Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Dúvida na minha cabeça sobre a temperatura, no desktop e navegando na internet na internet meu processador tem a média de 45 graus e máxima de 55 graus. Porém em jogos como LOL que eu limito a 80fps ele trabalhava em média na maior parte do tempo 72 graus. Essas temperaturas estão ok?

Setup: 

- Ryzen 7 5700x

- GTX 1660 6GB OC

- Water Cooler Deepcool Gammaxx L120T

- XPG Spectrix D41, 16GB (2X8GB)

- Placa-mãe B550M Steel Legend

- SSD 512 GB XPG S41 TUF

- Fonte Nidus 500w

- Gabinete Montech Fighter 500 (2 fans fontrais, 2 em cima, e o Water Cooler na traseira)

Citação

meu processador tem a média de 45 graus e máxima de 55 graus

Isso porque eu uso o plano de energia "Economia de energia". Se eu coloco alto desempenho ou desempenho máximo o normal dele fica +- 55 graus em idle e qualquer coisa que eu faça no pc desde abrir um programa ele sobe a temperatura.

Postado

@LonlyBoy

Segundo a AMD, este processador foi projetado para trabalhar até 90ºC, então pode ficar sossegado, até uns 80ºC ainda é uma temperatura segura. Considerando que esteja usando um WC de apenas uma ventoinha, até que é uma média boa estes 72ºC.

13 minutos atrás, LonlyBoy disse:

Isso porque eu uso o plano de energia "Economia de energia". Se eu coloco alto desempenho ou desempenho máximo o normal dele fica +- 55 graus em idle e qualquer coisa que eu faça no pc desde abrir um programa ele sobe a temperatura.

Normal, não tem nada de errado. Tenho também um Ryzen 7 5700X e acontece o mesmo.

• Obrigado 1
Postado

Acredito que o @Lost Byte ja deu uma resposta bem mais apropriada que a minha kkk
Eu tenho um Ryzen 5 5600, e ele tambem esquentava muito, como ele disse considerando que é apenas uma ventoinha seu cpu cooler, é uma boa temperatura, quando eu troquei pra um "Rise Mode Winter" (que ja é 100x melhor que o que eu tinha), a temperatura ficou na media de uns 70 graus em uso pra jogos

Então considerando que o seu é um processador bem mais parrudo que o meu, essa seria uma temperatura bem ok

• Obrigado 1
Postado

Um detalhe importante é que a bomba do water cooler precisa funcionar na máxima.
No caso da sua placa-mãe deixe o conector da bomba no modo W_Pump e full speed (o PWM também serve).

As temperaturas podem variar para cada um, conforme a configuração e temperatura ambiente.
Creio que o melhor seria se pudesse comparar com algum outro cooler na mesma configuração e condições de teste.

Mas de qualquer forma o limite de temperatura é de 90 C, então as suas temperaturas estão normais com boa folga.

• Obrigado 1
Postado

@EdsonSM

1 hora atrás, EdsonSM disse:

Um detalhe importante é que a bomba do water cooler precisa funcionar na máxima.
No caso da sua placa-mãe deixe o conector da bomba no modo W_Pump e full speed (o PWM também serve).

Como faço isso??? é na BIOS? tipo por lá no controlador de fan e por o CPU_FAN(que é onde o radiador ta conectado) no Full Speed???

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, LonlyBoy disse:

pelos reviews que eu via, os ryzen7 5700x dos caras não passavam de 65graus direito

Isto varia muito, pois tem que levar em conta o cooler utilizado, o gabinete e seu fluxo de ar, temperatura ambiente, demais peças gerando calor, etc.

• Obrigado 1
Postado

@EdsonSM

Como faço isso??? é na BIOS? tipo por lá no controlador de fan e por o CPU_FAN(que é onde o radiador ta conectado) no Full Speed???

Sim, é no BIOS que configura o desempenho dos fans ligados nos conectores da placa-mãe.

Outra opção é ligar o cabo de alimentação da bomba direto na fonte, com um adaptador Molex ou SATA, ficará sempre em 100%, como deve ser.

• Obrigado 1
Postado

@EdsonSM

Isso mesmo é dentro da BIOS, só deixar no full speed.

No caso da sua placa-mãe tem a opção W_PUMP que por convenção seria para indicar que esse conector está alimentando a bomba do wc.
Veja esse print aqui.

Edit: Não tenho certeza caso tenha ligado no CPU_FAN1 não tem o modo W_PUMP.
Então seria somente deixar em full speed.
Creio que por convenção o CPU FAN1 seria para ligar preferencialmente a fan do wc.

• Obrigado 1
Postado

@Lost Byte @Lost Byte @TheDemonLena por incrível que pareça acho que arrumei o problema do 72/75graus mesmo estando com fps limitado. 

Eu apenas desliguei o modo jogo do windows e agora não passa de 52graus.

Tem mal nenhum desligar né? pois já vi vídeos que o cara manda ativar e outros mandam desativar, então não sei né

Postado
14 horas atrás, LonlyBoy disse:

Eu apenas desliguei o modo jogo do windows e agora não passa de 52graus.

Tem mal nenhum desligar né? pois já vi vídeos que o cara manda ativar e outros mandam desativar, então não sei né

Esta opção teoricamente seria para otimizar o desempenho nos jogos, porém na prática é loteria e nunca se sabe o resultado final, pois para uns melhora e outros piora. Deixe esta opção de acordo com a experiência de uso que mais lhe agrade.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...