Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Em um certo dia, eu quis utilizar o aplicativo WhatsApp em meu computador pessoal desktop. Para tanto, efetuei o procedimento padrão, qual seja: acessei o site do WhatsApp Web (https://web.whatsapp.com/) por meio do navegador Chrome em meu PC Desktop, momento em que apareceu a imagem de um QR Code na tela do PC. Na sequência, abri o aplicativo WhatsApp no meu celular, toquei naqueles três pontinhos verticais (Mais opções), depois em "Configurações", selecionei "Aparelhos conectados", toquei em "Conectar um aparelho" e, por fim, apontei a câmera de meu celular para a tela do PC, capturando o QR Code exibido na página do WhatsApp Web. A partir daí, pude conversar com meus contatos tanto pelo aparelho de telefonia móvel (celular), quanto por meio de meu computador pessoal (desktop), por meio do navegador Google Chrome, e do site WhatsApp Web.

Muito bem. Ocorre que, por esses dias, perdi meu telefone celular. Até aí tudo bem, porque, mesmo tendo perdido o aparelho telefônico, eu pude continuar conversando com meus contatos pelo computador, por meio do site do WhatsApp Web.

Agora começa o grande problema:

Ontem, inadvertidamente, cometi o grande equívoco de acessar as configurações do navegador Chrome e clicar em "Remover dados de navegação", ação esta que, "limpa o histórico, os cookies, o cache e muito mais".

Para minha surpresa, quando tentei novamente utilizar o WhatsApp Web para falar com meus contatos, por meio do navegador Chrome, no PC, não consegui. Foi-me exibida novamente aquela tela inicial da página do WhatsApp Web com o título "Use o WhatsApp no seu computador" e com a a imagem do QR Code, para que eu o capturasse novamente pela câmera do celular.

Ocorre que, como eu disse, perdi meu aparelho celular. 

Tal sequência de eventos, fez-me concluir que o fato de, em meu computador, nas configurações do navegador Google Chrome, ter eu removido os dados de navegação (limpado histórico, cookies, cache, etc.) foi o fator determinante para que o WhatsApp Web desconectasse de minha conta WhatsApp

Descobri que, no Windows 11, que é o que eu utilizo, os "dados de navegação" (cookies, cache) ficam no caminho "C:\Users\<nome_do _usuário>\AppData\Local\Google\Chrome\Users Data\Default\", onde há subpastas como "\Code Cache", "\Cache", e "\Network", sendo que, nesta última, há um arquivo chamado "Cookies".

Muito bem. Minha dúvida é: Uma vez conectando a conta do WhatsApp do celular ao WhatsApp Web, lendo o QR Code do site com o celular, quais são os dados de navegação (histórico, cookies, cache) que mantêm o site do WhatsApp Web conectado à conta do aparelho? Seriam os Cookies? Seria o Cache? Quais dos Caches? 

Pergunto isso porque necessito REVERTER O PROCESSO DE LIMPEZA DE DADOS DE NAVEGAÇÃO que fiz nas configurações do Google Chrome. Isto é, preciso RECUPERAR OS DADOS DE NAVEGAÇÃO DO NAVEGADOR GOOGLE CHROME no computador. 

Alguém, por favor sabe como fazer isso? Saberia dizer em qual pasta, subpasta e arquivo do Windows 11 ficam gravados os dados que mantém a conexão do WhatsApp Web com a conta do WhatsApp do aparelho celular?

Existe a hipótese de algum arquivo específico ter sido deletado? Neste caso, poderia eu tentar utilizar um daqueles programas de recuperação de arquivos deletados (Recuva, Undelete, etc.) para tentar trazer de volta o arquivo e, por consequência, restabelecer a conexão do Whatsapp Web com a conta Whatsapp do celular.

Ah, não defini nenhum ponto de restauração no painel de controle do Windows 11.

• Membro VIP
Postado

Boa noite. Não vejo nenhuma solução para limpeza de cache do Google. Mesmo que rode um recuva aí, pouco provável que consiga recuperar toda a pasta de cache do Google. Tente recuperar seu número de celular em um chip novo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...