Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou suspeitando de um cabo flat de um monitor LG W1642C que esteja causando artefatos na tela.

Eu já o torci, estiquei pra ver se a imagem ficava boa mas continuou com os mesmos artefatos.

De que são feitas as vias desse cabo flat ? Fio de cobre ou de algum pó metálico que se deteriora ?

Postado
14 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

cabo flat via de regra não deteriora, a não ser que se mexa, aí ele quebra ao longo do tempo. Se era algo fixo, pode ter quebrado ao retirar num teste.

Será ?

Eu desconfio que o material das suas vias ou onde elas terminam possa se deteriorar com o passar dos anos. Suas extremidades com os contatos dourados esfreguei com um lápis borracha FaberCastell pois estavam sujos/oxidados mas não resolveu.

Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Henrique - RJ , usar o termo "artefatos" ficou muito esquisito.

São manchas, faixas e linhas coloridas na tela.

Desconfio do cabo flat mas pode ser que seja o chip gráfico da plaquinha de vídeo ou até problema na alimentação do mesmo.

No Mercado Livre estão vendendo a plaquinha de vídeo completa usada com cabos por 110 reais. Acho muito caro para uma sucata.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

o termo "artefatos" ficou muito esquisito

De fato pra nós (leia-se mim), seres em fase pre obsolescência, o termo parece fora de contexto. Mas recentemente o li em outro forum e cheguei a fazer um comentário análogo ao seu. Com o tempo passando os olhos pelos foruns, deduzi que tal termo é jargão trivial àquela comunidade gamer 'ligeiramente' mais jovem.

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

manchas, faixas e linhas coloridas na tela

Era uma vez uma tv 32'' com listras. Dava pra assistir mas era irritante d+. Uma busca na net e havia um relato de se colocar uma fita durex em alguns pontos no contato da fita  pra isolar o contato. Aquilo me fez rir tecnicamente mas tive vontade de fazê-lo. E... pequepê...  num é que resolveu mesmo??

• Curtir 1
Postado

E se você testasse o cabo flat, via por via, com um multímetro setado para teste de continuidade?

Também já verificou se a solda dos conectores, não nas pontas do cabo flat mas sim nas placas, está ok? Colocando uma ponta do multímetro dentro do conector, e a outra em algum ponto a que essa via corresponde na placa, dá para ver isso... Esse problema - solda ressecou, meio que esfarelou, bem no lugar onde o pino do conector deveria estar soldado, na ilha da PCB - já vi acontecer.

Pelo menos dá para descobrir se o problema está no cabo, nos conectores nas pontas do cabo, nos conectores das placas... até componente da placa, tipo SMD, já vi com solda meio cambeta...

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58

Te agradeço pelas dicas pois não tenho muita experiência com coisas eletrônicas e por isso vim aqui no fórum perguntar aos mais experientes.

Solda meio cambeta eu costumo fazer de vez em quando devido a falta de experiência mas tento deixá-la firme.

Vou testar com multímetro no teste de resistência e de continuidade as vias do cabo flat como sugeriu para avaliar mas já pensei em olhar a placa de sinal de vídeo por trás para ver se há algo irregular nas soldas.

Na frente da placa de sinal de vídeo, onde estão os SMD e demais componentes, apliquei limpa contato desconfiando de solda fria mas a imagem ficou na mesma.

Tenho outro monitor de 17", o W1752T da LG, que recuperei por estes dias onde as peças são bem parecidas e pensei em tirar elas para testar no atual de 16" com defeito pra tentar localizar o problema.

O defeito pode estar até na tela de LCD do monitor e não na placa pequena de vídeo. Algo relacionado a alimentação irregular das lâmpadas que talvez também por mau contato de material velho em seu interior mas nem penso em abrir aquilo que é toda lacrada e sensível.

Postado

@rmlazzari58

Conferi no multímetro e deu continuidade em todos os terminais mas olhando eles com uma lupa-fio percebi sujeirinhas e algumas falhas que tentei corrigir com uma agulha e com tinta condutiva mas a tela ficou do mesmo jeito com faixas, linhas e manchas coloridas.

Postado

Venho tentando recuperar o monitor. Com a lupa-conta-fio e uma boa luminária examinei os terminais dourados e percebi ainda sujeira neles que fui removendo raspando com uma agulha de costura.

Mesmo assim o defeito na tela continuou. Com a mesma lupa examinei com calma as soldas dos componentes e vi muitas parecendo solda fria e sujas. Vou esperar uma semana de sol para por toda a placa de sinal de vídeo de molho em água corrente de um dia pro outro e depois esfregar com sabão e escova. Em seguida deixá-la no sol escaldante deste verão para só depois testar.

Estou evitando gastar dinheiro com coisa muito velha mas que ainda faz falta. Acho que a imagem deverá ficar boa. Se eu tivesse um soprador térmico aplicaria pois parece haver muita solda fria.

• Membro VIP
Postado
Em 02/02/2023 às 05:36, .if disse:

Era uma vez uma tv 32'' com listras. Dava pra assistir mas era irritante d+. Uma busca na net e havia um relato de se colocar uma fita durex em alguns pontos no contato da fita pra isolar o contato. Aquilo me fez rir tecnicamente mas tive vontade de fazê-lo. E... pequepê...  num é que resolveu mesmo?

Há vídeo com essa dica para o caso da tela com apenas metade acesa. Tive a oportunidade de fazer, mas antes da fita entrar em cena um capacitor do primário da fonte "bufou" na minha frente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...