Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero dar um up no meu pc, mas n sei o que escolher, ja que ambos os lados me parecem vantajosos

O lado intel (LGA 1700) me parece vantajoso por ter suporte a 12 e 13 geração

Ja a AMD (AM4), me parece vantajoso pelo custo mais baixo que a intel e entregar desempenho semelhante, mas o AM4 não vai ter mais novos lançamentos de processadores, fico meio recioso em relação a isso. 

(Caso eu tenha falado algo errado, peço que corrijam-me)

Postado

eu vou de amd, investindo nesse am4 você tem opções de processadores muito bons pelos proximos 4 anos, pelo menos..

eu ja to no meu 2.o upgrade.. sai de um 2700, fui pra um 5700g... gastei somente nisso.. e permaneco com o mesmo setup desde 2019.. essa é a vantagem.. gastos pontuais, pc sempre atualizado

• Curtir 3
Postado

Cara a escolha depende de N fatores, como orçamento, utilização, geração do processador, o seu kit atual etc. mas uma coisa que eu posso te afirmar é que tanto Ryzen 5000 quanto os intel de 12° Gen ainda vão conseguir rodar todos os jogos da atualidade e os que ainda vão ser lançados pelos próximos 4-5 anos.

Postado

Se você tiver a possibilidade de ir de 12ª ou 13ª geração, eu sugiro ir com elas, principalmente se for investir em processadores mais caros. AM4 é uma boa se tiver orçamento limitado, pois temos várias opções de bons processadores relativamente baratos e com boa relação custo-benefício.

Postado

A questão do orçamento é o mais importante além dos objetivos desse uso do PC, porque na busca de um bom balanceamento da configuração é essencial saber qual a peça que vai dar "gargalo"(ou seja a parte mais fraca em desempenho do PC).

Postado
2 horas atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

Eu vou te Intel sempre. Tem um custo um pouco maior, mas que se reflete e melhor desempenho e menores temperaturas.

O que? A quanto tempo não monta maquina Intel? Ou simplesmente não conhece absolutamente nada de AMD?

Temperatura e consumo é o tendão de Aquiles da Intel praticamente... e já faz alguns anos que é assim.

A menos que esteja falando dos i3. Ai sim... esses são bem frios mesmo.

Postado
17 minutos atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

@W46n3r Ler um pouquinho, ajuda sempre a ponderar os prós e contras, qualidades e deficiências de cada modelo. Mas respeito sua opinião. 😉

https://www.terra.com.br/gameon/intel-ou-amd-qual-e-a-melhor-cpu-pra-comprar-em-2022,dbf9de7bc8061aba891262b50940ff3bhpjdqhmg.html

Eu cito PC World e você cita um artigo genério do Terra. Eu respeito sua opinião mas não a sua fonte

• Curtir 2
Postado

Se for só para jogos, a plataforma AM4 vai ser o melhor custo-benefício, o Ryzen 5800x3d vai aguentar todos os jogos pelos próximos 7 ou 10 anos . O Ryzen 5600 deve aguentar tudo até o final dessa geração em 2026 (?). Sobre o assunto, sugiro a leitura desse artigo: https://adrenaline.com.br/artigos/v/81714/quanto-tempo-dura-um-processador-testamos-10-anos-depois.

Agora se o orçamento for grande (10k pelo menos), aí já vale a pena meter bala nesses Intel de 13º. Principalmente se for usar o PC para TRABALHO, essa nova geração tem suporte a memórias de 6000MHz, isso em programas de produção faz muita diferença, fora a quantidade brutal de núcleos e threads dos novos I7 e i9. Além disso, o kit AM5 tá muito mais caro, o custo-benefício está do lado da Intel dessa vez

Em resumo...

Orçamento limitado: ir de AM4.

Orçamento ilimitado: ir de intel.

• Curtir 1
Postado

@Tio_Nick Os AMD AM4 Ryzen ainda vão durar muito. Não digo o mesmo da Intel que

está lançando um geração após a outra desde que sairam os Ryzen

e fracassaram feio na DDR5 sendo 3x mais caras e diferença pequena de desempenho e deixando os usuários esquecidos

Eu iria de AMD Ryzen por bater de frente até mesmo com alguns Intel 12xxx de AMD vai durar muito ainda.

O projeto da AMD AM5 vai ajustar o uso com DDR5 e corrigir o fracasso da Intel

provavelmente você pegaria um r5 mais pode ir de r7 já

A  Intel está ficando igual ao Android. Sempre fingindo atualizar para obsoletar e continuar faturando rápido 

na era dos FX AMD a Intel lança com pouca diferença de desempenho de um Intel para outro e sucateava

Postado

@alissomrex não faz muito sentido o que você disse, a AMD lança novos processadores na mesma frequência da Intel, a diferença é que a AMD manteve 4 gerações dentro de um mesmo soquete e plataforma, enquanto a Intel comumente mantem 2 gerações no mesmo soquete/plataforma.

A primeira geração Zen (AM4) veio em 2017, concorrendo contra a 8ª geração (LGA 1151), depois veio Zen+ (AM4) em 2018 contra a 9ª geração (LGA 1151), em 2019 saiu Zen 2 (AM4) contra a 10ª geração Intel (LGA 1200), e em 2020 foi lançada a arquitetura Zen 3 (AM4) e a Intel lançou a 11ª geração (LGA 1200). A AMD em 2021 e começo de 2022 ficou só com refresh de processadores AM4 e lançou também o 5800X3D, a Intel lançou a 12ª geração (LGA 1700), e por fim, no fim de 2022, vieram os Zen 4 (AM5) e a Intel lançou a 13ª geração (LGA 1700).

Claro que no começo a Intel saiu atrás, a 8ª e 9ª geração perdiam para os Ryzen na contagem de núcleos, mas a 10ª geração ficou parelha com a 3ª geração AMD, e depois a AMD trouxe a 4ª geração que só foi batida na 12ª geração, que foi uma boa geração Intel. Os novos processadores AM5 no máximo conseguem competir com a 12ª geração da Intel no nível de desempenho, e o custo da plataforma é muito mais alto, principalmente por causa da RAM DDR5 e preços das placas-mãe. A Intel teve que correr atrás do prejuízo no começo, mas agora é vez da AMD fazer o mesmo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...