Ir ao conteúdo

Ryzen 5 5500 com 2 cores e 4 threads?

Ir à solução Resolvido por Maycon D.,

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um processador via aliexpress de uma marca famosa que estava vendendo o mesmo em uma promoção de verão por 450 reais, o problema começou quando fui ver no cpu-z as especificações do mesmo..

No Windows ficou assim: 
image.png.b83d85649f90457becff6fb47ddad8a8.png 

E no CPU-z....
image.png.093bf8083ecf3735e628b6f2cf774add.png

Eu dei  uma boa olhada e aparentemente está afetando sim no desempenho da máquina, coisas como rodar dois emuladores utilizando um core separado já é o suficiente pra travar a máquina, eu verifiquei os dados e n estou achando erro algum

Me pergunto se o erro está em não formatar o meu computador para reinstalar o Windows com esse novo processador, ou até mesmo a BIOS com algum defeito

Cofig do PC: 
Ryzen 5 5500
placa-mãe B450M Gaming BR ASUS
2x8 Hyper x fury 2666mhz
SSD 480 kingston 
Powersuply Cossair VS550

Postado

@Maycon D. Chegou a verificar a lista de núcleos na BIOS ?

Geralmente na BIOS onde mostra os núcleos é para ficar "All", ou "Auto".

Mas se tiver outro tipo de midia de armazenamento, como HD ou SSD, faz o teste de formatar e instalar o Windows nele para ver se muda algo.

Esse processador é 6/12, então tem erro em algum lugar.

• Curtir 1
Postado

Não faz muito tempo que essa CPU foi lançada.

image.png.3be1b3022df0b776142c4839cada7494.png

Verifique a versão da sua BIOS.

Se ela for a versão 3604 ou inferior, pode ser esse o problema.

Fonte: 

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-5500

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-b450m-gaming-br/helpdesk_bios/?model2Name=PRIME-B450M-GAMING-BR

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Maycon D. disse:

Me pergunto se o erro está em não formatar o meu computador para reinstalar o Windows com esse novo processador

Não sei se precisa necessariamente formatar, mas passei por isso quando sai de um i3 3240 (2/4) para um 2620v3 (6/12)

no cpuz ficou apenas 2/4 mesmo com o 2620v3, e a pontuação dele era péssima, formatei e resolveu.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, ch4pol1n disse:

Não sei se precisa necessariamente formatar, mas passei por isso quando sai de um i3 3240 (2/4) para um 2620v3 (6/12)

no cpuz ficou apenas 2/4 mesmo com o 2620v3, e a pontuação dele era péssima, formatei e resolveu.

@ch4pol1n Boa observação. Então talvez uma reinstalação da CPU no gerenciador de dispositivos, funcione!

image.png.d98d16ae0af2bbfae695febe00363f6d.png

Outra coisa que pode ser feita também é subir outro OS para ver se ele detecta corretamente esses cores e threads.

Ex: Subir o Ubuntu via pendrive. 

• Curtir 1
Postado

Essa dica do Joe de desinstalar o processador em gerenciador de dispositivos ai eu recomendo, pode ser que resolve o seu problema.

Depois reinicia e veja se vai instalar de novo e estar tudo certo.

Postado

Calma, é muito comum acontecer isso com quem troca de processador, faz o que já foi falado e deixa a opção de cima(falsificação) como a ultima opção.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, joe_federal disse:

É o mais rápido para tirar a dúvida. O Linux não tem essa frescura de driver de processador — o que tem é relativo ao modo de economia de energia apenas. Rode lscpu no terminal para ver.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Maycon D. Chegou a verificar a lista de núcleos na BIOS ?

Geralmente na BIOS onde mostra os núcleos é para ficar "All", ou "Auto".

Mas se tiver outro tipo de midia de armazenamento, como HD ou SSD, faz o teste de formatar e instalar o Windows nele para ver se muda algo.

Esse processador é 6/12, então tem erro em algum lugar.

Eu dei uma olhada agora pouco e tá no auto mesmo, eu sabia que n podia ser as config da BIOS porque eu ando mexendo muito nela

9 horas atrás, joe_federal disse:

Não faz muito tempo que essa CPU foi lançada.

Verifique a versão da sua BIOS.

Se ela for a versão 3604 ou inferior, pode ser esse o problema.

