Ir ao conteúdo

iClamper Pocket + Filtro de Linha, ou Filtro de Linha iClamper Energia 5?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Olá! Tudo bem? Tenho uma dúvida. Já tenho um filtro de linha comum, e quero mudar para um iClamper. Porém não sei se, mantenho meu filtro e compro só um iClamper Pocket DPS, pra ligar o filtro nele, ou se já compro direto o iClamper Energia 5. Alguém pode me ajudar? Obrigado desde já.
Ps.: Uso o PC gamer, monitor, modem, às vezes luminária, e de vez em quando alguma outra coisa na última tomada.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

A diferença de preço é pequena, melhor comprar logo os Energia 5. Os filtros de linha comuns são geralmente ruins e com fios finos, são de fato extensões de má qualidade.

Não ligue motores no Clamper e ligue em tomada aterrada.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Para  o filtro de linha nenhum problema, o fato de não ter aterramento só aumenta a chance de problemas em casos de descarga elétrica.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Obrigado irmão ! É que assim como o amigo falou já ouvi outras pessoas falando que não era indicado pra usar caso não tivesse aterramento, nesse caso entraria o pocket. Mas nunca entendi o porque

Você saberia "dimensionar" a chance de ter problemas eletricos, ligar uma fonte direto na tomada, em uma residencia que mesmo sem aterramento nunca teve históricos de problemas ?

To muito "encanado" com essa situaçao...

• Membro VIP
Postado

Se não tiver problemas elétricos, não vai estragar. Se seu chuveiro dá choque quando vai ligar descalço, provavelmente tenha alguma instalação mal feita.

Sempre usei sem aterramento, até o presente momento nunca tive problemas. Jogo ou mantenho o pc ligado inclusive quando há queda de raios (embora recomendo que nesse caso desligue da tomada).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pessoal normalmente diz que não é bom fazer isso e tal, eu uso o adaptador para 2 pinos.. Mas recomendo usar algum que seja razoavelmente bom, não aqueles de plástico porcaria que ficam com os encaixes e pinos soltos.

https://www.amazon.com.br/Adaptador-Tomada-10A-20A-Pinos/dp/B089P2F68D/ref=asc_df_B089P2F68D/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379787180828&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=18227093248291193142&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001689&hvtargid=pla-921478514121&psc=1

Segue um modelo similar ao que eu uso. Aqueles muito descartáveis existe a possibilidade de derreter com o calor, ai pode ter problemas.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Eu não tenho chuveiro elétrico não !

E mesmo sem aterramento nunca perdi aparelhos aqui, ainda que os de computador possivelmente sejam mais sensíveis né. Eu to usando o meu antigo direto na tomada sem problemas há pouco mais de um ano.

Mas deixa eu ver se eu entendi então. Você usa o iClamper 5 e pra conectar ele na tomada de 2 pinos o adaptador, é isso ?

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Kold. disse:

Mas deixa eu ver se eu entendi então. Você usa o iClamper 5 e pra conectar ele na tomada de 2 pinos o adaptador, é isso ?

Sim, similar a esse do link. 

Como eu disse, a instalação sendo feita de forma correta, a chance de sofrer danos é baixa. 

Um dos "itens" comuns de queimar em descargas elétricas são os motores de portão eletrônico, e eventualmente geladeiras. Como vai usar uma fonte de qualidade, a chance é pequena.

• Curtir 1
Postado

Devemos orientar a fazer o que é correto. O aterramento nas tomadas é obrigatório por norma há mais de 30 anos. É uma questão de segurança. Se um aparelho tem plugue de 3 pinos ele deve ser ligado a uma tomada de 3 pinos aterrada, isso está no manual do aparelho. Usar adaptadores é gambiarra, jeitinho. A tomada de 3 pinos impede a ligação invertida e isso também melhora a segurança.

• Curtir 2
Postado

@Ricardov Você tem toda razão Ricardo ! O certo é o certo e não tem meio termo

Entretanto sabemos que de longe é a nossa realidade na maioria das vezes né ?

O meu condomínio por exemplo ele é muito antigo, e pra trocar tudo e fazer o aterramento seria um custo alto pra um condomínio que já não está com as contas tão "no verde" e ainda esta pagando parcelas de obras passadas, sabe ?

Mas aproveita pra me tirar uma curiosidade. Eu nesse tramite todo de pesquisas aprendi que a unica coisa que se aterrava desde sempre era o chuveiro elétrico e tal...

Você saberia me explicar por que os equipamentos em geral mesmo sem aterramento não dão choque ? Geladeira, fogão, TV, etc ...

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Kold. disse:

Você saberia me explicar por que os equipamentos em geral mesmo sem aterramento não dão choque ?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

https://refrigerationclub.com/pt-br/curiosidades-de-consumidor/#:~:text=Geladeiras podem dar choque porque,ausência de um fio terra.

