Ir ao conteúdo

Pode deixar marcado memória virtual automatica em SSD?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Uso windows 11 e vi pessoas falando para não deixar o arquivo de memória virtual o pagefile.sys no SSD por conta q aumenta o tamanho com o tempo e pode desgastar o SSD, posso deixar o windows gerenciar a memória virtual automaticamente que não estraga o SSD?

Postado

o SSD vai se desgastar de qualquer forma desde q você liga ele pela primeira vez, o que é inerente a qualquer outro eletrônico

então o q mais se fala a respeito é em relação ao espaco ocupado por esse arquivo, porém com SSDs cada vez mais baratos e maiores, não vejo sinceramente necessidade de se mexer nisso

• Moderador
  • Solução
Postado

@Iury900 Estando no automático ou no manual, o SSD irá se desgastar do mesmo jeito. Ignore esses comentários por ai pois tem muita gente que teima em falar o que não sabe quando se trata de vida útil de SSD. O SSD, assim como qualquer outra peça do computador, possui uma vida útil limita (afinal, nenhuma peça irá durar para sempre). O arquivo de paginação, os programas e os arquivos que você baixa, os arquivos temporários/de cache dos sites que você acessa, seus jogos, etc., tudo isso irá desgastar o seu SSD, não há escapatória. Porém, a vida útil do SSD é extremamente longa, e ele não irá pifar de um dia para outro se o arquivo de paginação estiver em automático ou não, diferente do que muita gente por ai alega.

Assista os vídeos abaixo:

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV então fico aliviado com sua resposta por que eu desativei o gerenciamento automatico de memória virtual do SSD do pc do meu irmão e ele foi jogar hogwart legacy e o jogo dele estava incrivelmente injogável muito stuttering e o pc dele é gamer mesmo e quando ativei o jogo estava fluido sem nenhum travamento e em casa tambem uso de SSD e meu gta online trava muito e da muito stutering andando dirigindo e eu desativei o gerenciamento de memória virtual automatico or que as pessoas na internet falava q diminuia a vida util do SSD ent fiquei com medo mas com sua resposta e o que vi no pc do meu irmão vou ativar o gerenciamento automatico e ver se ocorre o mesmo com o gta online pois também sou usuario de SSD e HD e meu gta 5 estão no SSD muito obrigado pela sua resposta vocês dois  muito grato

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Iury900 Se você está tendo muito problema de micro stuttering, é interessante tentar setar o arquivo de paginação para um valor fixo. Já vi casos onde isso resolveu esse tipo de problema.

Na tela de configuração da memória virtual, defina o valor para 1,5 vezes o valor da sua memória RAM em ambas as caixas.

Exemplo: Se você tem 8GiB de RAM, 1GiB é equivalente a 1024MB, logo 8GB são 8192MiB.

8192 * 1,5 = 12288.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...