Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, desculpa sem chato 😐, mas já sendo eu queria tirar uma duvida meio iniciante hehe, acabei de pegar essa placa DDR4 https://www.kabum.com.br/produto/39...LGA-1700-atx-DDR4-mag-z790-tomahawk-wifi-DDR4 da MSI, ainda não chegou, e ontem a noite vi essa placa DDR5 na terabyte https://www.terabyteshop.com.br/pro...-z690-intel-LGA-1700-atx-DDR5-90mb1aw0-m0eay0
por um pouco a mais do que paguei na da MSI, a minha duvida seria se devolvo essa da MSI DDR4 e pego essa da ASUS DDR5, pois quero ficar com o pc sem precisar de upgrade por uns bons anos, como já informei aqui 😉 

Esqueci de colocar que já tenho um I5 13600K =).

Desde já agradeço. 

• Membro VIP
Postado

O Valor de uma memória DDR5 ainda é bem alto.

Pelo que vi as maioria são CL38, enquanto a DDR4 CL16. Não sei dizer se o fato de serem 5200mhz compensa essa latência tão grande.

Ao mesmo tempo, no futuro o valor vai estar bem mais acessível e essas memória possivelmente melhores.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, 1lokos disse:

Como você esta comprando "para o futuro", compre a que suporta DDR5, pois o futuro é DDR5. Garimpando acha DDR5 por preço razoável.

Acabou de chegar hehe, mas a principio a vantagem da z690 da ASUS seria só o DDR5?? ou essa da MSI vai ser boa por um bom tempo ainda??

Postado
7 minutos atrás, Pedroou disse:

Pelo que vi as maioria são CL38, enquanto a DDR4 CL16. Não sei dizer se o fato de serem 5200mhz compensa essa latência tão grande.

CL não quer dizer absolutamente nada sem mencionar a frequência. Um kit DDR4 com CL16 pode ser bom / na média / ruim se for de frequência 3800 / 3200 / 2400, por exemplo.

E de qualquer forma, isso não vai fazer tanta diferença assim.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Pedroou disse:

Ao mesmo tempo, no futuro o valor vai estar bem mais acessível e essas memória possivelmente melhores.

Pois é, essa é outra questão tb =/.

Postado
Citação

Um pente Kingston 16GB DDR5 4800 CL38 custa R$ 600,00 - uns R$ 200,00* a mais que 2x8 DDR4 3200 CL16 - usar um pente só de DDR5 não causa tanto impacto como DDR4, e o desempenho é similar a 2x8GB DDR4 3200 CL14 (que custa mais caro)Vide o comparativo do HarUnb abaixo.

O detalhe é que comprado a placa-mãe compatível agora e uma DDR5 "quebra galho" tem a opção de "no futuro" 😜 trocar por DDR5 de maior frequência, quando esta memória for padrão no mercado.

Se o OP perguntasse o que seria melhor para usar agora com o i5-13600KF a resposta seria uma B660 + DDR4, mas ele esta comprando ... "para o futuro". 😁

* E convenhamos que ~R$ 200,00 a mais para quem comprou i5-13600K e placa-mãe de R$ 2.880,00 é mero "troco". 😉 

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, 1lokos disse:

Um pente Kingston 16GB DDR5 4800 CL38 custa R$ 600,00 - uns R$ 200,00* a mais que 2x8 DDR4 3200 CL16 - usar um pente só de DDR5 não causa tanto impacto como DDR4, e o desempenho é similar a 2x8GB DDR4 3200 CL14 (que custa mais caro)Vide o comparativo do HarUnb abaixo.

O detalhe é que comprado a placa-mãe compatível agora e uma DDR5 "quebra galho" tem a opção de "no futuro" 😜 trocar por DDR5 de maior frequência, quando esta memória for padrão no mercado.

Se o OP perguntasse o que seria melhor para usar agora com o i5-13600KF a resposta seria uma B660 + DDR4, mas ele esta comprando ... "para o futuro". 😁

* E convenhamos que ~R$ 200,00 a mais para quem comprou i5-13600K e placa-mãe de R$ 2.880,00 é mero "troco". 😉 

Muito obrigado, mas na verdade paguei um pouco mais de 2 mil na MSI 😉 mas uma coisa que queria saber mesmo, se essa ASUS a vantagem dela é somente o DDR5?? pois se for somente isso, eu fico com a da MSI mesmo. Senão já vou providenciar a devolução.

E mais uma coisa, existe algum site que faz um comparativo??

Postado

O certo é comprar - "para o futuro"; uma Z790, assim terá, além de DDR5.

• Slot PCIe x16 5.0
  • 4 ou mais slots M.2. PCI 4.0 - algumas placas-mãe tem slot M.2 PCI 5.0 NextGen.
  • 12 portas USB - 2 portas USB typo C
  • VRM mais robusto, tem placas-mãe com mais de 20 fases.
  • Curtir 1
Postado

O problema é que só a TUF Z690 esta com oferta na terabyte =/.

15 minutos atrás, 1lokos disse:

O certo é comprar - "para o futuro"; uma Z790, assim terá, além de DDR5.

• Slot PCIe x16 5.0
  • 4 ou mais slots M.2. PCI 4.0 - algumas placas-mãe tem slot M.2 PCI 5.0 NextGen.
  • 12 portas USB - 2 portas USB typo C
  • VRM mais robusto, tem placas-mãe com mais de 20 fases.

