Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo devo pegar até R$ 3000 ?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

@JotaCF Obrigado, já decidi que vou adquirir essa fonte da MSi mesmo, porém, ainda não decidi sobre a placa de vídeo, achei que já tinha resolvido, mas o amigo trouxe a questão da VRAM de 8GB da RTX 3060 Ti não ser suficiente e voltei a ter dúvidas... Pelo menos em relação a marca da placa de vídeo também já estou decidido!

Postado

Sugestão, se ir na dica do Vram vai na RTX3060 12GB se o preço bater e beliscar o bolso, se quer AMD veja as RX6700XT que o custo-benefício delas  é fenomenal e é 12GB, até logo to indo pra ela também.

10 ou 12GB Nvidia, o preço delas nesse momento está absurdo, no momento.

Postado

@Eduardo Eu queria ficar nas NVIDIA, eu sei que as AMD tem o custo melhor, mas eu prefiro NVIDIA, eu sinto mais confiança na tecnologia deles, e eu não me importo de pagar a mais por placas deles.

Eu encontrei a RTX 3060 12GB da GALAX na amazon por 2.899,00 em até 10x de 289,90 sem juros, não sei se é porque eu me acostumei aos preços das placas desses últimos anos, mas eu não achei muito caro, e é um valor que no momento cabe no meu bolso, porém, eu fiquei com dúvidas em relação a versão normal e a Ti, pois a RTX 3060 Ti da GALAX na amazon também, eu encontrei por R$3.142,43 Em até 10x R$ 314,27 sem juros e pela diferença ser pouca, acreditava que valia mais a pena a versão Ti, mas ai levantaram a questão da VRAM, que atualmente as placas tem que ter 10GB de VRAM no mínimo, pois os jogos estão pedindo bastante. Agora talvez eu esteja mais em dúvida do que antes de fazer o post... kkkkkk

Vale lembrar também que tem uma RTX 3060 12GB DA PALIT por 

R$2.676,37 Em até 10x R$ 267,70 sem juros, mas levando em consideração o valor de cada parcela, acredito que pra mim vale mais a pena a da GALAX devido a quantia de anos de garantia, que é maior e que já disseram que o suporte da GALAX é muito bom.

Postado

Pois é, ai você que manda.

3060TI pra bater de frente com ela e vram maior, a RX6700xt que tem 12GB, que chega a ser melhor que a 3060ti em alguns jogos, mas como você quer Nvidia desce um pouco e fica na RTX 3060 de 12gb, pois acho que só a RTX3080 que tem 10GB, porém é muito cara, nvidia judia um pouco dos usuários.

Ou se quiser arriscar e deixar pra lá pega a 3060ti mesmo, mas avisado foi, depois se arrepender pode ser tarde, eu mesmo tive que fazer uns 2 investimentos em placas de vídeo diferentes pra entender isso, muita gente da opinião na teoria, lendo, vendo vídeos e etc, mas testar pessoalmente é outra coisa, se eu tivesse a mentalidade que eu tenho hoje, eu teria na primeira troca colocado a RX6700xt, e não passado pelas duas vgas que eu passei., que são boas, ótimas, mas preciso de vram!

Postado
19 minutos atrás, HenriqueV5 disse:

Terceira opção: esperar pelo lançamento das 4060 e 4060ti. :thumbsup:

Ótima opção também!

Postado

A RTX 3060ti mesmo tendo apenas 8Gb ela ainda será uns 20% superior a RTX 3060 12Gb.

Numa situação onde a vram estoura os 8Gb, o jogo vai alocar na memória RAM as informações menos importantes sem comprometer tanto assim o jogo a ponto da performance ficar abaixo da RTX 3060 12Gb...

Postado

@Malbeck. Eu pretendo comprar um monitor também, além da placa de vídeo, pra enfim sanar a minha dúvida, você acha que vale investir num monitor de 27" 144hz com QHD visando uma das RTX 3060, ou você acha que compensa mais eu investir em um monitor 24" 165hz FHD visando as mesmas placas? Eu atualmente sou do FHD, só que eu uso o meu PC numa TV de 42", não fica muito bonito qualquer coisa, ainda mais com a minha placa de vídeo atual, e nunca usei nada em QHD... Acho que posso ficar no FHD por mais um bom tempo, com um monitor de 24". Dito isso, visando a longevidade, eu acredito que talvez compensasse mais a RTX 3060 12GB com um monitor de 27" 144hz, porque assim eu evito de ter que trocar qualquer um dos 2 em um bom tempo, a não ser que vocês me digam que vale mais a pena me manter no FHD e comprar o monitor de 24" FHD mesmo... Eu quero apenas comprar esses 2 produtos pra ter uma boa qualidade nos jogos e que durem por muitos anos, fazendo com que eu demore o maior tempo possível pra trocar qualquer um dos 2.

