Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, como mais um dia normal por aqui, não consegui resistir a ideia de fazer mais uma gambiarra em casa e aqui vão algumas dúvidas:

1- Desejo colocar meu roteador wifi numa posição mais privilegiada em casa e o local em questão já tem até uma caixa de passagem vazia. Lá não tem nem energia por perto, daí me veio a ideia de enviar a energia já em 12V DC direto ao invés de levar os 220V AC. O motivo de levar os 12V é que em primeiro lugar a fonte vai estar ligada no nobreak e outro detalhe é a simplicidade de não enfeirurar ainda mais colocando um fonte pendurada ao lado do roteador. A questão é, preciso chegar no roteador com 12V 2.5A, qual a corrente minha fonte deveria ter na origem para compensar as perdas pela distância (20 metros aproximadamente)?

2- Também já é sabido que energia AC é mestre em causar interferências em redes de computadores, mas e DC? Ela tem o mesmo problema? Seria um problema passar 2 cabos de rede junto com o fio carregando os 12V DC? Ou vou ter uma interferência e perdas horrorosas?

Desde já obrigado a todos!

Postado

Para isso existe PoE: transferir energia pelo cabo de rede.

Mas pode usar um cabo comum similar ao da fonte do roteador. Corte o cabo da fonte dele e emende dos dois lados. Nada original. Liga  a fonte no no-break e leva o cabo até o roteador e lá emenda a ponta...

Não há problema com interferência.

• Membro VIP
Postado
  1. Se a distância for pequena, você pode injetar a tensão de 12 VDC usando adaptador PoE passivo (Exemplo) o problema é que nos passivos, a velocidade fica limitada a 100 Mbps.
  2. Correntes menores que 10 A, geralmente não causam interferência significante. A não ser que tenha baixa qualidade do cabo, tenha diversos cabos com maior corrente, etc.
  3. Se a distância crescer, é melhor usar um PoE Ativo. Neles a tensão é maior, permitindo menor corrente no par. Outro que gera vantagem é que comprando ou usando PoE Ativo é possível conseguir Gigabit e PoE.

Postado
Em 10/02/2023 às 14:52, arfneto disse:

Para isso existe PoE: transferir energia pelo cabo de rede.

Mas pode usar um cabo comum similar ao da fonte do roteador. Corte o cabo da fonte dele e emende dos dois lados. Nada original. Liga  a fonte no no-break e leva o cabo até o roteador e lá emenda a ponta...

Não há problema com interferência.

Eu só achei PoE para menos de 2A, para os 2.5A não encontrei. E a mesma espessura de cabo vai ter uma perda muito grande na corrente pela resistência do fio/distância.

3 horas atrás, dwatashi disse:
  1. Se a distância for pequena, você pode injetar a tensão de 12 VDC usando adaptador PoE passivo (Exemplo) o problema é que nos passivos, a velocidade fica limitada a 100 Mbps.
  2. Correntes menores que 10 A, geralmente não causam interferência significante. A não ser que tenha baixa qualidade do cabo, tenha diversos cabos com maior corrente, etc.
  3. Se a distância crescer, é melhor usar um PoE Ativo. Neles a tensão é maior, permitindo menor corrente no par. Outro que gera vantagem é que comprando ou usando PoE Ativo é possível conseguir Gigabit e PoE.

Indicaria algum PoE ativo que suporte mais que 2.5A em 12V e Gigabit?

Postado

Não pode mesmo só cortar o cabo do roteador e fazer duas emendas? Um cabo fininho duplo comum como o do roteador pode ser comprado por metro em alguns lugares. 

Não sei de cabeça de algum injetor nessa característica. É 2.5A parece super dimensionado... 

Postado
agora, arfneto disse:

Não pode mesmo só cortar o cabo do roteador e fazer duas emendas? Um cabo fininho duplo comum como o do roteador pode ser comprado por metro em alguns lugares. 

Não sei de cabeça de algum injetor nessa característica. É 2.5A parece super dimensionado... 

É um Archer Ax73 a fonte original dele é de 2.5A

• Membro VIP
Postado

Se precisar de mais corrente na ponta, teria que tentar trocar a fonte, se pensar em PoE Passivo. Eu acho que deve funcionar, sem a necessidade de troca de fonte.

Para correntes maiores e gigabit, tem que usar os protocolos Poe+ / Poe++, etc. O problema é que nesse caso geralmente se assume que o equipamento na ponta é PoE, você usa apenas o injetor e pronto. No seu caso, como não tem porta padrão PoE, tem que usar outro para separar e fica quase uma outra fonte, entende?

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, dwatashi disse:

Se precisar de mais corrente na ponta, teria que tentar trocar a fonte, se pensar em PoE Passivo. Eu acho que deve funcionar, sem a necessidade de troca de fonte.

Para correntes maiores e gigabit, tem que usar os protocolos Poe+ / Poe++, etc. O problema é que nesse caso geralmente se assume que o equipamento na ponta é PoE, você usa apenas o injetor e pronto. No seu caso, como não tem porta padrão PoE, tem que usar outro para separar e fica quase uma outra fonte, entende?

Sim sim eu compreendo, eu não achei foi o danado do equipamento com estas especificações. Se tiver algum com bom custo-benefício para indicar...

Postado

Não quer mesmo cortar o cabo da fonte e simplesmente elmendar o que falta passando pelo duro o cabo o com o cabo de rede já que tem o duto? Já fiz isso um certo número de vezes sem problemas 

:). 

Postado
5 minutos atrás, arfneto disse:

Não quer mesmo cortar o cabo da fonte e simplesmente elmendar o que falta passando pelo duro o cabo o com o cabo de rede já que tem o duto? Já fiz isso um certo número de vezes sem problemas 

:). 

Esse é meu sonho... Meu medo é a queda de tensão e corrente pela resistência do fio, causar falta de alimentação e danificar o roteador.

Postado

@hawkbraz As distâncias são pequenas e estamos falando de uns 50W. Se passar de uns 40/60 m deve comecár a se preocupar ocom o cabo de rede e não o de tensão.
Se a perda for grande e a tensão cair muito, mas muito mesmo, o roteador não vai liigar. Só isso.  Os LED acho que ficam ipiscando a 1Hz. E uma fonte dessas custa uns 40, Um multíimetro uns 30.

Já coloquei isso por exemplo atrás da piscina no fundo para dar uma cobertura melhor pro wifi. Sem problemas, com o ponto saindo atrás da palmeira e coberto por um balde invertido 😄 até arrumar uma canopla mais bonita

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!