Se bem que essa MSI tem:

Slot de Expansão:

- 2x slot PCI-E x16

- Suporta x16/x4

- 1x slot PCI-E x1

- PCI_E1 PCIe 5.0 suporta até x16 (da CPU)

- PCI_E2 PCIe 3.0 suporta até x1 (do chipset)

- PCI_E3 PCIe 4.0 suporta até x4 (do chipset)

Não seria tão ruim?

https://www.kabum.com.br/produto/392597/placa-mãe-z790-msi-mag-tomahawk-wi-fi-intel-LGA-1700-atx-DDR4-mag-z790-tomahawk-wifi-DDR4

• Membro VIP
Postado

Mas aí fica a dúvida, essa placa-mãe vai dar suporte para a 14ª geração da intel? Ao meu ver valeria se fosse seguir por mais um ou duas geração ainda, seria uma boa escolha.

Outro ponto, vai gastar o dobro em memória que no futuro vão estar "obsoletas"(é provável que tenham mais velocidade e menos latência) e sem valor para venda? Para 600,00 em algo que logo mais vai estar custando 300,00.

Se tem esse orçamento e não acha ruim gastar, eu também trocaria. Mas do ponto de vista financeiro não sei se é vatajoso.

Acredito que as próximas gerações venham só DDR5, até para forçar a compra delas.

Ainda, acha que vai ser necessário mais desempenho que 32gb (2x16gb) DDR4 podem oferecer? 

Edit: Essa placa do link não está mais disponível.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Opa, é mais para garantia que não vou precisar me preocupar com peças para upgrade por um bom tempo, digo anos, quero mais a segurança de não precisar gastar nada por no mínimo 5 anos talvez até mais, sem contar que ano que vem pode ser que aumente muita coisa, espero que não =/. E tb não estou querendo um ultra desempenho, acho que meu jogo mais pesado é RDR2 hehe, e como falei antes, é mais para garantia 😉 .

Eu comprei a ultima que estava disponível nesse link, mas estou em processo de devolução. Acho que vou abrir a carteira e pegar logo essa duma vez https://www.terabyteshop.com.br/produto/22576/placa-mãe-ASUS-rog-strix-z790-f-gaming-wifi-intel-LGA-1700-atx-DDR5. A menos que seja extremamente exagerado 😉 mas aceito sugestões. 

• Coordenador
Postado
2 horas atrás, Pedroou disse:

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Mas aí fica a dúvida, essa placa-mãe vai dar suporte para a 14ª geração da intel?

O Raptor Lake-S - 14ª geração usará o LGA1700. O novo LGA1851 deverá chegar em 2024.

Citação

... vai gastar o dobro em memória que no futuro vão estar "obsoletas"

Não é o dobro (+100%), é uns 50% a mais, 2x8GB DDR4 3200 CL16 Kingston custa ~R$ 400,00.

E "no futuro" qualquer coisa comprada hoje estará obsoleta, afinal a indústria trabalha com obsolência programada. E nesse caso ficar preso a uma placa-mãe que suporta apenas DDR4 é um cenário pior.

O teste do HardUnb mostrou que DDR5 4800MHz CL 40  tem desempenho equivalente a DDR4 3200MHz CL14, e R$ 600,00 não compra 2x8Gb DDR4 3200MHz CL14

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

O Raptor Lake-S - 14ª geração usará o LGA1700. O novo LGA1851 deverá chegar em 2024.

Não é o dobro (+100%), é uns 50% a mais, 2x8GB DDR4 3200 CL16 Kingston custa ~R$ 400,00.

E "no futuro" qualquer coisa comprada hoje estará obsoleta, afinal a indústria trabalha com obsolência programada. E nesse caso ficar preso a uma placa-mãe que suporta apenas DDR4 é um cenário pior.

O teste do HardUnb mostrou que DDR5 4800MHz CL 40  tem desempenho equivalente a DDR4 3200MHz CL14, e R$ 600,00 não compra 2x8Gb DDR4 3200MHz CL14

Valeu cara tu é fera 😉 , mas abusando um pouco da sua boa vontade hehe

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22576/placa-mãe-ASUS-rog-strix-z790-f-gaming-wifi-intel-LGA-1700-atx-DDR5 seria muito exagero? Já consegui devolver a MSI z790

ou essa já seria de bom tamanho??

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23147/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-z690-plus-wifi-chipset-z690-intel-LGA-1700-atx-DDR5-90mb1aw0-m0eay0

Desde já agradeço.

Postado

Na minha opinião a ROG Strix só se justifica se nos seus planos para "o futuro" esta usar um i9 com overclock.

Se for usar o próximo i5-14600K - caso repita a ótima performance do atual, uma Z790 DDR5 mais simples da linha Prime esta OK e custa a metade.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Valeu vou pensar aqui, mas talvez fique na rog justamente para evitar arrependimentos futuros, como o caso dessa MSI hahaha.

Obrigado novamente ;). 

5 horas atrás, 1lokos disse:

Peguei a rog memo já para evitar arrependimentos futuros =), só preciso agora da memória, melhor pegar já 2 pentes dessa kingston ou um seria suficiente? 

Postado

Pegue 2 pentes. Existe sim um ganho de performance em usar 2 pentes de memória(dualchannel). No DDR4 esse ganho de performance no dualchannel é bem mais expressivo, mas no DDR5 ele tambem acontece embora isso seja bem menor por causa da tecnologia do DDR5 mesmo usando apenas 1 pente ele simula um "dualchannel" meio capado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...