@HenriqueV5 Acho que essa é a call mesmo... Será que vem muito mais cara que as 3060? porque se for no maximo uns 500 a mais, acho que vou controlar a ansiedade e esperar mesmo... É que eu tava esperando ansiosamente acabarem as parcelas do meu processador + placa-mãe pra trocar a placa de vídeo, e mês que vem já acaba, então no dia 25/03 agora eu já ia comprar a placa.

Postado
28 minutos atrás, LeonBSC disse:

@Malbeck. Eu pretendo comprar um monitor também, além da placa de vídeo, pra enfim sanar a minha dúvida, você acha que vale investir num monitor de 27" 144hz com QHD visando uma das RTX 3060, ou você acha que compensa mais eu investir em um monitor 24" 165hz FHD visando as mesmas placas? Eu atualmente sou do FHD, só que eu uso o meu PC numa TV de 42", não fica muito bonito qualquer coisa, ainda mais com a minha placa de vídeo atual, e nunca usei nada em QHD... Acho que posso ficar no FHD por mais um bom tempo, com um monitor de 24". Dito isso, visando a longevidade, eu acredito que talvez compensasse mais a RTX 3060 12GB com um monitor de 27" 144hz, porque assim eu evito de ter que trocar qualquer um dos 2 em um bom tempo, a não ser que vocês me digam que vale mais a pena me manter no FHD e comprar o monitor de 24" FHD mesmo... Eu quero apenas comprar esses 2 produtos pra ter uma boa qualidade nos jogos e que durem por muitos anos, fazendo com que eu demore o maior tempo possível pra trocar qualquer um dos 2.

@HenriqueV5 Acho que essa é a call mesmo... Será que vem muito mais cara que as 3060? porque se for no maximo uns 500 a mais, acho que vou controlar a ansiedade e esperar mesmo... É que eu tava esperando ansiosamente acabarem as parcelas do meu processador + placa-mãe pra trocar a placa de vídeo, e mês que vem já acaba, então no dia 25/03 agora eu já ia comprar a placa.

É claro que vai vim mais cara, a Nvidia não vai perder a oportunidade de faturar uma grana em cima dos lunáticos por upgrade. Muita gente vai vender suas 3060, 2060 para comprar a 4060, levando em consideração que além da maior potência, virá também um upgrade de VRAM (especulação).

Mas creio eu que o preço deve normalizar após 1 ou 2 meses depois do lançamento, ou na Black Friday. 

Eu chuto que ela deve vim custando uns 4k. Deve sair umas 3 versões, não sei se vão lançar as 3 ao mesmo tempo, mas deve vim uma 4060ti, uma 4060 normal e uma 4060 capada. 

Postado

@HenriqueV5 Acho que eu não dou conta de esperar mais... Já estou na espera e expectativa de troca a mais de um ano... Minha placa de vídeo atual é uma GTX 1060 3GB, eu consigo rodar qualquer coisa no meu pc sem problema, mas os jogos mais recentes só consigo rodar no minimo, um exemplo é o Hogwarts Legacy, eu rodo ele com tudo no mínimo e ainda roda entre 50-60fps, sou muito grato de poder jogar o game tão perto do lançamento, mas confesso que a falta de desempenho tá estragando minha experiencia com o game, e provavelmente vai começar a estragar a experiencia com mais games que vou querer jogar no futuro. Eu devo ter jogado nem 1/4 do jogo ainda, e queria pelo menos jogar metade dele com uma placa nova, pra eu sentir a diferença e ter uma experiencia melhor, e se eu for esperar pelas 4060, eu vou querer esperar pra comprar na Black Friday, e isso são pelo menos uns 8 meses de espera, e é muita coisa...

Acredito que com certeza a melhor opção seria esperar mesmo pelas 4060, comprar na Black Friday e potencializar meu gasto, pagando pouco e tendo muitos anos de longevidade com a placa, mas ao mesmo tempo, não quero esperar tanto mais pra poder trocar de placa... Ainda que a minha placa fosse um pouco melhor, talvez eu conseguisse, mas é que realmente agora eu to sentindo as coisas apertarem quando se trata de desempenho...

Enfim, obrigado pela ajuda e pela resposta, me desculpa se eu falei demais e tomei muito do seu tempo... kkk

Postado
40 minutos atrás, LeonBSC disse:

@HenriqueV5 Acho que eu não dou conta de esperar mais... Já estou na espera e expectativa de troca a mais de um ano... Minha placa de vídeo atual é uma GTX 1060 3GB, eu consigo rodar qualquer coisa no meu pc sem problema, mas os jogos mais recentes só consigo rodar no minimo, um exemplo é o Hogwarts Legacy, eu rodo ele com tudo no mínimo e ainda roda entre 50-60fps, sou muito grato de poder jogar o game tão perto do lançamento, mas confesso que a falta de desempenho tá estragando minha experiencia com o game, e provavelmente vai começar a estragar a experiencia com mais games que vou querer jogar no futuro. Eu devo ter jogado nem 1/4 do jogo ainda, e queria pelo menos jogar metade dele com uma placa nova, pra eu sentir a diferença e ter uma experiencia melhor, e se eu for esperar pelas 4060, eu vou querer esperar pra comprar na Black Friday, e isso são pelo menos uns 8 meses de espera, e é muita coisa...

