Ir ao conteúdo

Nova CPU instada mensagem de erro?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, instalei nova CPU e placa-mãe. Aí entrando na BIOS apareceu a mensagem abaixo.

Não quero clicar em nada sem antes consultar alguém aqui.

A BIOS a princípio está atualizada. Pelo menos paguei isso no pacote da terabyte.

O que significa essa mensagem? BIOS desatualizada? Como procedo ali?

Abaixo vi um vídeo um senhor falando sobre isso mas não sei se procede.

20230111_193754.jpg

Postado

Estava com o fTPM habilitado para usar o rWindows11?

Mas só fazer o que ele recomenda, em todo caso nesse vídeo o cara explica - a mesma coisa, de forma mais clara.

Citação

A BIOS a princípio está atualizada. Pelo menos paguei isso no pacote da terabyte.

O que significa essa mensagem? BIOS desatualizada? Como procedo ali?

Como você não informou o modelo da placa-mãe - dá para ver que é Gigabyte e esta com o BIOS F16a de 11/03/2022, só se a mãe Dinah adivinhar qual é para checar. 😜

• Solução
Postado

Esta com o BIOS atualizado para a versão mais atual disponível, a F16a.

Desativa o fTPM, seguindo as instruções dos vídeos.

Aperta N - para cancelar a mensagem e aperta Del para entrar no setup do BIOS. Se demorar com o Del vai cair na mensagem de novo.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos a princípio deu tudo certo. O vídeo tutorial que você mandou foi ótimo. Obrigado.

Uma última dúvida. Eu já tinha o windows10 instalado no SSD. Mas gostaria de formatar o SSD, zerar ele. Salvo se for besteira aí me diz.

Só que no gerenciador de disco não aparecia a opção "formatar". Aí eu fiz o procedimento básico de instalar o windows num pendrive e iniciei pela BIOS o processo normal. Percebi que apareceu uma opção de formatar o SSD nesse momento, mas deu a mensagem abaixo. Posso formatar dar OK ali?

Ou melhor nem formatar nada e ligar o PC normal? 

20230111_202944.jpg

20230111_202935.jpg

Postado

Só por ter trocado o CPU não precisa formatar, já que não involve drivers.

Se for formatar, como tem duas unidades (NVMe, SSD, HD) instalados, cuidado para não formatar a errada. 🙂 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Desativa o fTPM, seguindo as instruções dos vídeos.

Aperta N - para cancelar a mensagem e aperta Del para entrar no setup do BIOS. Se demorar com o Del vai cair na mensagem de novo.

Por que não deixar habilitado e teclar Y?

Postado

Bom, supõe-se que seja a primeira coisa que tentaram, mas a mensagem voltou a aparecer. 

Citação

Caso B. Fixar 'Nova CPU instalada. fTPM NV corrompido/alterado' no Windows 10/11.

Se você enfrentar o erro ""fTPM NV corrompido ou alterado" em seu computador com Windows 10/11, repentinamente ou após atualizar o BIOS ou a CPU, faça o seguinte:

A. Se você não estiver usando o BitLocker em seu sistema, pressione Y para redefinir o fTPM e continuar com a inicialização do Windows. Normalmente, o sistema inicializará no Windows sem nenhum problema. Neste caso, você terminou aqui, mas se você enfrentar a mesma mensagem no futuro, leia as notas no caso-a acima e desative o fTPM no BIOS.

https://www.wintips.org/fix-new-cpu-installed-ftpm-nv-corrupted-or-ftpm-nv-structure-changed-in-windows-10-11/

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Diogo HFL disse:

Pessoal, instalei nova CPU e placa-mãe. Aí entrando na BIOS apareceu a mensagem abaixo.

Não quero clicar em nada sem antes consultar alguém aqui.

Parece que não...

TPM (seja discreto ou fTPM) é um pilar da segurança do Windows[*], tanto do 10 quanto do 11:

https://learn.microsoft.com/en-us/windows/security/information-protection/tpm/how-windows-uses-the-tpm

https://learn.microsoft.com/en-us/windows/security/information-protection/tpm/tpm-recommendations#is-there-any-importance-for-tpm-for-consumers

O BIOS em uso (F16a) já possui a correção para o infame bug do fTPM da AMD que causava travamentos, com AGESA PI V2 1.2.0.7. Não tem prejuízo habilitar.

[*] Do macOS também. E, em menor grau, do Linux, que é retardatário nisso🥺

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...