25 minutos atrás, Ricardov disse:

Devemos orientar a fazer o que é correto.

Para quem mora em um condomínio antigo, ondem existem diversos apartamentos, muita das vezes sendo eles alugados, acaba por ser difícil "obrigar" que estas adequações sejam feitas.

Para que mora uma casa é fácil, basta puxar o fio e enfiar na terra peso a um metal (em resumo). Agora apartamentos com 8, 10, 12 andares essa tarefa se torna mais difícil e até perigosa. Por isso, utiliza-se um adaptador 3 para 2 pinos.

• Curtir 2
Postado

@Kold. nenhum equipamento pode dar choque. Mas pode ocorrer uma falha e ele passar a dar choque, o que é perigoso e pode ser fatal. Por isso existe a exigência da proteção, que consiste no aterramento e no uso do IDR. Todo aparelho que tenha carcaça metálica tem que ser aterrado, tem o plugue de 3 pinos, isto vem claramente especificado no manual de uso, é uma exigência legal do Código do Consumidor. E toda instalação nova desde 1990 tem que ter tomadas com aterramento, exigência da norma técnica e do Código do Consumidor também.

Claro que existem edificações que a instalação do aterramento é complicada, mas não significa que a solução é uma gambiarra. Tem que analisar caso a caso o que pode ser feito. O síndico tem que se mexer, é obrigação legal, tem que fazer um planejamento de adequação, não pode ficar 30 anos sem fazer nada.

Para o seu caso seria bom trocar a tomada por uma de 3 pinos por que isso evita ligar o Clamper com o plugue invertido e verificar se por acaso não tem aterramento disponível no quadro elétrico mas que não foi instalado para as tomadas. Essa situação ocorre com frequência, as construtoras para economizar deixavam "por conta" do proprietário fazer a fiação do aterramento das tomadas.

tomada.png

• Curtir 2
Postado

Aqui no Brasil tem prédios entregues em 2011-2012 em vários estados sem aterramento. não duvido nada que hj em dia pode até ter aterramento mas entregam condominios de casas e apartamentos sem IDR

Prioridade 1) Equipotencializar o aterramento funcional do padrão com sua malha de aterramento, possibilitando assim a instalação do IDR em um esquema TN-S confiável

2) Na impossibilidaed do item 1), fazer o melhor possível seguindo as normas e em último caso fazer um TN-C-S caso os condutores sejam de 10mm ou maior. Em prédios antigos pode não ficar esteticamente bonito ter canaletas ou canos com fio por dentro do apartamento devido a impossibilidade de passar mais fios nos conduites internos, mas é melhor do que não fazer. Quando já não tem mais o que fazer em prédio antigo, a solução é usar eletroduto externo pra fazer um TN-C-S, embora o ideal seja obrigar o condominio a no mínimo fazer uma revisao geral assinada por engenheiro eletrico

cfLlpsF.jpg

• Curtir 2
Postado

@Ricardov Muito obrigado pela verdadeira aula amigo ! O @msupern também tem me ajudado demais !

Assim como ele me disse, claro, o ideal é em tudo possível, mas principalmente em eletrodomésticos que envolvam água, como geladeira, maquina de lavar, etc ... Pro PC o aterramento seria mais propriamente pra proteção das próprias peças que do usuário em si, procede ?

E uma outra questão a respeito desse lance de inverter os dois pinos

Eu li você ensinando um amigo num post passado a identificar na tomada em si qual é o fase/neutro

Mas como eu identifico eles na tomada que vou conectar ?

E ao inverter eles o choque é automático ou só aconteceria em caso da falha do isolamento ? Pergunto isso porque atualmente uso deste modo sem problemas !

E vou consultar o síndico se tem no quadro elétrico do apartamento !

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Kold. disse:

@Ricardov Muito obrigado pela verdadeira aula amigo ! O @msupern também tem me ajudado demais !

Assim como ele me disse, claro, o ideal é em tudo possível, mas principalmente em eletrodomésticos que envolvam água, como geladeira, maquina de lavar, etc ... Pro PC o aterramento seria mais propriamente pra proteção das próprias peças que do usuário em si, procede ?

O PC é um eletrodoméstico. A função principal é proteger o usuário do choque elétrico. Pode ocorrer uma falha na isolação da fonte e a carcaça do PC ficar eletrificada. Com o aterramento e o IDR a energia será desligada em um tempo mínimo e o usuário não leva o choque. No caso do PC a proteção é o anti-surto que precisa do aterramento para funcionar plenamente.

