Ir ao conteúdo

Por que o Windows 11 é tão mais lento do que o Windows 10?

Ir à solução Resolvido por John Frusciante,

Posts recomendados

Postado
26 minutos atrás, RM30 disse:

O windows 10 na minha experiência com ele tem praticamente o dobro do desempenho do Windows 11. Por quê?

Depende de sua configuração e da origem do download do Windows . O que você considera desempenho? Tempo de carregamento? Execução de jogos?

Postado

Você provavelmente está num hardware de entrada ou incompatível nativamente com o windows 11, aqui na minha configuração tenho mais estabilidade no 11 do que no 10, velocidade é a mesma.

Postado

Meu pc:

FX6300 

R7 240 2GB

Fonte: 650W

HDD 1TB Seagate e 500GB Seagate

@PedraX  Sim, carregamento e desempenho nos jogos. Eu sei que eu estou usando discos rígidos, mas o WIndows 10 no meu pc

é bem mais rápido do que o Windows 11.

17 minutos atrás, joe_federal disse:

Isso é bem Microsoft amigo.

Toda versão atual do Windows é sempre mais pesada que a anterior.

O Windows 7 no meu pc é mais lento do que o WIndows 10 pra algumas coisas como carregamento.

Postado

Por metodos oficiais seu PC nem instala o Windows... ele possivelmente não tem o TPM na placa-mãe e o processador não está na lista dos suportados...

Alem do mais.. no HD qualquer windows atual (10 ou 11) vai ficar lento mesmo... 

• Curtir 2
Postado
12 minutos atrás, RM30 disse:

Meu pc:

FX6300 

R7 240 2GB

Fonte: 650W

HDD 1TB Seagate e 500GB Seagate

@PedraX  Sim, carregamento e desempenho nos jogos. Eu sei que eu estou usando discos rígidos, mas o WIndows 10 no meu pc

é bem mais rápido do que o Windows 11.

O Windows 7 no meu pc é mais lento do que o WIndows 10 pra algumas coisas como carregamento.

Aqui está o problema, o HDD como unidade de boot é bem inútil. Eu consideraria a compra de SSD, assim seu PC vai voar mais rápido. Quantas RAM você tem? Essa é a ótima questão para saber a lentidão. Já sabendo que o 8GB RAM ou mais é uma experiência mais decente para trabalhar tranquilamente.

Isso é bem estranho o Windows 11 estar tão lento no meu PC. Sabendo que eu uso o Windows 11 no meu notebook não suportado, e o desempenho está ótimo, não é bem melhor nem bem pior que Windows 10.

Postado
15 minutos atrás, bngomes disse:

Por metodos oficiais seu PC nem instala o Windows... ele possivelmente não tem o TPM na placa-mãe e o processador não está na lista dos suportados...

Alem do mais.. no HD qualquer windows atual (10 ou 11) vai ficar lento mesmo... 

O Windows 10 no meu pc carrega totalmente desde a BIOS em 2 minutos, o Windows 11 leva 5 ou 6 minutos.

3 minutos atrás, Joao531 disse:

Aqui está o problema, o HDD como unidade de boot é bem inútil. Eu consideraria a compra de SSD, assim seu PC vai voar mais rápido. Quantas RAM você tem? Essa é a ótima questão para saber a lentidão. Já sabendo que o 8GB RAM ou mais é uma experiência mais decente para trabalhar tranquilamente.

Isso é bem estranho o Windows 11 estar tão lento no meu PC. Sabendo que eu uso o Windows 11 no meu notebook não suportado, e o desempenho está ótimo, não é bem melhor nem bem pior que Windows 10.

Minha RAM:

2 pentes de 4GB cada, DDR3

Postado
19 minutos atrás, bngomes disse:

não notei queda de desempenho por mudar do 10 pro 11... 

17 minutos atrás, Goner disse:

velocidade é a mesma.

Pra mim também está igual...

17 minutos atrás, RM30 disse:

FX6300

É... acho que parte do problema deve ser a gambiarra que precisou fazer para conseguir instalar. Não estou nem dizendo que o problema seja fazer a gambiarra em si, mas talvez o ISO que usou.

Postado

Eu utilizo o Windows 11 desde o dia 10/8/2022 no meu Notebook, e Utilizo o Windows 10 no meu PC de trabalho no escritório. Sou categórico em dizer que o Windows 11 pra mim, é tão rápido ou até melhor que Windows 10. Acredito que de fato seja o seu Hardware, geração do processar, etc...

Recomendo a leitura da matéria do Tecmundo abaixo, onde foi feita a comparação entre os 2 sistemas operacionais, nas mais variadas tarefas e situações:

https://www.tecmundo.com.br/voxel/259967-windows-10-windows-11-melhor-jogos-2023.htm

Postado
1 hora atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

Eu utilizo o Windows 11 desde o dia 10/8/2022 no meu Notebook, e Utilizo o Windows 10 no meu PC de trabalho no escritório. Sou categórico em dizer que o Windows 11 pra mim, é tão rápido ou até melhor que Windows 10. Acredito que de fato seja o seu Hardware, geração do processar, etc...

