Ir ao conteúdo

Como saber se preciso atualizar a BIOS da minha placa-mãe?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Oi gente, tudo bom? Estou montando o meu computador, e depois de ver algumas postagens, vi que utilizar um Ryzen 7 5700X em uma ASUS A520M-Plus II é possível, porém, pode ser que de início a placa-mãe precise ser atualizada na BIOS.

Eu, no meu baixo conhecimento referente à motherboards, fico receoso e ansioso.

1°- Se eu realmente precisar fazer essa atualização, ligar o computador pode danificar alguma coisa, se eu não me atentar?

2°- Como saberei se eu preciso atualizar a BIOS? Eu recebo algum aviso na tela?

3°- Como se atualiza uma BIOS? Não precisam explicar, se encontrarem ou conhecerem um vídeo sobre o assunto, o link do mesmo já servirá de extrema ajuda.

Obrigado a todos pela colaboração!

Postado
1 hora atrás, StworBianster disse:

Ryzen 7 5700X em uma ASUS A520M-Plus II

Isso é quase como montar um motor 4.1 turbo num Chevette. Até cabe, mas o chassi não tem estrutura para aguentar e pode dar problema. 

A520 é uma placa de entrada e não recomendo usar mais do que Ryzen 5 nela. Se der pra devolver e trocar por uma B550, recomendo. Quanto às perguntas, vamos lá:

1 - Se precisar, o computador simplesmente não irá ligar. Não danificará nada.

2 - Não, não recebe. A placa simplesmente não conversa com o processador e nada acontece. Mas, no caso da A520, ela quase com certeza já está com BIOS atualizada para a série 5000.

3 - Varia de cada placa-mãe. Mas, principalmente, você terá que ter um processador que seja compatível com a BIOS atual da placa. Algumas poucas placas possuem recurso de atualização sem processador compatível, mas são muito poucas. Então, basta procurar no Youtube "atualização de BIOS placa tal" que aparece. 

• Solução
Postado
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Isso é quase como montar um motor 4.1 turbo num Chevette. Até cabe, mas o chassi não tem estrutura para aguentar e pode dar problema

Vira o famoso Chepala dos anos 80's - bom de arrancada, ruim de curva. 😉 

A ASUS (TUF Gaming) A520M-Plus II tem "chassis"- VRM 6 fases - 75 amperes; suficiente para "aguentar" o Ryzen 5700X em stock.

Se der pra devolver e trocar por uma B550, recomendo.

Vai que o leigo troca por uma Biostar B550MH... que da "power throttling" com Ryzen 3600. 😜 

Mas, no caso da A520, ela quase com certeza já está com BIOS atualizada para a série 5000.

As placa-mãe com chipset A520 foram lançadas a partir de Agosto de 2020 com suporte para a nova série 5000, mas isso não significa que o BIOS tinha suporte para processadores das "famílias" que foram lançados depois, como "Cezane", "Vermeer" em  Abril de 2022, das quais o 5700X faz parte.

Então a atualização do BIOS pode ser requerida, o que na A520M Plus II é facilitado pelo botão "BIOS Flashback" no painel traseiro, que faz a atualização só com a fonte ligada.

Citação

3°- Como se atualiza uma BIOS? Não precisam explicar, se encontrarem ou conhecerem um vídeo sobre o assunto, o link do mesmo já servirá de extrema ajuda.

@StworBianster

O melhor que você faz é comprar a placa-mãe, seja A520, B450, B550... em lojas que enviam já atualizado - mediante pagamento de taxa de serviço; que são:

Pichau - Cobra R$ 17,00 - compre a placa pela opção "APROVEITE E COMPRE JUNTO".

Terabyte - Cobra R$ 40,00 - tem que comprar e pagar a placa-mãe ao mesmo tempo abre um ticket de suporte solicitando a atualização do BIOS, receberá um código PIX para pagar o valor do serviço a parte.

Kabum - não faz.

A (ASUS TUF Gaming) A520M-Plus tem o recurso "BIOS Flashback", um botão no painel traseiro que permite atualizar o BIOS sem uso de CPU e memória, basta ligar o cabo da fonte e usar um pendrive (de boa qualidade, ex. Sandisk). Vide vídeo abaixo.

Se a B450, B550 que comprar não tem este recurso - a maioria das B450 não tem; vai precisar usar um CPU Ryzen mais antigo para fazer a atualização antes de colocar o Ryzen 5700X (caso coloque este e não dê vídeo).

Se for pagar uma assistência local para fazer este serviço vão cobrar bem mais do que o valor cobrado pelas lojas acima, além de ficar na dependência de terem um CPU Ryzen antigo a disposição. 

Ou terá que comprar um gravador de BIOS externo para atualizar, procedimento mais complicado.

No canal de YT do Professor Ramos tem videos explicando como se faz a atualização pelos dois métodos, botão e usando CPU antigo, basta procurar "atualizar BIOS ASUS, Gigabyte...".

Exemplo, com o botão "BIOS Flashback" da ASUS, mesmo que não seja da A520M-Plus II o procedimento é o mesmo.

Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Terabyte - Cobra R$ 40,00 - tem que comprar e pagar a placa-mãe ao mesmo tempo abre um ticket de suporte solicitando a atualização do BIOS, receberá um código PIX para pagar o valor do serviço a parte.

As duas últimas que comprei lá já vieram com a última versão da BIOS instalada. Acho que vai da data de fabricação da placa. 

Vira o famoso Chepala dos anos 80's - bom de arrancada, ruim de curva. 😉 

Bem isto... e ruim de freio também. 

Vai que o leigo troca por uma Biostar B550MH... que da "power throttling" com Ryzen 3600. 😜 

Falha minha, deveria ter especificado um modelo. Mea culpa!

Postado

@Kleber Peters Obrigado para você e para o outro amigo ali pelas respostas completamente detalhadas. Por fim, possuo algumas dúvidas finais.

1º- No caso de infelizmente não ser possível trocar a placa, quais problemas poderiam acarretar?

2º- E, em um ponto de vista mais otimista, posso conseguir usar essa configuração sem dar nenhum problema?

3º- É viável utilizar a placa por algum tempo, para depois trocar por uma melhor? (visto que a devolução seria impossibilitada)

Peço desculpas por essa série de perguntas, e agradeço pela compreensão e ajuda de vocês! :))

Postado

Bom, vamos lá:

1 - Placas de entrada com processadores potentes forçam as VRMs das placas, que fazem a regulação da tensão elétrica da alimentação do processador. Para evitar danos, o chipset desacelera o processador, reduzindo sua frequência. É o chamado thermal throttling. Então ocorrem reduções de desempenho, podendo ocorrer engasgos e travamentos em jogos, por exemplo. 

2 - Muito provavelmente, não irá estragar nada, porém pode não dar o desempenho máximo esperado.

3 - Se é viável ou não a manutenção da placa atual você perceberá durante a utilização. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...