Ir ao conteúdo

Pendrive com erro de "Device media is write-protected"

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, peço que me ajudem se pudere.

Quero fazer um pendrive bootável com Windows 7 lite. Tenho o arquivo ISO dele.

Usei o Rufus para criar o pendrive bootável, porém quando peço para o PC priorizar ele na fila de aparelhos que devem ser bootados, a tela que me aparece é uma tela preta como a do prompt comando com um tracinho piscando e logo o PC parte para o próximo bootável da fila. Ou seja, o meu PC não consegue ler o boot do pendrive.

Formatei o pendrive e tentei criar o bootável utilizando o HPUSBDisk_Storage_Format_Tool. Porém quando tento, dá esse erro de "write-protected". Entrei no prompt comando para ver se ele tem uma proteção do tipo "somente leitura" e está tudo listado como "não". Pedi para ele listar os discos e ele mostra que o tamanho do pendrive é de 14Gb mas está com 0Gb livre (acho que esse é o problema) e vi também que o formato dele estava como "raw". Pedi que o pendrive fosse formatado no modo FAT32 e assim foi feito, mas o espaço livre permanece 0Gb. Pedi que o Prompt "clean" o disco e depois pedi que criasse uma partição primária e então formatasse como FAT32 e o mesmo problema permaneceu. Fui no Editor de registro e mudei o registo do Storage para 0: o problema se mantém. O único momento em que o pendrive fica com o espaço livre de 14Gb é quando eu faço o comando de "clean". Mas aí o pendrive fica inutilizado por não ter partição primária, e por não ter um formato NTFS nem FAT32. Depois de muito insistir nos comandos de "clean", "create partition primary", "format fs=NTFS/FAT32 quick", não sei o porquê, uma hora dá certo. Mas demora um monte e eu não entendo por que dá certo quando dá. 

Eu formato como FAT32 porque meu PC é antigo, de 2008 ou antes. A placa-mãe é uma XFX GeForce 8200... ela só funciona no Legacy e não reconhece UEFI. 

Alguém sabe por que quando formato um pendrive no PC aparece esse erro de write-protection? O BitLocker está desligado. Como faço para driblar o erro sem bater tanto a cabeça?

Grata desde já.

error.JPG

Diskpart 4.JPG

Diskpart 3.JPG

Diskpart 2.JPG

Diskpart.JPG

Editor de Registro.JPG

Editor de Registro2.JPG

Editor de Registro3.JPG

Gerenciador de disco.JPG

Postado

@TaísUma dúvida, já usou esse pendrive com um PS4? Pois tenho uma unidade de 8GB que usei para passar vídeos gravados no console para meu PC e ficou exatamente igual esse seu, até hoje não achei solução.

Poderia no Rufus testar essa opção? Já salvou alguns pendrives meus.

image.png.be58a35080ae3f0607f48645e9cc5d13.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Lucas Ricci O que eu fiz foi trocar a porta USB do meu notebook. Quando o fiz, o pendrive foi reconhecido e pediu para eu formatá-lo. Eu o fiz e consegui formatá-lo utilizando o HPUSBDisk_Storage_Format_Tool.

Meu problema agora está sendo conseguir escrever "WINDOW~" no prompt de comando. Parece que o Prompt não escreve o "~".

Nunca usei este pendrive no PS4. Apenas em um PC antigo e no meu notebook (Acer Nitro 5).

Postado

@Lucas Ricci Sim, o teclado é ABNT2.

