Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada espero que estejam bem.
Vamos la tenho um guerreiro aqui em casa um:
Dell Vostro 3500, SSD 240gb
Intel(R) Core(TM) i5 CPU       M 460  @ 2.53GHz   2.53 GHz
4GB de Ram

Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64.
Apesar de antigo o bichinho trabalha bem e me ajuda muito em meus trabalhos que utilizam principalmente a web.
Resolvi fazer um Upgrade de memória Ram passando de 4gb para 8GB, e ai os problemas surgiram, inicialmente o note nem ligava mesmo com as memórias reconhecidas pela BIOS, e em teoria estavam trabalhando em dual channel na mesma frequência etc.

Enfim após muita pesquisa eu precisava sempre ligar o note com uma memória ram de 2gb  ir em msconfig > inicialização do sistema > configurações avançadas > memória máxima (aqui eu nunca consigo deixar a caixa "memória máxima" sem seleção {o que em teoria deveria utilizar a ram ao máximo}, caso faça isso o windows sempre apresenta problemas na inicialização, mesmo reconhecendo as memórias de 8gb na BIOS).

Logo, para que o note funcione e utilize no máximo 3,80 gb de ram eu preciso definir em memória máxima 4048....  qualquer valor acima disso ao reiniciar o notebook ele volta a entrar em um loop de reinicialização e nunca consegui reparar o sistema.

- Segundo o manual da dell é possível realizar a expansão até 8GB, Site da crucial confirma essa informação.
- As memórias novas funcionam sozinhas e em conjunto, desde que esteja com a ram limitada como descrito acima.

- Versão atual da BIOS A10, reza uma lenda de que existe a versão A12 mais ainda não atualizei (da um trabalho e muitos usuários reclamam do pós).
- o mais estranho é que encontrei alguns usuários perdidos no google que possuem 8gb ram o que me deixa mais confuso.

Apenas especulação minha:
Precisaria ter a versão da BIOS a12

de alguma forma a placa-mãe ou o processador não estão aguentado ou limitando os 8 gb.
ps: Dell support assiste não reconhece a inexistência de nenhum driver necessário para o funcionamento do notebook.
obs: drivers específicos da placa-mãe  como tínhamos antigamente, exemplo aquele cdzinho da ASUS srsrrs nunca encontrei 

valeu galera

Postado

Não encontra nenhum erro acredita nisso?! srsr o bizarro é essa limitação de 3,80gb na ram qualquer definição superior a isso o win crash ao inicia... ele até começa a rodar... aparece o logo do Windows, o loading da dois giros e crash.... reinicia ou apresenta problemas a tela e trava tudo. 

realizei mais um atualização da BIOS a A12 em teoria a ultima versão.  

Vou recomeçar os testes no limitador de memória atualmente estamos assim
1- vou desmarcar a caixa e reiniciar o notebook em seguida colocar o valor total dos 6 GB ram caso o primeiro passo de errado
image.png.86a467be44da0ab41fd6d809edcda6fb.png

Realizei vários testes por aqui com a BIOS vrA12 meu caro, e obtive o mesmo problema... sfc /scannow diagnóstico de memória e etc.... tudo esta 100%

O que me parece é que minha máquina esta limitada a 3GB a serem usáveis, mesmo reconhecendo os 6GB ou o 8GB.
Então se não me deparo com tela azul, acontece o freezing no iniciar ou esse crash caso exceda o valor de 4048 no msconfig

image.png.b01b51f3c9ecb455adcabaef13c2ae2f.png 

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Rafael_SilveiraBjj disse:

@Math.Piaparecem 4 de cada lado da memória

será que o AHCI configurado na BIOS influencia em algo? na teoria seria tudo IDE certo?! troquei para ahci por conta de usar um SSD

Essas memórias de 8 chips provavelmente são de alta densidade e não são suportadas pelo chipset. Teria que ser memórias com 16 chips.

Postado

estou tentando estender a BIOS do vostro 3500, extremamente limitada as configurações de memória dele, na verdade não consigo fazer nada la com relação as memórias

agora, Rafael_SilveiraBjj disse:

estou tentando estender a BIOS do vostro 3500, extremamente limitada as configurações de memória dele, na verdade não consigo fazer nada la com relação as memórias @ricardo_br

• Membro VIP
Postado
Em 01/02/2023 às 19:30, Rafael_SilveiraBjj disse:

Entendi @Math.Pi, assim fisicamente é idêntica a de 2 gb

É diferente pois uma é de 2GB e a outra é de 4GB. Se a de 2GB tem 8 chips, a de 4 deveria ter 16 chips, já que a capacidade é o dobro. Não tem nada a fazer além de trocar a memória.

Postado

@Math.Pi hoje levei em um assistência e testamos várias DDR3 supostamente compatíveis, inclusive essa com 16 chips e acredite.... todas foram reconhecidas na BIOS, porém nenhuma conseguiu roda em capacidade máxima sempre esteve limitada em 2,93 e qualquer valor acima.... crash.
Muito muito bizarro

temos a sensação que a placa-mãe não consegue superar o valor de 3gb de ram, estou quase formatando o note com o win 7 (sistema operacional que vaio de fabrica) e vendo se dessa forma será possível, apesar de não acreditar nisso.

• 2 semanas depois...
Postado

Nada resolvido.... as duas memórias compradas estão funcionando normalmente em outro computador da dell um pouco mais novo 3550, voltei a usar 2 memórias de 2 gb e me possível aproveitar 3,80 dos 4 gb ........ ou a maquina que é um porcaria no quesito compatibilidade ou existe outro problema. Mesmo assim é impossível no meu dell 3500 usar o 4gb sempre preciso ficar um pouco abaixo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...