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Olá a todos.

 

Comprei um controle que é uma réplica do Dual Sense do PS5 (modelo T28, esse aqui https://images.app.goo.gl/NNkmFS4RKFhaNP17A), que é compatível com PS4, PC e Android. Uso no PC via cabo USB, pois estou sem adaptador bluetooth.

 

Acontece que está funcionando tudo ok, menos a vibração. Uso ele com o xbox360ce em jogos que não tem suporte nativo a controle, e ele reconhece tudo de boa, sem precisar alterar nada. Mas a vibração está sempre desabilitada, mesmo habilitando a função "force feedback" no menu do emulador.

 

Estou jogando um game que oferece recurso de vibração, e está como ativado dentro do menu de opções. Mas nada acontece.

 

Detalhe que, ao testar o controle pelo site gamepad-tester.com, a vibração funciona normalmente, o que descarta a hipótese de defeito de fábrica. Já nas opções de controladores de jogos, do próprio Windows, não aparece nada relacionado a vibração, apenas a calibragem padrão e teste dos botões. 

 

Já instalei um monte de drivers diferentes que supostamente "acordariam" a função de vibração do controle (Twin USB, Speedlink, etc.), vi vários tutoriais Internet afora. Mas nenhum funcionou pra mim até agora.

 

Gostaria muito de ter a função de vibração ativa no meu controle, mas não consigo pensar em mais nenhuma solução.

 

Meu Windows é 8.1 (64 bits).

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Você já tentou usar o driver de gamepad que a Steam disponibiliza? Ou então tentou usar o XOutput? Porque com o X360CE, não tem muito o que fazer. Você pode tentar usar o DS4, mas eu duvido um pouco que funcione porque esse controle é só uma réplica.

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2 horas atrás, Pepse disse:

Você já tentou usar o driver de gamepad que a Steam disponibiliza? Ou então tentou usar o XOutput? Porque com o X360CE, não tem muito o que fazer. Você pode tentar usar o DS4, mas eu duvido um pouco que funcione porque esse controle é só uma réplica.

Driver da Steam, não tentei. Mas ele funciona fora da Steam? Não possuo nenhum serviço de jogos, jogo direto pelo executável instalado na pasta.

 

Xoutput acho que não. Vou tentar procurar e testar.

 

DS4 seria o DS4Windows? Esse eu cheguei a baixar mas não instalei, pois exige instalar vários outros programas antes pra executar, aí desisti. Mas eu vi falando no site que ele funciona inclusive com controles não oficiais. 

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1 hora atrás, Asaftas Ardem disse:

Driver da Steam, não tentei. Mas ele funciona fora da Steam? Não possuo nenhum serviço de jogos, jogo direto pelo executável instalado na pasta.

Não. Mas é só você adicionar o executável na Steam que vai funcionar.

1 hora atrás, Asaftas Ardem disse:

DS4 seria o DS4Windows? Esse eu cheguei a baixar mas não instalei, pois exige instalar vários outros programas antes pra executar, aí desisti. Mas eu vi falando no site que ele funciona inclusive com controles não oficiais. 

Sim, é o DS4Windows, mas pode ser que funcione, vale o esforço.

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Em 26/01/2023 às 23:02, Pepse disse:

Não. Mas é só você adicionar o executável na Steam que vai funcionar.

Valeu, mas não uso Steam pra jogar.

 

Testei o Xoutput, mas ficou na mesma: funciona tudo, menos vibração.

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Só pra atualizar: tentei também o DS4 Windows, mas não consegui executar, infelizmente. 

 

Depois, ainda resolvi testar um Dual Shock 4 original de PS4 que tenho aqui, só pra ver no que dava. 

 

Por mais que só testei no plug and play (sem instalar mais nenhum driver), o Windows não chegou a reconhecer como um controle lá nos dispositivos, acusou como "dispositivo desconhecido". Mesmo assim, no x360ce e Xoutput foi reconhecido normalmente. Porém, mais uma vez... sem vibração!

 

E assim como no genérico, testando pelo gamepad-tester.com, o teste de vibração funciona de boa, e reconhece tudo certinho, até o nome do controle (Playstation 4 Dual Shock 4 controller"). 

 

No fim das contas, tanto o original quanto o genérico se igualaram: todos os comandos ativos, vibração ausente. E pelo visto, parece que essa limitação é do meu próprio sistema em relação ao hardware (controle).

 

Já deu vontade de desistir, mas ao mesmo tempo não dá pra aceitar que algo tão simples não possa ser resolvido!

  • 2 semanas depois...
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E a novela continua!

 

Ainda vasculhando Internet afora, coincidentemente achei um tópico aqui do fórum mesmo, falando sobre esse assunto, e com relato de solução. Porém, como é de 2012 (último post de 2015), já foi fechado, e os links de arquivos que foram compartilhados também não estão mais funcionando.

 

Pensei em mandar uma MP pro autor do tópico, mas vi que o último registro de atividade dele foi em 2012 mesmo, então não adiantaria!

 

Enfim, vou deixar o link do tópico aqui na tentativa de alguém ainda conseguir localizar os arquivos dos drivers em algum outro site; eu vi que os tais drivers provavelmente eu ainda não havia testado, então vai que rola né:

 

  • 4 semanas depois...
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Bem, voltando só pra dizer que, como não houve mais feedback, recorri ao último recurso que era o DS4Windows. Apesar de finalmente conseguir instalar, não rodou: simplesmente não inicia...

 

Instalei antes o .NET  Runtime 6.0, que é pré-requisito, e ainda o .NET SDK 6.0, que é sugerido no troubleshooting do site oficial. Nem assim, o programa executa. Talvez, seja por conta do meu Windows que é 8.1. Será que ainda vale a pena tentar desinstalar e reinstalar uma versão mais antiga do programa?

 

Caso contrário, não haverá mais nada a fazer, a não ser tentar vender esse controle ou trocar por um de XBOX original que seja bluetooth, apenas pra ter direito ao recurso de vibração...

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