É uma longa história. Tenho esse PC antigo que eu fiz um upgrade nele de CPU e de memórias RAM porque ele andava dando muitos problemas de inicialização, tela azul, erro de data/hora. Ele estava imundo e o limpei todo, troquei a bateria da CMOS que estava zerada, troquei a CPU de um AMD Phenon X3 8450 para um AMD Phenon II X3 720. As memórias que eram de 800MHz e de diferentes marcas e uma com frequência diferente, troquei por 4 iguais da Crucial de 1066 MHz. Quando troquei as memórias, o PC começou a travar. Passei mais de 30h de MemTest86 nelas e não tive resultado de erro algum. Quando diminuo a frequência na BIOS, para 400 MHz, o PC para de dar tela azul. Pensei "talvez seja a BIOS, mas também pode ser o driver do co-processador que está desatualizado". Sabendo que o co-processador desempenha uma função semelhante a de uma GPU e sabendo que o PC estava travando/congelando/tela azul/reiniciando também quando rodava vídeos do YouTube e mandava vídeos para o ChromeCast, pensei: vou tentar atualizar o Driver do co-processador primeiro, antes de atualizar a BIOS (porque esta, como é de um PC muito antigo, não tem BIOS oferecida pelas fabricantes, então tenho que achar por fora), já que a BIOS pode dar problema. Enquanto eu atualizava o co-processador, com uma atualização que achei com o Driver Identifier, a atualização congelou, e depois o PC não entrou mais no Sistema Operacional. Lembrando que existe uma atualização da BIOS oferecida pela America Megatrends e que não consegui instalar porque deu "incompatibilidade com o Sistema" (eu usava Windows 10), então pensei em aproveitar esse momento que o PC se recusa a entrar no SO, para instalar o Windows 7 num outro HD e usar esse HD com um SO mais antigo para atualizar a BIOS e depois resgato os documentos que estão dentro do HD que deu problema usando este HD como uma unidade de armazenamento, e não como a Unidade que contem o SO. Fiz um pendrive bootável com o Windows 7 usando o Rufus e o PC não leu. Vim ao meu note e formatei o pendrive para tentar criar novamente o pendrive bootável mas usando o HPUSBDisk ao invés do Rufus. Deu certo, o PC leu e reconheceu o pendrive como bootável, mas usando esse modo que optei, o PC abre tipo um prompt de comando em que escrevo "dir" e ele mostra o que tem dentro do pendrive, e depois peço para ele executar o arquivo desejado de dentro do pendrive. Mas eu coloquei um arquivo .iso lá dentro e o prompt de comando me mostrava que o nome do arquivo que eu tinha que executar era "WINDOWS~1". Mas o prompt não coloca caracteres especiais, tem que programar o prompt para fazer isso. Usei o "chcp 1252" para ver se dava certo. O prompt disse que não deu certo, mas comecei a conseguir incluir o ~ no botão das aspas+shift. Então ví que o arquivo ISO não é executável pelo prompt. Tem que "montar" ele primeiro e copiar seu conteúdo para dentro do pendrive bootável e aí sim, dará para pedir ao prompt de comando executar o "setup.exe" que estava dentro do arquivo .iso do Windows 7. Agora, resta saber se conseguirei instalar o Windows 7 e se com ele, consigo fazer o Flashing da BIOS para ver se ela passa a reconhecer as memórias de 1066 MHz sem dar tela azul.

Postado

Caso deseje utilizar a ISO sem precisar formatar e criar um pendrive bootavel pelo Rufus ou outro aplicativo, pode usar ferramentas como o Ventoy, que você instala no seu pendrive e só joga o arquivo ISO dentro dele. Outra coisa, não é recomendado usar Windows 7, visto que a Microsoft terminou o suporte dele, assim não tem mais atualizações de segurança. Caso queira revitalizar um PC antigo, eu tentaria instalar alguma distro Linux, como um Mint ou Zorin OS Lite. 

Postado

Eu ia usar o Windows 7 Lite. Só para dar compatibilidade com a atualização da BIOS. Depois ia reinstalar o Windows 10. Foi o plano que tracei. Não sei se ele dá certo ainda. Mas parece que tudo que eu faço para tentar reavivar esse PC dá problema...

Quanto a usar Linux tem um porém: o PC é de outra pessoa. Não é meu. E essa pessoa não é muito informatizada nem tem paciência para se informatizar. Até onde sei, e não sei muito sobre, o Linux é um Sistema Operacional mais complicado de interagir. Tem que ter uma curva de aprendizado.

Eu queria que o PC no mínimo, ficasse como antes da atualização desse driver que inventei de instalar e deu problema.

Pedi para o prompt de comando executar o setup.exe e deu um erro dizendo que este programa não pode ser rodado em modo .dos...

Vou tentar esse Ventoy que você disse. Nunca tinha ouvido falar dele.

Cannot run in dos mode.JPG

Postado
1 minuto atrás, Taís disse:

Linux é um Sistema Operacional mais complicado de interagir

Isso é um esteriótipo do passado, é bem simples até. Te recomendaria o canal do DioLinux, tem muita informação legal aqui. Acho que o Windows 10 não rodaria legal nessas configurações não. Tenho um All-in-One de 2013 e parece uma carroça, muito lento. Caso deseje prosseguir no plano recomendaria pelo menos um SSD.

Alguns vídeos sobre o Ventoy e o Linux

@Taís Para rodar o instalador você deve ao reiniciar o PC e ficar apertando F12. Vai aparecer uma tela de boot e você escolhe o seu pendrive.

Postado
30 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

e parece uma carroça

É o que eu digo para o dono do PC o tempo todo: parece uma carroça.

