Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola! estou dando uma estudada nas novas gerações dos processadores para montar um pc gamer com boa durabilidade (acessíveis dos Core i5 e AMD) e me deparei com os seguinte:

Intel: i5 13600K, i5 13600KF, i5 13400F

AMD: Ryzen 5 7600X, Ryzen 5 7600, Ryzen 5 5600X, Ryzen 7 5800x3D

Nos meus estudos encontrei os mais fortes sendo:

i5 13600k e Ryzen 5 7600x.

seguidos por:

Ryzen R7 5800x3D, i5 13400f, Ryzen 5 5600x

No lado da Intel temos processadores (preços de hoje) por volta de 2,5 a 3 mil reais

No lado da AMD temos processadores (preços de hoje) por volta de 1,2 a 3 mil reais

PORÉM, os mais fortes da AMD 7600x e 7600 (os mais baratos dos mais fortes entre amd e intel) tem um baita problema, as placa-mãe são apenas am5 que custam no minimo 2k cada placa e as memórias apenas aceitam DDR5 que cada uma custa no minimo 500 um pente de 8gb o que torna esse processador os mais fortes e baratos porém, para poder utilizar eles, ter q desembolçar uma fortuna a mais. Para isso.. querendo usar AMD teria que usar Ryzen R7 5800x3D ou Ryzen 5 5600x para me manter no chipset am4 e DDR4 tornando viável os valores PORÉM² eu não estaria usando a ultima geração de chipset e com isso, futuramente eu precisaria fazer upgrade da placa-mãe, processador e memória caso quisesse ir para a nova geração (um baita gasto).

Já no lado da intel eu pago um pouquinho a mais no processador de ultima gen i5 13600k, mas as placas mãe e memórias são DDR4 com suporte para DDR5 e eu ja estaria na ultima geração de processadores, economizando assim com placa-mãe e memória (ja q posso por DD4).

segue print dos valores atuais que acabo de cotar:

image.png.5cf23ee3f479e146651333ae5d28f572.png

Então caso eu quisesse fazer um AMD eu teria q pagar supondo: cerca de 2 mil reais no proc, 2k na placa-mãe e 2x8gb 1 mil na mem.

caso eu quisesse fazer um pc intel, eu teria que pagar supondo: cerca de 2,5 mil reais no proc, até 1k na placa-mãe e 2x8gb 500reais.

Com isso eu fico na duvida se vale a pena montar um AMD tendo essa limitação de ser obrigado a usar DD5 e as placas estarem uma fortuna,

um AMD que não seja ultima geração, precisando fazer um upgrade futuramente e consequentemente mudando placa-mãe e memórias (gastando mais ainda)

ou se vale mais a pena montar um Core i5 aproveitando as placas mais baratas e memórias dd4 também mais baratas e ficando tudo na ultima geração.

Edit: Pesquisando um pouco mais as placas mães, conclui que as placas mãe de qualidade para intel e amd estão por volta de 2 mil reais no minimo, mesmo valor, ficando então acho que o unico problema sendo a questão das DD5.

Postado

AMD ultima geração são os Ryzen 7xxx com ou sem X, socket AM5 + DDR5.

Ryzen 5600X, 5800X3D + DDR4 são da geração anterior, soquete AM4.

Do ponto de vista custo/performance  o mais vantajoso é o AM4, comprando um Ryzen 5800X3D vai usar por uns 3 anos antes de pensar em trocar, quando precisará de um kit novo (CPU+placa-mãe+memória), pois não a nada melhor do que o 5800X3D em AM4 que valha a a pena, ou seja o que gastará a menos agora gastará a mais depois.

Já o AM5+DDR5 vai custar quase o dobro principalmente devido a placa-mãe, mas ficará com uma base para supostamente atualizar com lançamentos até 2025-2026.

O preço a mais do CPU 7xxx e da memória DDR5 até que se justificam, oferecem mais performance, já o preço a mais da placa-mãe AM5 oferece o... "future proof". 😜 

No caso do Intel da 13ª Geração, se for comprar tudo novo - B760, Z790 + DDR5 ficará tão ou mais caro que o AMD AM5+DDR, e supostamente poderá usar CPU a ser lançado em 2024 - a 14ª geração na mesma placa-mãe. Sendo pior opção que AM5, pois a base terá vida útil menor.

