Ir ao conteúdo

Não consigo usar toda frequência da memória RAM

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom Dia pessoal, minha situação é o seguinte :

comprei a memória RAM Corsair Vegeance 4GB DDR3 1600mhz, na hora de eu ligar o computador na parte da BIOS fala que ela é só 1333mhz, e quando aumento a frequência dela para ser 1600mhz o computador não reconhece ela.

O Estranho é que minha outra memória Corsair Value Select 4GB DDR3 reconhece como 1600mhz sem precisar trocar a frequência  para 1600mhz.

Minha configuração : Processador : AMD A8 7600

placa-mãe :    TGT A88-01

memória RAM : Corsair Vegeance 4GB 1600mhz CML4GX3M1A1600C9

Corsair Value Select 4GB 1600mhz CMV4GX3M1A1600C11

OBS: Tanto o processador e placa-mãe suportam memória com 1600mhz de frequência.  

Frequência da Memória ram.png

Postado

Bom dia. Acontece que sua nova memória só é compatível com 1600MHz através do perfil XMP, diferente da anterior que funcionava nesta frequência nativamente via JEDEC. Via JEDEC ela suporta apenas até 1333MHz, então por isso todo seu sistema fica limitado essa frequência.

Devido à simplicidade da sua placa-mãe, duvido que ela dê suporte para XMP, mas você pode tentar um overclock manual copiando as especificações do perfil XMP da nova memória, você pode verificar no CPU-Z na aba "SPD" selecionando o slot onde a memória está instalada, provavelmente verá um perfil chamado "XMP-1600". Mas nada garante que a sua outra memória que já funcionava vai funcionar bem forçando essa nova configuração. Por isso o ideal é sempre usar módulos iguais no PC, evita várias dores de cabeça.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Gustavo Carvalho Barbosa sim, exato, a configuração de memória do PC é nivelada para a frequência menor, que no caso é de 1333MHz. Você poderia tentar 1600MHz com overclock manual ou overclock via perfil XMP. O perfil XMP é um "overclock" que vem gravado no firmware da memória e os fabricantes anunciam a frequência do XMP como frequência nominal. Não era tão comum em memórias DDR3, mas é algo muito usado agora nas DDR4.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Boa Tarde, então achei essa memória RAM da Multi 4GB DDR3 1600mhz Modelo MM410, eu vi que ela não tem escrito XMP nas especificações dela nem no site do fabricante será que se eu comprar vai reconhecer os 1600mhz como JEDEC ?

E outra percebi que a tensão dela é 1.35v se eu colocar o computador reconhece ? Porque todas que eu usei tinha um padrão de 1.5v, fico agradecido se poder me responder.

Screenshot_20230226-160740.png

Screenshot_20230226-160746.png

Postado

@Gustavo Carvalho Barbosa acho que a informação da tensão está errada, no site da Multi dá a entender que ela trabalha a 1.5V (escreveram de forma errada 150V no site). Memórias que trabalham a 1.35V são as DDR3L, mas elas também podem ser usadas no lugar das memórias DDR3 comuns, pois também suportam trabalhar a 1.5V. Aparentemente elas suportam sim 1600MHz via JEDEC.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!