Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, eu estou com uma dúvida aqui que é a seguinte, pretendo fazer um upgrade no meu PC e inicialmente eu iria de b660 gigabyte com 32gb DDR4 porém eu notei que essa placa aqui: https://www.kabum.com.br/produto/386055/placa-m-e-ASRock-z690-phantom-gaming-4-d5-intel-LGA-1700-atx-DDR5-m-2-NVMe-z690-phantom-gaming-4-d5 já é DDR5 e o chipset é z690, em teoria é melhor do que uma b660 gigabyte, montando com 16gb DDR5 eu teria um preço perto dos 32gb DDR4 com a b660 gigabyte, vocês recomendam essa placa? Vale mais a pena ela, ou melhor esperar as b760 DDR5? Eu sempre tive placa-mãe gigabyte, então sei da confiabilidade, agora ASRock eu não sei até onde pode ser viável, vi falar que é segunda linha ASUS, mas isso não significa que seja ruim, eu acho.
Desde já obrigado.

Postado

Dos 4 principais fabricantes de placa-mãe pode-se classifica-los desta forma, em termos de qualidade:

ASUS=MSI > Gigabyte > ASRock.

Então veja se consegue comprar a Z690 da linha TUF da ASUS - caso queira brincar com overclock; ou fique na TUF B660 mesmo.

No comparativo do Hardware Unboxed  de placa-mãe Z590, a *ASRock Z590 Phantom Gaming 4* falhou no teste de VRM, sendo considerada "garbage". No comparativo de placa-mãe Z690 nem se deram ao trabalho de testar o modelo da ASRock.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Dos 4 principais fabricantes de placa-mãe pode-se classifica-los desta forma, em termos de qualidade:

ASUS=MSI > Gigabyte > ASRock.

Então veja se consegue comprar a Z690 da linha TUF da ASUS - caso queira brincar com overclock; ou fique na TUF B660 mesmo.

No comparativo do Hardware Unboxed  de placa-mãe Z590, a *ASRock Z590 Phantom Gaming 4* falhou no teste de VRM, sendo considerada "garbage". No comparativo de placa-mãe Z690 nem se deram ao trabalho de testar o modelo da ASRock.

Então, na verdade eu não pretendo fazer overclock, minha intenção é montar com um i5 13400, o maior interesse nessa ASRock seria o suporte a memórias DDR5 já por um preço mais em conta, uma vez que todas as outras placas mães com suporte ao DDR5 estão na casa dos 2 mil ou mais. Nesse caso de uso convencional ela seria viável? Pois as b760 DDR5 provavelmente serão mais caras, e b660 DDR5 não existe eu acho.

Postado

Bom, o consumo do i5-13400F chega a 148w no Turbo - segundo a informação da Intel, que não é muito transparente quando ao consumo.

É de se supor que esta Z690 Phantom Gaming pelo menos supra o consumo deste CPU, e como permite o uso de DDR5 dá para arriscar.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Bom, o consumo do i5-13400F chega a 148w no Turbo - segundo a informação da Intel, que não é muito transparente quando ao consumo.

É de se supor que esta Z690 Phantom Gaming pelo menos supra o consumo deste CPU, e como permite o uso de DDR5 dá para arriscar.

Seria confiável pra um uso comum sem overclock, só considerando o baixo preço pra ter as DDR5 já né? Sinceramente eu iria de DDR4 perfeitamente, mas na oportunidade de partir logo pra uma tecnologia mais nova a um preço atraente fiquei balançado por essa ASRock kkk. Se eu tivesse certeza de achar b760 gigabyte DDR5 por esse mesmo preço nas próximas semanas, eu preferiria esperar, até mesmo porque não vou utilizar tudo do chipset z690, mas acho que as b760 DDR5 serão bem mais caras.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...