O SSD já está em meus planos. Eu tenho aqui um SSD comigo. Meu namorado comprou ele mas como o PC dele não reconheceu, ele passou para mim e disse que era só configurar que o SSD funcionaria e seria reconhecido. Foi o que fiz. Porém tive uma série de desventuras também. Um atrás do outro. Tentava arrumar daqui, dava um problema, tentava arrumar esse outro problema, dava outro... até eu chegar a conclusão de que talvez seja melhor eu abrir o SSD e tentar fazer uma limpeza mais profunda nos contatos, passar uma borracha para polir, sei lá. Um erro mais físico... 

Acha que com Linux o computador vai suportar melhor as memórias com a frequência correta (1066MHz)?

Eu não sou técnica em informática. Faz semanas que estou tentando arrumar o estado desse PC...

SSD.JPG

erroSSD.JPG

erroSSD2.JPG

erroSSD3.JPG

erroSSD4.JPG

erroSSD5.JPG

erroSSD6.JPG

SSD.JPG

TentativaDeAtualizacaoBIOSAMT.JPG

Postado

@Taís Acredito que o linux deva funcionar perfeitamente, já que possue drivers atuais e etc. Vale a tentativa, e sobre o SSD, dependendo da marca eles costumam ser bem fraquinhos.

Tratando-se de um PC antigo, a placa-mãe dele não deve suportar UEFI. Tente entrar na BIOS do sistema e habilita uma função chamada CSM, depois quando entrar no instalador do Windows, selecione o SSD e depois em novo, clique em ok, e as partições devem ser criadas automaticamente, depois selecione a maior partição e clique em avançar. Talvez funcione dessa maneira.

Postado
9 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

dependendo da marca eles costumam ser bem fraquinhos

Bom, vou ver se o proprietário do PC topa a troca de sistema.

O SSD é um Kingston de 120G. Não era para ele ser fraco. Eu tentei configurar o SSD no meu notebook que é um Acer Nitro 5, sabe, criar uma partição, instalar windows 10 e tal. Deixar ele pronto para uso. Tirei as minhas memórias ROM (ambas SSD, mas uma é NVMe e a outra é daquelas que parecem um HD, que vêm numa case) e coloquei só o SSD em questão. Quando eu clicko em "novo" dá um erro, aí tento excluír, o botão não fica nem disponível para eu clickar. Tentei pelo prompt de comando fazendo o CHKDSK e o Windows não achou problema, tentei criar uma partição primária e deu um "erro do dispositivo de E/S"... deu todos esses erros que mandei em minha resposta anterior... fiquei sem saber para onde ir.

Realmente a placa dele não suporta UEFI. O BIOS dele é herdado. Vou procurar esse CSM e vou ver se pelo menos o PC dele consegue conversar com esse SSD que não quer saber de conversa, rs.

Postado
1 minuto atrás, Lucas Ricci disse:

pode ser uma unidade defeituosa

Foi o que eu pensei também. Depois de todas as tentativas. Vou tentar tirar foto dos processos que eu fizer.

Postado

@Lucas RicciEu procurei o CSM no BIOS do PC e não encontrei. Tirei algumas fotos para ver se você consegue identificá-lo por ter "olhos mais treinados". Se souber me indicar o lugar/Aba/setor, ficaria grata. Sinto meu cérebro derretendo de tão cansada que estou por ficar pensando em soluções para esse PC.

Tirei foto também de como a BIOS "viu" o SSD quando instalei ele. 

Consegui criar um pendrive bootável com ISO usando o ventoy. Mas não deu certo com a iso que eu tinha baixado, então baixei uma iso do Windows 10 mesmo e vou tentar novamente. Mas sei que o boot pelo pendrive está acontecendo porque vi o display que o Ventoy apresenta. 

Vou perguntar ao dono do PC se ele toparia um linux como sugeriu. 

Agradeço a ajuda até este momento.

reconhecimento da BIOS do SSD2.JPG

reconhecimento da BIOS do SSD.JPG

CSM.JPG

CSM1.JPG

CSM2.JPG

CSM3.JPG

onde.JPG

Postado

Bom é só isso que aparece em "Security". O Flash Write protection estáva "enable" e eu o desabilitei. Não sei se fiz bem.

Será que era isso o CSM?

Capturar.JPG

• Membro VIP
  • Solução
Postado
3 horas atrás, Lucas Ricci disse:

Tratando-se de um PC antigo, a placa-mãe dele não deve suportar UEFI. Tente entrar na BIOS do sistema e habilita uma função chamada CSM

Se não é UEFI, não tem CSM. E essa placa é muito velha para UEFI.

