Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas, tudo bem?

Seguinte,

Eu tenho 2 memórias RAMs de marcas distintas no meu PC, porém ambas 3200MHz.

Eu precisava configurar a frequência delas para que eu tenha um melhor desempenho, porém sou leiga e não sei fazer isso.

Tirei algumas fotos com informações que eu creia que sejam necessárias para fazer essa configuração.

Alguém poderia me auxiliar? 

placa-mãe: Mancer A520M-DB, DDR4

Memória 1: Team Group T-Force Delta RGB, 16GB, DDR4, 3200Mhz

Memória 2: PNY XLR8, 16GB, DDR4, 3200MHz, C16

image.png

image.png

1.jpg

2.jpg

Postado

Esse print do CPU-Z que você tirou é com ou sem o perfil XMP ativado? E na segunda imagem está mostrando um perfil XMP de 3066MHz, deveria ser 3200MHz. No CPU-Z mostra que as memórias estão rodando a 2400MHz.

Mas ativar XMP com duas memórias diferentes não é boa ideia, melhor você tentar manualmente achar um equilíbrio para ambas. Elas são 3200MHz CL16, mas precisaria ver o restante das latências e tentar adequar para as duas. Você deve conseguir ver isso na aba SPD do CPU-Z, basta selecionar o slot de cada memória e vr o perfil XMP de cada uma.

Postado

Então, la na BIOS está configurado assim no momento (vide imagem 1).

E o retorno da CPU Z em relação as memórias está assim (vide imagem 2 e 3).

20230115_120226.jpg

image.png

image.png

@GuilhermeGB

@Imakuni Quando eu coloco o 18-18 a máquina não liga, da tela azul. Quando eu seleciono o 18-20 a máquina liga, porém o CPU-Z me fala que elas não estão trabalhando em 3200MHz, como selecionado lá na BIOS.

Postado
16 minutos atrás, Yara Lorena disse:

E o retorno da CPU Z em relação as memórias está assim (vide imagem 2 e 3).

A aba SPD só indica os perfis de OC do pente, não o que está rodando de fato. Para saber isso, tem que ir na aba Memory.

17 minutos atrás, Yara Lorena disse:

@Imakuni Quando eu coloco o 18-18 a máquina não liga, da tela azul. Quando eu seleciono o 18-20 a máquina liga,

Mas é claro. Um dos pentes até aguenta timings mais apertados, mas o outro supostamente não.

Postado
32 minutos atrás, Yara Lorena disse:

@Imakuni Segue print da aba "memory"

É, sua placa não está aplicando o perfil de OC, e isso pode ter várias razões diferentes.

No seu lugar, eu tentaria colocar o perfil normal e baixar a frequência manualmente para 3000mhz. Veja se assim funciona.

Postado

@Yara Lorena você vai ter que nivelar para a memória "mais lenta" aí, a configuração 16-18-18-36 não deve funcionar muito bem para a outra memória que é 16-20-20-40. Sugiro você tentar manualmente configurar para 16-20-20-40 e ver se o PC inicia assim, mas isso fora do XMP, não carregue nenhum perfil XMP. Não se esqueça de alterar a tensão da memória para 1.35V, porque no padrão DDR4 é 1.20V e com essa tensão o overclock não deve ficar estável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...