Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, nas ultimas semanas a energia aqui no meu bairro fica "piscando", não de apagar mas por exemplo a lampada do quarto fica mais fraca e volta pro normal. Minha fonte é uma DeepCool DA700N 700W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, DP-BZ-DA700N. Eu to correndo com tcc e to usando mesmo assim. Minha fonte aguenta essa oscilação ou o recomendado é eu desligar da tomada?
Obs: Uso um clamper

Postado

Boa noite!

Em nenhum caso é recomendado utilizar o computador em situações como essa. Porém tendo um bom filtro de linha já ajuda a proteger seu computador. Em questão de aguentar ou não a oscilação depende do motivo da queda de energia.

• Curtir 1
Postado

Fontes de energia Full Range conseguem trabalhar dentro dos limites de tensão de 100-240 V, então dá pra tolerar algumas oscilações. Mas esse tipo situação causa estresse aos componentes da fonte, e se isso for muito constante, pode afetar a vida útil da fonte e consequentemente a vida útil do restante do PC. Como sua fonte não tem um nível de qualidade adequado (está listada como Tier E nesta lista), se ela sofrer algum dano mais crítico e mesmo assim continuar "funcionando", ela pode oferecer risco ao restante do PC.

Esse tipo de situação na rede elétrica não é adequada nem pro seu PC nem para os outros equipamentos da sua residência, a conscessionária de energia deve ser informada sobre o problema e você e seus vizinhos devem exigir um reparo na rede elétrica.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

com o filtro, não há o q temer

E o que leva o Senhor a acreditar nisso? Até onde conhecemos, um filtro de linha não resolverá absolutamente nada nesse caso em particular. O que entra de energia é o mesmo que vai sair. A proteção será contra algum transiente e/ou surto de baixa intensidade dependendo da qualidade do mesmo. Acreditar que um filtro agirá como um nobreak ou um estabilizador de verdade (senoidal) nesse caso, pode ser fatal. Leia mais aqui:

Postado
44 minutos atrás, Mega Blaster disse:

E o que leva o Senhor a acreditar nisso?

no fabricante? porque a clamper é uma marca renomada.. se trata de um filtro de linha com marca e qualidade já aprovadas ai por inumeros testes.. se fossem os filtros q sao meras extensoes com led, diria nada..

45 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Até onde conhecemos, um filtro de linha não resolverá absolutamente nada nesse caso em particular.

so se for no seu caso ai em particular, porque eu mesmo já uso protetores clamper há anos e inclusive um deles, o iclamper 5 já me salvou uma vez.. então se a sua instalacao eletrica é deficitária, o problema não é do produto q incrementa uma protecao extra em conjunto com as protecoes minimas q se esperam em qualquer rede eletrica residencial decente.. ai como diz o ditado, o buraco é mais embaixo

49 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Acreditar que um filtro agirá como um nobreak ou um estabilizador de verdade (senoidal) nesse caso, pode ser fatal.

eu creio é q não existe almoco grátis!.. se a rede eletrica da residencia é comprometida e tem deficiencias ou não seguem as normas minimas exigidas pelos padrões recomendados, não será produto A ou B da marca C ou D q será salvador da pátria ou vilão.

Postado
19 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

porque a clamper é uma marca renomada.. se trata de um filtro de linha com marca e qualidade já aprovadas

Não questionei qualidade (nem marca) e sim, funcionalidade. Um filtro, como o próprio nome sugere, filtra ruídos da linha, protege contra surtos e transientes de baixo potencial, mas é incapaz de resolver quedas de tensão, sendo essa a crítica. Sugiro que o Senhor releia a postagem e o tópico do grande Mestre @faller para entender melhor o contexto. Não se sinta ofendido. Compreenda melhor o assunto. Filtro não resolve e nunca resolverá quedas de tensão. Simples assim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...