Cuidado que o Ventoy às vezes é problemático com a mídia de instalação do Windows, por exemplo:

Eu insistiria no Rufus, que é um programa tecnicamente excelente. Teste com outro pendrive?

Edit:

@Taís @Lucas Ricci

Esta opção é salvadora em cacarecos:

Postado

@Marcos FRM Ok, vou tentar de novo com o Rufus. Li na conversa dessa pessoa que você citou que é necessário formatar o pendrive e o SSD/HD no formato MBR antes de ativar o Rufus. Como faço isso? Eu sempre tento formatar no formato de FAT32, mas nem sempre consigo. Por exemplo, tentei formatar meu HD de 1T nesse formato e o diskpart deu erro dizendo que a unidade é muito grande.

O socket da minha placa-mãe é AM2+ (940).

Capturar.JPG

@Lucas Ricci Ta bem. 

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Taís disse:

Li na conversa dessa pessoa que você citou que é necessário formatar o pendrive e o SSD/HD no formato MBR antes de ativar o Rufus.

Não precisa.

Se ainda não funcionar, refaça desmarcando "Usar MBR do Rufus com ID de BIOS".

Postado
2 horas atrás, Lucas Ricci disse:

desabilite o "Quick Boot" na seção de Boot e ve se aparece o CSM

Eu fiz isso e não apareceu.

1 hora atrás, Lucas Ricci disse:

Nesse caso, ele fala de esquema de partição o MBR já está selecionado pelo Rufus. Nesse caso é só criar a midia de instalação

Ok. Eu fiz como me orientaram. Deu certo. Obrigada.

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Não precisa.

Se ainda não funcionar, refaça desmarcando "Usar MBR do Rufus com ID de BIOS".

@Marcos FRM Funcionou sim. Mas acho que pode ter influencia também do fato de eu ter dado comando de "clean" pelo diskpart e criado uma "partition primary" antes de tentar instalar o SO de novo com o Rufus. Não sei se isso influenciou ou não. Enfim, deu certo dessa vez. Obrigada pela ajuda. Mas tenho certeza que quando bootei o pendrive da primeira vez com o Rufus, eu já sabia que ele não lia NTFS e eu já tinha pedido para ele formatar o boot por meio MBR. Só não lembro se o programa tinha "ticado" automáticamente o "Opções de compatibilidade para BIOSs antigos", eu acho que não. E no "seleção de boot" eu tinha deixado "Disco ou imagem ISO" e dessa vez eu coloquei "Free DOS" para desbloquear a opção de ticar o "Opções de compatibilidade para BIOSs antigos". Aí quando o pendrive dava boot, aparecia uma tela preta como a do prompt de comando e depois o PC tentava entrar no SO do HD ignorando o boot do pendrive. Era esse detalhe que estava faltando. Obrigada.

@Henrique - RJ É verdade, eu percebi isso hoje também. Já até passei a borracha. Ficou como está na foto. Agora tenho que testar, mas como o PC está meio "em tratamento" eu acho que vou testar pelo meu notebook, e se der certo eu te retorno falando. Obrigada.

Acho que agora só me resta descobrir se vou conseguir atualizar a BIOS. Vcs entendem desse assunto? Eu estou instalando o Windows 7 porque quero atualizar a BIOS por dentro do Windows mesmo, usando um aplicativo da American Megatrends que é para Windows 7 (eu estava usando o Windows 10). Mas deu erro de "System doesn't support". Pensei "deve ser porque estou usando Windows 10".

To com medo de fazer a atualização direto na placa-mãe e dar problema, já que os arquivos que encontrei de atualização da BIOS dessa placa são ISO. É possível atualizar BIOS com arquivo ISO? Ou só pode usando DOS e ROM? O máximo que encontrei foi ROM e ISO. A BIOS que tenho atualmente é essa da foto.

TentativaDeAtualizacaoBIOSAMT.JPG

SSD contatos após borracha.JPG

BIOS atual.JPG

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Taís disse:

Funcionou sim.

🙏😅

Marque o tópico como solucionado. Crie outro na sala sobre placas-mãe a respeito da atualização de BIOS. Poste lá o modelo exato dela para facilitar. Se possível, tire uma foto da placa.

• Curtir 1
Postado

@Taís

Esses contatos metálicos dourados ainda parecem que estão sujos/oxidados. O melhor pra limpar isso é usar lápis borracha da FaberCastell e esfregar bastante ( vai precisar de apontador de lápis também ). Usar essas borrachas macias de apagar lápis não dá certo e aquelas duras pra tinta de caneta são muito abrasivas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!