Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Primeira vez montando uma configuração de PC e acho que ela poderia ser melhor.


Ir à solução Resolvido por Alexsandro Krzj,

Posts recomendados

Montei uma configuração com as seguintes peças:

 

placa-mãe MSI, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 - PRO B660M-P

Intel Core i5 13400 2.5GHz (4.6GHz Turbo)

Fonte Corsair CX750M, 750W, 80 Plus Bronze

Placa de Vídeo RTX 3060 ASUS Dual O12G V2 NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6

memória RAM Kingston DDR3 16BG (2x8) 1666MHz (Reaproveitado do PC antigo)

HD 1 tera, SSD 500 (Reaproveitado do PC antigo)

Valor total das peças: R$ 5.270,00 (Obs: ainda não efetuei a compra)

 

Minhas duvidas são:

A placa-mãe é compatível com o processador de gen 13th?

Vou ter um bom aproveitamento com as peças escolhidas?

Entre a GPU, CPU e placa-mãe, qual delas vai/poderia diminuir o rendimento do PC?

O que vocês mudariam nessa configuração tirando as peças reaproveitadas? (Pois pretendo comprar melhores)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, Goblin_SL disse:

memória RAM Kingston 16BG (2x8) 1666MHz

1666Mhz? você está falando de DDR3? as memórias RAM DDR4 começa em 2133Mhz, se for DDR3 não roda em nenhuma placa-mãe moderna. 

Sobre o Processador não faz sentido comprar o i5 13400, já que ele é mais caro por possuir gráficos integrados e tem o mesmo desempenho de um i5 13400F (que é mais barato), mas se seu objetivo for jogos um i5 12400F faz bem mais sentido em custo-benefício, e não perde muito para o i5 13400F em performance (além que existem processador da AMD como 5600 que se comparam com ele).

A fonte em questão é um pouco cara, fonte como a MSI MAG A650BN por 360 já aguentariam a config, mas se o seu objetivo é uma fonte modular, o preço está dentro do padrão.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Krzj Agradeço a explicação pois não tinha o conhecimento de que as mother boards modernas exigiam o mínimo de tecnologia DDR4, eu imaginava que ela so empregavam um limite máximo, que era as DDR5.

Em questão aos preço dos processadores, cheguei a conclusão que a variação de preço dos processadores em relação ao preço é mínima. Certamente um i5 12400F seria suficiente mas tenho a necessidade de que o processador seja de geração mais recente, e tendo isso em mente a variação de preço de um i5 13400 para um i5 13400F é mínima, tenho preferência em manter um processador com placa integrada e que seja da Intel, mas aprecio a sugestão.

Em relação a fonte, optei por uma 750w simplesmente por precaução e pouco conhecimento em saber o ideal para a configuração que escolhi pois nas especificações da GPU diz que a alimentação deveria ter no mínimo 650w.

 a placa-mãe escolhi simplesmente pelo preço que esta a R$ 619,99 e que parece processadores de gen 13th precisam de placas com LGA 1700.

 

 

image.png.26e72e0e8a1b6ece3fadf31a28c4f7eb.pngimage.png.e49e02f051685ed28df66ba56bc12f44.pngimage.thumb.png.e5bf5a90dc5c05fa6bb1a464efb3cf78.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!