Eu meio que tive um problema quando eu fiz o upgrade então eu baixei a atualização mais recente então n é esse o problema

9 horas atrás, ch4pol1n disse:

Eu vou tentar formatar depois de tentar outras soluções, tem muita coisa que eu tenho importante que n queria perder

9 horas atrás, joe_federal disse:

@ch4pol1n Boa observação. Então talvez uma reinstalação da CPU no gerenciador de dispositivos, funcione!

Outra coisa que pode ser feita também é subir outro OS para ver se ele detecta corretamente esses cores e threads.

Eu pensei em abrir outro sistema operacional e inclusive, porque n fiz isso vei, mds. Mas vou tentar tirar os drivers, achei estranho porque são muitos drivers só do processador. 
segue o anexo:
image.png.9a370e825f57086520535371fa701855.png

9 horas atrás, Eduardo disse:

Essa dica do Joe de desinstalar o processador em gerenciador de dispositivos ai eu recomendo, pode ser que resolve o seu problema.

Depois reinicia e veja se vai instalar de novo e estar tudo certo.

Vou fazer isso mesmo mano, se n resolver vou pro sistema operacional

9 horas atrás, 1lokos disse:

E não duvide de nada, continuam falsificando CPUs.

Intel Celeron G6900 vendido como i9-12900KS. 😛 

Eu acredito que n seja o caso, ele tá funcionando muito bem para ser um processador disfarçado, literalmente peguei 4.0ghz fazendo overclock, seria muito estranho o pc funcionar com um clock desse em um processador falso mais fraquinho, sem tirar que eu verifiquei com a loja e eles são confiáveis, mais de 6 anos no mercado fazendo vendas assim e 4.5 estrelas.. aí meio que no momento é inviável pensar em uma falsificação

8 horas atrás, Eduardo disse:

Calma, é muito comum acontecer isso com quem troca de processador, faz o que já foi falado e deixa a opção de cima(falsificação) como a ultima opção.

Exato man, eu tô tentando n pensar muito nisso de primeira

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

É o mais rápido para tirar a dúvida. O Linux não tem essa frescura de driver de processador — o que tem é relativo ao modo de economia de energia apenas. Rode lscpu no terminal para ver.

Eu devia ter iniciado logo com o linux porque eu tinha o pendrive na mão semana passada, eu meio que esperava que o processador fosse dar B.O no começo mas dei mole e achei que tava funcionando certinho

Valeu muito galera, vou aplicar aqui o que vocês me passaram, estou muito grato por ter esta ajuda, de verdade S2 

@joe_federal Fiz o teste do driver mas não tive nenhuma mudança, tô criando um pendrive bootavel para fazer o teste no linux.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Muito obrigado a todos que me ajudaram a identificar o problema, meu problema foi resolvido tirando o limitador do sistema, segue a solução:

1 - Abri Configurações do sistema pesquisando na barra de pesquisa do windows "msconfig"
image.png.dd7c87f926c3c852c9498a1ede5ffe78.png

2 - Com o sistema operacional em questão selecionado, entrei em configurações avançadas

image.png.a9617c910f1d2f7ba127323be20ed182.png

3 - Desmarquei a caixinha e reiniciei a máquina, após reiniciado abri o mesmo programa e marquei a caixinha novamente, porém selecionando todos os processadores (no meu caso, 12)

image.png.0769af40473e920b965c5bcf462da59b.png

E, pronto! Processamento desbloqueado! Mais uma vez, obrigado aos usuários que me ajudaram a ter uma ideia do que poderia ser :D

image.thumb.png.13936c66f8021f51aba9491e89850eb3.png

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Maycon D. disse:

3 - Desmarquei a caixinha e reiniciei a máquina, após reiniciado abri o mesmo programa e marquei a caixinha novamente, porém selecionando todos os processadores (no meu caso, 12)

Com a caixinha desmarcada era para detectar corretamente. Pode ser bug do Windows, bug do BIOS... por isso ver o que o Linux diz ainda seria interessante.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Marcos FRM disse:

Com a caixinha desmarcada era para detectar corretamente. Pode ser bug do Windows, bug do BIOS... por isso ver o que o Linux diz ainda seria interessante.

eu esqueci de atualizar no blog, mas eu fiz o teste no linux, identificou todos os processadores (no caso os 6/12)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...