E por fim tem a opção do Intel 13ª - ex. i5-13600KF;  com DDR4 + placa-mãe B660, Z790 mantendo o custo na faixa do 5800X3D, porém ficando com a suposta possibilidade de trocar pelo CPU da 14ª Geração 9de 2024), porém um pouco limitado na performance pela DDR4, mas terá uma longevidade maior que o 5800X3D AM4.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Então, basicamente as opções seriam:

AM4 = melhor custo beneficio, porém, precisaria atualizar mae+ram+cpu quando quiser fazer upgrade de geração (barato e forte no momento, caro depois).

AM5 = maior curso de inicio, porém, estaria tudo o mais atualizado e forte possível. Contando que a AMD siga como fez com o am4 que dure gerações. (bem caro e bem forte no momento e barato depois)

Intel = meio termo, processador e placa-mãe da ultima geração, usando DDR4 (podendo fazer upgrade pra DDR5). Porém, diferente da AMD, intel atualiza o socket a cada ano ou dois. (menos caro e bem forte no momento e barato ou caro no futuro dependendo da intel manter o socket e se eu fizer upgrade da DDR4 para DDR5)

Dessa forma NO MOMENTO o mais FORTE e DURÁVEL seria AM5, o mais CUSTO BENEFICIO seria AM4 e o mais FORTE e MENOS DURÁVEL seria intel devido a frequente atualização nos sockets. Estou correto?

Postado

É mais ou menos isso mesmo.

Investindo num Intel 13ª + B660 + DDR4 agora terá vida útil  um pouco maior do que num AM4, pois a Intel prometeu usar o socket LGA1700 também para a 14ª Geração (2024), ou seja o LGA1700 dura 3 gerações.

Nesse caso a também a opção de usar agora um i5-13600KF numa placa-mãe Z690 com memória DDR5, mas talvez o custo fique muito próximo do AM5 e não justifique. Em termos de performance em jogos o 5800X3D + DDR4 é similar ao i5-13600K/KF + DDR5, ganha em uns, perde em outros.

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, snip_hardware disse:

Ola! estou dando uma estudada nas novas gerações dos processadores para montar um pc gamer com boa durabilidade (acessíveis dos Core i5 e AMD) e me deparei com os seguinte:

Intel: i5 13600K, i5 13600KF, i5 13400F

AMD: Ryzen 5 7600X, Ryzen 5 7600, Ryzen 5 5600X, Ryzen 7 5800x3D

Nos meus estudos encontrei os mais fortes sendo:

i5 13600k e Ryzen 5 7600x.

seguidos por:

Ryzen R7 5800x3D, i5 13400f, Ryzen 5 5600x

No lado da Intel temos processadores (preços de hoje) por volta de 2,5 a 3 mil reais

No lado da AMD temos processadores (preços de hoje) por volta de 1,2 a 3 mil reais

PORÉM, os mais fortes da AMD 7600x e 7600 (os mais baratos dos mais fortes entre amd e intel) tem um baita problema, as placa-mãe são apenas am5 que custam no minimo 2k cada placa e as memórias apenas aceitam DDR5 que cada uma custa no minimo 500 um pente de 8gb o que torna esse processador os mais fortes e baratos porém, para poder utilizar eles, ter q desembolçar uma fortuna a mais. Para isso.. querendo usar AMD teria que usar Ryzen R7 5800x3D ou Ryzen 5 5600x para me manter no chipset am4 e DDR4 tornando viável os valores PORÉM² eu não estaria usando a ultima geração de chipset e com isso, futuramente eu precisaria fazer upgrade da placa-mãe, processador e memória caso quisesse ir para a nova geração (um baita gasto).

Já no lado da intel eu pago um pouquinho a mais no processador de ultima gen i5 13600k, mas as placas mãe e memórias são DDR4 com suporte para DDR5 e eu ja estaria na ultima geração de processadores, economizando assim com placa-mãe e memória (ja q posso por DD4).

segue print dos valores atuais que acabo de cotar:

Então caso eu quisesse fazer um AMD eu teria q pagar supondo: cerca de 2 mil reais no proc, 2k na placa-mãe e 2x8gb 1 mil na mem.

caso eu quisesse fazer um pc intel, eu teria que pagar supondo: cerca de 2,5 mil reais no proc, até 1k na placa-mãe e 2x8gb 500reais.

