Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, 

Estou estudando montar um novo PC Gamer, que usarei também para produtividade, nada pesado ou profissional, estou cotando algumas peças no Aliexpress de vendedores de confiança, observei que consigo comprar um I5 13400F por R$ 1050,00 usando cupons da loja e aqueles festivos, talvez no aniversário do Aliexpress consiga até por menos de 1.000,00, placa-mãe consigo achar 750M na casa dos 750,00,  mas acho que compensa comprar essa peça no brasil , já que tenho chances de ser taxado, vi na kabum uma MSI  PRO B660M-P por 619,00 acredito que se atualizar a BIOS conseguirei utilizar o 13400F.

Eu terei mais desempenho optando por um core i5 13400F + placa-mãe de entrada do que um Ryzen 5700X + aorus b550m elite? O Ryzen 5700X atualmente estou vendo preços no Aliexpress por 930,00 e a Aorus B550m já consigo encontrar na casa dos 580,00, essa até acredito que dê para fazer uma graça importando no aniversário do aliexpress e passar sem taxa, ou levar uma taxa de uns 80,00 (os que vi que foram taxados em São Paulo no mês de Fevereiro, giraram nesse valor médio)

Também vi um preço bacana no Ryzen 7600x no Aliexpress preços próximos do  13400f, mas o combo placa-mãe e memória DDR5 torna inviável, seja no Brasil ou na China.

Também usarei para emulação, antigamente a intel levava vantagem em relação a AMD, hoje em dia continua com mesma vantagem? Ou é tudo a mesma coisa? 

Enfim, o que é mais jogo comprar hoje no conjunto da obra, RX 5700x ou I5 13400?

Postado

Neste conjunto comparado... a Intel compensa mais, apesar de ser um pouco mais caro. Coloca na conta também um Air decente. Com o 5700X poderia usar um cooler mais humilde.

A maior vantagem da AMD seria a capacidade de fazer up no futuro sem trocar placa-mãe, mas como estamos falando de AM4... o máximo que conseguiria é um 5800X3D.

Postado
1 hora atrás, W46n3r disse:

Neste conjunto comparado... a Intel compensa mais, apesar de ser um pouco mais caro. Coloca na conta também um Air decente. Com o 5700X poderia usar um cooler mais humilde.

A maior vantagem da AMD seria a capacidade de fazer up no futuro sem trocar placa-mãe, mas como estamos falando de AM4... o máximo que conseguiria é um 5800X3D.

Cara o Intel 13400f(Atualizar para o i7 13700 ou i9 13900 depois vai sair mais caro que tudo) será o último deste socket LGA 1700, se for falar em longevidade compensa pegar o 7600, porém as placas AM5 ainda estão uma fortuna. Como provavelmente ele vai pegar o 13400f com uma placa-mãe DDR4 ainda, então na minha opinião vai de 5700x com uma placa-mãe de menos de mil reais b550( para aproveitar o suporte PCI 4.0), ou espera as AM5 baratearem e já pega a geração 7000 que terá suporte no socket até 2026 ou 2027 por ai e já são DDR5. Ou aproveite que a b550 já manda de cara o 5800x3D e seja feliz por alguns anos.

Postado

Para o "PC Gamer" o 5700X entrega mais FPS.

O Hard'Unb' fez um comparativo entre os dois, "ganha" o 5700X.

O 13400F só consegue superar o Ryzen 5600 (sem X) com VGA high end.

• Curtir 2
Postado
20 minutos atrás, 1lokos disse:

Para o "PC Gamer" o 5700X entrega mais FPS.

O Hard'Unb' fez um comparativo entre os dois, "ganha" o 5700X.

O 13400F só consegue superar o Ryzen 5600 (sem X) com VGA high end.

Interessante. Achei que o 13400f sendo melhor em single-core seria também melhor em jogos... e até é, mas só nos jogos mais antigos.

Postado
50 minutos atrás, W46n3r disse:

Interessante. Achei que o 13400f sendo melhor em single-core seria também melhor em jogos... e até é, mas só nos jogos mais antigos.

Em multitarefas o 13400F ganha em todos os cenários por ser um processador de 10 núcleos enquanto o 5700x possui 8 núcleos.

Em jogos o desempenho é muito parecido mesmo utilizando uma RTX 3080 em 1080p. O 13400F levou pequena vantagem na maioria dos 15 jogos, perdeu apenas no CS, Dota2 e Valorant

Obs: parece que na 14a geração a Intel ainda manterá o socket LGA 1700

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Joao531 disse:

Isso é bem esperado para Intel. Já que ela costuma lançar o novo soquete depois de 2 gerações da série de processador.

Por isso sempre falo não espere longevidade da Intel. AMD há anos tem mais longevidade. Hoje AM4 ou 13 terceira geração Intel irão morrer em 1 ano por ai. Longevidade só pegando AM5. Por isso não acho que compense pagar mais caro na décima terceira geração para jogos, se conseguirá bons desempenho com 5700x, 5800x e 5800x3D.

Postado
1 hora atrás, W46n3r disse:

entre Hardware Unboxed e esse NJTech, acho que confio mais no HU.

Até que o resultado final - média de vários jogos; foi similar nos dois testes, como ambos incluíram o CS:GO, cuja diferença a favor da AMD é  +10-15% dependendo da VGA; melhora o resultado médio da AMD. 

Destes testes de YT o mais curioso foi do Peperaio com o Ryzen 5600, quando esse CPU foi lançado em 2022 ele testou e os resultados ficaram abaixo do i5-12400F (para jogos), porém esse ano refez os testes e desta vez deu uma vantagem significativa para o 5600, a desculpa foi de que ... os jogos foram otimizados. 😜 

A também o fato que no BR o 5700X é uns R$ 100,00 mais barato que o i5-13400F, e similar no Tio Alli onde o 5700X sai por ~R$ 950,00.

• Curtir 1
Postado

Li uma reportagem no mês passado(postado aqui no forum) que o Meteor Lake(14a geração) seria apenas um refresh da 13a geração com algumas melhorias e por isso ele viria no mesmo socket LGA1700. A reportagem falava que a grande mudança da Intel, inclusive em 4nm, viria apenas na 15a geração que tambem iria utilizar o novo socket LGA 1851 e exclusivamente memória DDR5...

• Curtir 1
Postado

Confesso que fiz o tópico mais para confirmar minha convicção no 13400f

Mas nesse período eu aproveitei para vasculhar o YouTube e sites de comparações, eu tinha a impressão que nos primeiros reviews tinha imensa vantagem em relação ao 5700X   mas os últimos que vi são bem parelhosem multitarefas a vantagem do 13400 ainda é um pouco significativa, porém o conjunto da obra acho que talvez seja mais jogo optar pela Amd

O que está me deixando meio que cabreiro é essa história da receita estar barrando tudo que vem de fora, porque se for comprar aqui no Brasil processador acho que deveria optar pelo 5600 já que em jogos a perda é baixa.

Postado

Sim, em jogos não há necessidade de ter um processador com mais de 6 núcleos.

Para multitarefas, renderização, etc, um processador com mais núcleos vai ajudar e neste caso o 13400F fica em vantagem por ter 10 núcleos.

Para jogos a diferença é praticamente insignificante, os jogos não são otimizados para utilizar mais que 6 núcleos...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...