen 5 3600
RTX 2060 Gigabyte
CX450

A minha ideia era esperar a estabilização da AM5 e adquirir um computador dentro de 02 anos, no entanto, surgiu a oportunidade de vender o processador e a placa de vídeo.

O uso do computador é profissional, para programação, edição de fotos e vídeos. Em jogos é apenas para Valorant e eventualmente jogos de campanha.

Frente a isso, pretendo fazer um upgrade para um processador Ryzen 9 5900x, e uma placa de vídeo RTX 3060 ou RTX 3070.

Gostaria de receber a opinião dos senhores sobre o que encaixaria melhor para estas tarefas.

Tenho dúvidas se:

1) O processador é demasiado forte para o uso proposto?

2) Consigo manter a temperatura com um Air Cooler H212 ou será necessário Water Cooler? Meu gabinete é um Matrexx 55 Mesh.

3) Será necessário trocar a fonte? Se sim, estou pensando na RM850 Corsair por ser Gold.

E por final, compensa segurar o meu setup atual e esperar o AM5 ou essa configuração nova de AM4 ainda se prova vantajosa para os próximos anos?

Se faltou alguma consideração importante a ser analisada, agradeço a observação.

Desde já, fico agradecido pela colaboração.

Abraços!

Postado

@Lisieux

1 - Como mexe com edições, o pulo pro 5900X vai ser bastante sentido, nessa parte do seu uso.. Pra jogos também, mais pela placa de vídeo nova.. Não vejo como exagero, já que vai melhorar sua produção..

2 - Eu tentaria ver como fica, antes de pensar na troca.

3 - Convém sim.. Seu PC passaria de ser intermediário, pra ser High-End e isso vai impactar na fonte.. 750W já basta.. A própria RM / RMx ou as Core Reactor..

• Obrigado 1
Postado

@Lisieux

Eu pegaria o i5 13600k ao invés do Ryzen 5900x, alem da melhor performance em jogos ele tambem possui mais desempenho em multitarefas do que o Ryzen.

Apesar dele ser "apenas" um i5, ele possui um total de 14 núcleos enquanto o Ryzen 9 possui 12 núcleos, além disso ele também possui single core melhor.

Lembre-se tambem que os Ryzen AM4 não recebem mais upgrades pois a AMD já esta no AM5, já na Intel existem rumores que eles ainda devem adotar o LGA1700 para a 14° geração(que será um refresh do Raptor Lake), e provavelmente somente na 15° geração eles vão mudar o socket para o LGA1851.

• Curtir 1
Postado

@gutopereira

De fato esse i5 é um baita processador. Depois que mencionou e postou o vídeo, estive pesquisando mais a respeito dele, mas no meio lembrei que teria que trocar a placa-mãe, e, no momento, para as minhas pretensões, é inviável.

O ponto do AM4 estar no final da vida me preocupa, até por isso levanto a consideração sobre a espera da estabilização da plataforma AM5 ou quem sabe até lá o lançamento da nova plataforma Intel. Esses momentos são cruéis para o consumidor, tanto sobre o surgimento e a estabilidade das novas tecnologias, como para a situação econômica do mundo.

Agradeço a indicação!

• Curtir 1
Postado

@Lisieux

Não sei porque eu achei que voce iria trocar a placa-mãe, estava achando que voce tinha uma B350. Só agora que voltei lá no primeiro post e vi que voce possui uma X570, neste caso realmente vale bem mais a pena o 5900x...

Aliás, na época que voce montou o seu kit com o Ryzen 3600 ainda não existia a X570(que foi lançada junto com os Ryzen 5000). Porque voce trocou a sua placa-mãe anterior por essa X570 que é bem cara e no seu caso não iria melhor a performance do 3600?

• Curtir 1
Postado

@gutopereira

Essa de imaginar B350 deve ser algum vício de leitura (por sinal, preciso corrigir isso).

A placa-mãe eu adquiri na época que montei o computador, já havia o chip X570. Não me recordo ao certo quanto tempo demorei, comprei as peças dentro de um intervalo de 05 meses. Eu cheguei a abrir 02 tópicos aqui no fórum.

Na época devo ter pegado a X570 pensando em um futuro upgrade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!