Quanto aos dois pinos, esse é o problema. Para identificar qual pino é o que tem que testar o filtro de linha com um multímetro na função continuidade e fazer uma marcação. Na tomada pode identificar usando uma chave-teste. Por isso o melhor é trocar tudo para 3 pinos que impede a ligação invertida. O choque não ocorre automaticamente por ligar invertido, é uma prevenção.

O síndico não deve saber. Teria que chamar um eletricista de confiança para ver o quadro.

• Curtir 1
Postado

@GustavoOio boa noite. Use o filtro de linha DPS Clamper 5 tomadas, o mais recomendados a mais 

de 5 anos em custo x bemeficio, e funciona de verdade

demais filtros comuns não passa de extensão com fusível

Pode usar sem aterramento por causa do varistor 

Mais aterramento sempre reforça a segurança 

veja: 

• Curtir 1
Postado

@Ricardov Entendi muito obrigado Ricardo !

Mas só pra eu entender aqui porque mesmo eu trocando pra tomada de 3 pinos, ainda existem aqueles aparelhos que permanecem sendo 2 pinos pelo duplo isolamento que tem né. Aqueles dois quadradinhos.

Você disse "O choque não ocorre automaticamente por ligar invertido, é uma prevenção." Então o que teria que acontecer alem desses pinos invertidos pra dar choque ?

E seria um choque leve ou mais forte ?

Postado

Aparelhos de 2 pinos são cada vez mais comuns, por exemplo: TV, videogame(PS2,PS3,PS4,PS5,etc), carregador de celular, 

Famoso europlug, ou como queiram chamar

330px-Euro-Flachstecker_2.jpg

Porém ele tem algumas particularidades: o videogame, TV ou aparelho que foi projetado dessa maneira não só não tem carcaça exposta metálica como a fonte precisa receber uma certificação de "Class II" "Duplamente isolado". Geralmente são para aparelhos até 2.5A. Porém estufas inverno, secador de cabelo e outros podem vir de fábrica com plug 2 pinos, consumindo muito mais que 2.5A. Mas nesses casos o aparelho foi projetado para funcionar dessa forma, embora eu não saiba a norma que regula esses aparelhos que consomem 10A ou mais como estufas e secador permitir apenas a conexão de 2 pinos. 

Os plugs uruguaios e chilenos são assim: Chile-10A_socket.jpg

Fase e neutro não tem marcação em tese, um design bem antigo que o nosso sistema resolveu: uma tomada bem instalada não tem perigo de conectar fase e neutro invertido. Para o bom funcionamento de uma fonte junto com IDR é muito importante e necessário ter Fase + Neutro + terra devidamente instalados e conectados da forma correta. Quando há neutro seja 127V ou 220V ele precisa ser conectado no neutro. Alguns monitores de computador também tem 3 pinos, mas não todos, e acredito que não vá causar dano inverter a polaridade, mas eles já vem com 3 pinos exatamente para conectar o terra e não inverter a polaridade. Um filtro de linha por exemplo não foi feito para que seja ligado em tomada 2 pinos, ele precisa da polaridade correta. Mesmo que na sua cidade o 220V seja feito de 2 fases 127 e você resolva colocar 220V na tomada do PC, usando uma fase e outra fase (sistema bifásico, transformador feito para as fases 127V funcionar de forma invertida), os filtros de linha são projetados para ter uma conexão ao neutro, pois a chave só desliga a fase, no caso de fase+fase deve-se evitar, ao meu ver, o uso de filtro de linha. A não ser que você ache no mercado um filtro que desliga fase+fase/fase+neutro como o Embrastec (até 2021 pelo menos o modelo DPS deles tem chave dupla desliga fase e neutro ou fase e fase).

• Curtir 1
Postado

@Kold. os plugues de dois pinos dispensam o aterramento, os aparelhos foram projetados para funcionar assim. Estou tratando dos aparelhos que tem plugue de 3 pinos, esses devem ser obrigatoriamente conectados a uma tomada aterrada, essa informação está no manual de uso do aparelho e comumente vem uma etiqueta no cabo com essa advertência.

Para ocorrer o choque tem que haver o contato da fase com a carcaça metálica; pode acontecer por uma falha ou corte na isolação de um cabo ou um defeito em algum componente ou um animal doméstico morder o cabo.

A intensidade do choque depende de vários fatores, mas é perigoso e por isso requer tantos cuidados. Por isso sou contra gambiarras.

• Curtir 1
Postado

@Ricardov Ahhhhhh agora eu entendi ! Agora deu pra ficar mais claro

Então a inversão de polaridade só pode acontecer quando você tem um aparelho de 3 pinos e você coloca um adaptador pra entrar em uma tomada de 2 pinos né ?

Quando um 2 pinos é conectado a uma tomada 2 pinos, ou até mesmo 3 pinos, independente do lado que você coloque não tem erro não né ?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!