Ir ao conteúdo

Atualizar a BIOS de AMD RX 580 8Gb - "Error reading from ROM"

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal? Tudo bem ?

Preciso atualizar a BIOS da minha RX 580 de 8GB, eu comprei ela pelo Aliexpress, e ela funciona perfeitamente.

O ponto é que pretendo fazer um upgrade de Ryzen 3 3200G para um Ryzen 5 5500.

Ao trocar o processador, dá uma tela preta, e acredito eu que seja por não ter atualizado a BIOS da placa.

Estou seguindo todos os passos de um vídeo no youtube que tem o mesmo modelo da minha placa, porém quando vou rodar o amdvbflashWin para instalar a BIOS, aparece o esse erro aqui: 

image.png.1055be0dd7f30f48e2a085f47a0ee7c4.png

O quê pode ser feito? Alguém já passou por esse problema?

Para poupar tempo também, esse é o GPU-Z:

image.png.58d91e37c86f3be1ff7c572ebece6e6f.png

• Coordenador
Postado

@Rafa Hiato Informe a configuração completa do computador. Esse problema muito certamente não tem qualquer relação com a BIOS da placa de vídeo, mas pode ter relação com a BIOS da placa-mãe. Inclusive a chance de você prejudicar o funcionamento da sua placa de vídeo - ou até mesmo brickar - com esse procedimento aí é bem alta.

Não se "atualiza" BIOS de placa de vídeo. A troca da BIOS é algo muito raramente feito. Onde você viu indicação para fazer isso?

Por sinal, sua placa de vídeo não é uma RX 580, mas uma RX 570. O nome "RX 580 2048SP" é jogada de marketing da AMD.

Postado

Vishh, então posso começar buscando atualizar a placa-mãe?

Enfim, a configuração completa é essa aqui:

Ryzen 3 3200G

16GB de RAM

Placa de vídeo RX 580 2048SP de 8GB

placa-mãe B450m Ds3h Wifi, Chipset B450, AMD Am4.

SSD de 256GB e um HD de 550GB

Postado
43 minutos atrás, Rafa Hiato disse:

Enfim, a configuração completa é essa aqui:

Ryzen 3 3200G

16GB de RAM

Placa de vídeo RX 580 2048SP de 8GB

placa-mãe B450m Ds3h Wifi, Chipset B450, AMD Am4.

SSD de 256GB e um HD de 550GB

Você já procurou saber se essa placa-mãe já veio atualizada pra processadores de série 5000?

Se a placa de vídeo está funcionando perfeitamente a culpa não é dela.

E já é possível ver que você não entende muito do assunto, se você colocar uma BIOS com frequências mais altas do que sua GPU aguenta você vai começar a ver crashs constantes e artefatos. Fora que se você colocar uma BIOS incompatível com a marca de memória da sua GPU ela pode parar de dar vídeo

• Coordenador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Rafa Hiato disse:

Esta é a lista de compatibilidade de processadores da sua placa-mãe (confira se o modelo está correto): https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-WIFI-rev-1x/support#support-cpu

Esse processador (Ryzen 5 5500) só funciona a partir da versão F63 da BIOS da sua placa-mãe. Abra a BIOS e verifique a versão atualmente instalada para confirmar. Provavelmente o problema é esse.

"Atualizar" a BIOS da placa de vídeo é algo que não faz sentido. Por isso questionei onde lhe indicaram para fazer isso. Você provavelmente ia terminar com a placa "brickada", precisando levar a alguma assistência técnica, por conta de um procedimento que não deveria ser realizado. Ainda bem que o programa deu erro.

Seria importante informar também o modelo da fonte.

Postado

Mistério resolvido pessoal!

Era a BIOS da própria placa-mãe, a versão instalada era a mesma desde que a comprei (F50, e a atual é F64, sendo que foi a partir da versão F61 que foi adicionado suporte aos da série R5).

AINDA BEM que não consegui mexer na BIOS da placa de vídeo, imaginem o desastre hehehehe

Muito obrigado novamente pessoal! Não sei o que faria sem esse fórum!

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...