Recomendo a leitura da matéria do Tecmundo abaixo, onde foi feita a comparação entre os 2 sistemas operacionais, nas mais variadas tarefas e situações:

https://www.tecmundo.com.br/voxel/259967-windows-10-windows-11-melhor-jogos-2023.htm

Excelente artigo, muito obrigado. Pelo jeito o Windows 11 não foi desenvolvido para rodar em HDs. Tirando essa desvantagem, os dois sistemas são praticamente iguais. Vou esperar até pegar um SSD pra instalar o WIndows 11.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

Você esta certo, win 10 é mais ráp[ido que win 11.
O Windows 11 é mais seguro, em muitos processos ele criptografa as informações do núcleo de processamento, dificultando ou impedindo cyber crimes.
isto tem um custo de processamento, em alguma máquinas não é percebível, mas aparentemente em muitas maquinas a diferença é percebível.

Eu tenho dual boot na minha maquina, Lixux Mint e Win 11
Meu uso principal é no linux mint
Quando uso o win 11, parece que estou em baixo da água, clica depois de segundos abre e minha maquina é recente Ryzen 5 5600GT, RTX 3070, 16gb, NVMe 1tb
Considere avaliar uso do linux mint, para isto é necessário pesquisar se para suas necessidades há programas no linux, e se eles te atendem.

Abraço 

Postado

Boa tarde

minha configuração e de 2013 8Gb de ram, SSD 120, processador i7 3770k e ta normal...

Indico você colocar um SSD e rever as memórias se tem 4 coloca 8Gb.......

Postado

@Joao531 HD não é inútil, é mais lento.

@W46n3r concordo que o fato de rodar o Windows 11 em hardware incompatível/não recomendado é o que está por trás da lentidão.

Usei ambos em hardware suportado e não tive problemas nem diferença perceptível de desempenho.

• Membro VIP
Postado
Em 10/02/2023 às 14:31, RM30 disse:

O windows 10 na minha experiência com ele tem praticamente o dobro do desempenho do Windows 11. Por quê?

Bom dia a todos na discussão.

Não só com base na sua experiência amigo, mas objetivamente falando: o Windows 10 ainda é mais estável e tem melhor performance bruta do que o 11.

Em 10/02/2023 às 14:56, joe_federal disse:

Isso é bem Microsoft amigo.

Toda versão atual do Windows é sempre mais pesada que a anterior.

Isso até que resume bem a situação.

Infelizmente, é a regra desde o lançamento do Windows 8.1. A filosofia de desenvolvimento do sistema pela Microsoft se alterou demais desde então.

Em 10/02/2023 às 14:59, PedraX disse:

Depende de sua configuração e da origem do download do Windows . O que você considera desempenho? Tempo de carregamento? Execução de jogos?

Em discussões como a presente, normalmente se fala em estabilidade, mas o overhead de hardware também é uma realidade.

Overhead, caso alguém não saiba, é o nome que se dá à sobra de potência de determinados componentes de computador, que compensem a má otimização do programa ou sistema que se está tentando testar. Exemplo: Call of Duty Warzone é possivelmente o game competitivo mais mal otimizado da história, mas, com hardware potente o suficiente, é possível aproveitá-lo sem muitas dificuldades.

Embora o overhead de performance de alguns computadores compense a estabilidade objetivamente menor do Windows 11 em relação ao 10, as diferenças nesse aspecto ainda existem, e ficam mais perceptíveis quando se tenta os dois sistemas em hardware intermediário ou mais de entrada. Em suma, ter mais potência no hardware não torna o software melhor otimizado.

Em 10/02/2023 às 15:09, Goner disse:

Você provavelmente está num hardware de entrada ou incompatível nativamente com o windows 11, aqui na minha configuração tenho mais estabilidade no 11 do que no 10, velocidade é a mesma.

Discutir a compatibilidade do Windows 11, ao longo da vida útil desse sistema, revela um paradigma interessante.

Basicamente, o seu PC é considerado compatível com Windows 11 a depender da época do ano em que você instale. A Microsoft não se decidia muito nesse aspecto, do último ano e meio pra cá. Basta a popularidade do sistema cair alguns pontos percentuais que eles voltam atrás nos requisitos (e isso sim é inédito).

Em 07/04/2025 às 15:57, opuss disse:

@Joao531 HD não é inútil, é mais lento.

@W46n3r concordo que o fato de rodar o Windows 11 em hardware incompatível/não recomendado é o que está por trás da lentidão.

Usei ambos em hardware suportado e não tive problemas nem diferença perceptível de desempenho.

Boas ponderações.

Quatro cenários de comparação são possíveis:

1. Windows 11 em hardware suportado;

2. Windows 11 em hardware não suportado;

3. Windows 10 em hardware suportado (pelo 11);

4. Windows 10 em hardware não suportado (pelo 11).

A diferença de performance geral entre os cenários 1 e 2 é muito maior do que entre 3 e 4. Entre 2 e 4, a diferença também é perceptível, e isso não deveria acontecer. Isso revela que, se não maior performance bruta com o sistema mais recente, pelo menos mais estabilidade deveria ser a garantia, o que não é o caso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...