Com isso eu fico na duvida se vale a pena montar um AMD tendo essa limitação de ser obrigado a usar DD5 e as placas estarem uma fortuna,

um AMD que não seja ultima geração, precisando fazer um upgrade futuramente e consequentemente mudando placa-mãe e memórias (gastando mais ainda)

ou se vale mais a pena montar um Core i5 aproveitando as placas mais baratas e memórias dd4 também mais baratas e ficando tudo na ultima geração.

Edit: Pesquisando um pouco mais as placas mães, conclui que as placas mãe de qualidade para intel e amd estão por volta de 2 mil reais no minimo, mesmo valor, ficando então acho que o unico problema sendo a questão das DD5.

Eu desconsideraria o 5600X e colocaria o 5600(sem X) no lugar. Mesma performance, muito mais barato. Só recomendo pegar algo superior se você precisar mesmo da performance extra, porque esse monstrinho não tá puro não... e future proof acho besteira. Dá pra gastar 1k na CPU e uns 700 na placa-mãe e ficar muito bem servido. Só tô recomendando isso porque você não disse especificamente qual a aplicação e performance necessários e deu um foco em $$ no post, então esse é o custo-benefício do momento. Aí você pode gastar 2k num setup modesto, ou gastar 4k num setup top que provavelmente não vai durar o dobro. Mas, se liga: parece que o 5600 já gargala uma 3090! Então um upgrade de CPU quase não daria vantagem em performance (note que o review é do 5600x, mas como eu disse, a performance é praticamente a mesma):

• Curtir 1
Postado

@snip_hardware

A questão de upgrade de kit depende do quanto tempo você pretende ficar com o processador. Se você for entusiasta e ficar trocando de processador com frequência (a cada 2 anos no máximo), neste caso seria melhor investir em uma plataforma nova que tenha DDR5 por padrão; se for usar o processador "até onde der", seu foco seria mais interessante em prol do custo/benefício atual.

Por experiência própria, sempre que precisei trocar de processador, era mais viável já trocar de kit inteiro do que simplesmente pegar um processador mais "parrudo" para a plataforma que eu estava usando. E quando você já sabe o que esperar do desempenho do processador e sua intenção de uso, a decisão a ser tomada fica ainda mais fácil.

Em 16/01/2023 às 14:34, snip_hardware disse:

A não ser que você precise de desempenho topo de linha (lembre que necessitar e querer é algo diferente) como rodar jogos a 240FPS cravados por exemplo, dentre estes processadores e levando em consideração as demais peças do kit, creio que o Ryzen 7 5800X3D seja a melhor escolha a longo prazo, principalmente se seu uso for mais para jogos.

Sinceramente não fixe na ideia de que se não pegar uma plataforma de última geração, será uma péssima escolha. No cenário atual de demanda mainstream o AM4 com os Ryzen Zen3 ainda não estão devendo nada comparado aos modelos 7xxx (Zen4).

• Curtir 2
Postado

Bom, eu acabei de montar o meu PC e seu tópico tem todas as dúvidas que eu tive com relação ao processador. Tive que pesquisar também, pois fiquei 8 anos usando um Core i7 3770, fazendo apenas upgrade de placa de vídeo nesse período.

A conclusão que eu cheguei é que o Ryzen 5 5500 seria a melhor opção para o que eu queria. E não me arrependi. O PC está montado e rodando tudo com folga.

O que eu venho te dizer com isso é que, hoje, mesmo pensando em durabilidade, para PC GAMER, é besteira gastar dinheiro com processador, e o socket AM4 é, de longe, a melhor escolha, por oferecer opções tanto de custo-benefício como desempenho.

Optando pela AMD, você vai ter muitas opções de placas-mãe, consegue placas boas, de marcas consagradas na faixa de R$450,00. E se quiser um pouco mais de desempenho entusiasta, tem até os Ryzen 9.

Você não precisa se preocupar com durabiliade em relação ao processador, se o seu pensamento for simplesmente jogar. Os jogos não exigem muito da CPU. Qualquer processador lançado nos últimos 2 anos vai te dar mais uns 5 anos pelo menos de jogatina sem qualquer problema.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...