Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Primeiramente não sei se estou postando no tópico correto, mas gostaria de uma sugestão para resolução da seguinte questão:

Atualmente meu PC está com a placa b450m Steel Legend e, apesar de ter duas entradas M.2, apenas uma aceita o NVMe (eu não tinha me ligado nisso ate comprar o segundo SSD). Eu ja tinha um SSD de 512 na entrada M.2 ultra e acabei comprando um novo de 2 tera, que não poderei usar nessa placa. Até que eu compre uma nova, gostaria de saber:

• uma maneira de realizar a cópia do SSD atual (um programa para criar a imagem), utilizando um HD externo, já que via windows o segundo ssds NVMe não é reconhecido quando encaixado no segundo slot. E como eu faria para realizar esse espelhamento no SSD quando estiver iniciando, visto que ele ainda está sem nenhum dado; ou
  • Se eu teria que realizar uma nova instalação do windows no novo SSD e só após isso realizar a cópia através desse programa?

Aliás, em resumo: com qual programa eu conseguiria realizar esse processo? se não, aceito dicas de como proceder.

Grato.

Postado
13 minutos atrás, Adalberto França disse:

Eu ja tinha um SSD de 512 na entrada M.2 ultra e acabei comprando um novo de 2 tera, que não poderei usar nessa placa.

em tese.. eu tenho essa mesma placa-mãe e ontem coincidentemente estava aqui pensando numa forma de driblar essa impossibilidade e me lembrei dos adaptadores para slot pci-e q podem transformar qualquer slot pcie para NVMe..

pesquisei no aliexpress uns modelos, comprei pra fazer um teste pois estou pensando em aproveitar o ultimo slot x16 q tem nela mas que é x4 na verdade pra colocar um SSD NVMe de 1tb tb q ja vai ser bem mais rápido q o meu atual de 1tb sata

fiz a compra hj, esperar chegar pra fazer os testes.. se der tudo certo, é o q vou fazer mais pro fim do ano.. e usar esse slot q no meu caso sobra ja q eu uso o primeiro pra placa de vídeo e o x1 pra placa wifi

o unico porém nesse arranjo feito é q aparentemente não dará boot, pelo q pesquisei no site da ASRock.. mas não sei se procede e é por isso q eu comprei o adaptador pra fazer os testes.. entretanto o meu intuito em adicionar outro NVMe nesse contexto é usar ele apenas como armazenamento em substituicao ao meu SSD de 1tb sata q uso e que apesar de sata, as vezes a velocidade é bem aquem, principalmente quando você se acostuma com o padrão NVMe e usa pra manejar muitos arquivos diariamente!

• Curtir 1
Postado

@Adalberto França Existem 3 bons programas para se fazer isso, recomendo o Aomei Backupper, mas irá precisar de uma HDD para salvar a imagem do sistema, feito isso terá que efetuar a troca do SSD, precisará também de um disco inicializavel do Aomei Backupper, basta fazer o download na opção de ferramentas dentro do programa, depois é só inicializar ele com um pendrive para restaurar a imagem do sistema que fez inicialmente e que foi salva no HDD.

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Tiberio disse:

@Adalberto França Existem 3 bons programas para se fazer isso, recomendo o Aomei Backupper, mas irá precisar de uma HDD para salvar a imagem do sistema, feito isso terá que efetuar a troca do SSD, precisará também de um disco inicializavel do Aomei Backupper, basta fazer o download na opção de ferramentas dentro do programa, depois é só inicializar ele com um pendrive para restaurar a imagem do sistema que fez inicialmente e que foi salva no HDD.

e tb outra opcao q inclusive uso aqui pra fazer backups semanais do meu S.O é o O&O diskimage professional.. 

• Curtir 1
Postado

Galera,

Obrigado pelas dicas repassadas aqui! Irei baixar os programas em um pc onde trabalho para ver qual interface acho mais intuitiva. @rodrigo.dcvieira em relação a este adaptador, eu nem sabia da existência de tal produto, mas ainda creio que poderia ser uma solução viável para pelo menos fazer o atual SSD de 512 como secundário, e deixar o de 2 tb como principal.

Inclusive, o NVMe que comprei é gen4 e possuí algumas velocidades bem superiores a esse de 512 que já possuo, mas lembro de ter visto em algum local (que não me recordo) que a placa aceitaria SSD dessa geração, mas lendo o manual presente na caixa, parece que o slot M.2 ultra só teria suporte para gen3. Saberia me dizer se alguma atualização da placa-mãe poderia atualizar também essa compatibilidade entre gerações? ou seria algo vinculado ao hardware?

Por final, alguém poderia sugerir alguma placa-mãe com ótimo custo benéficio que aceitaria os dois SSDs, sendo o último dessa geração 4? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...