Acredito que com certeza a melhor opção seria esperar mesmo pelas 4060, comprar na Black Friday e potencializar meu gasto, pagando pouco e tendo muitos anos de longevidade com a placa, mas ao mesmo tempo, não quero esperar tanto mais pra poder trocar de placa... Ainda que a minha placa fosse um pouco melhor, talvez eu conseguisse, mas é que realmente agora eu to sentindo as coisas apertarem quando se trata de desempenho...

Enfim, obrigado pela ajuda e pela resposta, me desculpa se eu falei demais e tomei muito do seu tempo... kkk

Sei como é.

Compra logo antes que se arrependa kkkk. Quando você tiver rodando tudo no alto não vai querer nem pensar mais nisso. 

Boa sorte e um forte abraço hétero!

• Haha 1
Postado
45 minutos atrás, LeonBSC disse:

Tenho uma 3060 TI e um R5 3600, o jogo vai ser instável independente da sua configuração. Mesmo que troque de GPU você vai poder aumentar os gráficos mas as travadas e quedas de frames vão continuar pois isso é culpa do próprio jogo, não do seu setup. Ainda aconselho o upgrade mas não por causa de um único jogo

• Curtir 1
Postado

Como já falado, a RTX 3060ti 8Gb será mais forte que a RTX 3060 12Gb em qualquer cenário.

Mesmo numa situação hipotética que você venha a rodar um jogo em QHD com gráficos no talo onde a VRAM extrapola os 8Gb, ainda assim o maior poder gráfico da 3060ti vai te gerar mais FPS do que a 3060 12Gb.

• Curtir 1
Postado

@HenriqueV5 kkkkkkk, valeu meu mano, agradeço mt mesmo pela ajuda.

@Goner O upgrade não é por causa do jogo, eu apenas quero esperar pra zerar o jogo quando eu trocar a placa, eu quero trocar a placa de vídeo desde o ano passado, pra passar a rodar alguns outros jogos com o gráfico alto também, e pra atingir mais FPS em alguns jogos competitivos que eu jogo... A diferença em relação ao Hogwarts Legacy em específico, é que ele foi o único jogo até agora em que a minha experiência foi "estragada", e não foi por conta dos travamentos e problemas desse tipo, é mais por conta do visual mesmo, as magias, renderização das texturas e personagens, esse tipo de coisa, porque os outros jogos que meu PC roda, mesmo que em qualidade baixa, ainda assim não fica "bugado" o visual das coisas, fica mais natural, eu não sei explicar direito, mas acredito que é por conta desses outros jogos serem mais antigos que o Hogwarts, e por isso eu não tenho sentido o mesmo com eles.

@gutopereira Mas a longo prazo, entre 5 a 10 anos, você acha que qual delas vai envelhecer melhor, a normal ou a Ti? Porque sinceramente eu só pretendo rodar qualquer jogo em FHD pelos próximos anos, e uma diferença de 10 a 20 FPS não faz diferença pra mim, desde que qualquer jogo singleplayer rode acima de 60FPS e eu consiga rodar os jogos multiplayer acima dos 144FPS.

Postado
2 horas atrás, LeonBSC disse:

@Malbeck. Eu pretendo comprar um monitor também, além da placa de vídeo, pra enfim sanar a minha dúvida, você acha que vale investir num monitor de 27" 144hz com QHD visando uma das RTX 3060

QHD sem duvidas, o jogo fica mais bonito, você tem mais vantagem nos jogos FPS, você ve mais longe, com mais detalhes, mas lembrando, se pegar placa de vídeo de 8gb vai ter uma certa dor de cabeça em alguns jogos, vai ter que toda hora ficar baixando os gráficos para baixar o uso da nvram para não ficar aquela travasseira. quem puder comprar QHD hoje recomendo demais, é uma evolução, tipo trocar de um celta pra um Chevrolet Cruze Sport 6.

Postado

@Eduardo kkkkkk, eu imagino que deve ser mt diferente mesmo, lembro quando passei dos 720 pro 1080... Então, dos monitores que achei, esse https://www.amazon.com.br/Monitor-Pichau-Centauri-FreeSync-PG-CTR-BL01/dp/B0B6XZNQG9/ref=asc_df_B0B6XZNQG9/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379787187059&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=715956152685636540&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001754&hvtargid=pla-1718472374346&psc=1 é o que mais cabe no meu bolso, sabe se é uma boa? Não conheço bem os produtos da Pichau. Se não for uma boa ou se não souber se vale a pena, poderia me recomendar algum que não fuja muito dessa faixa de preço? Eu gostaria de um QHD de 144hz, que seja no máximo de 27" (caso tenha algum q fuja desse tamanho).

Postado

Olha, eu iria fácil, um top com painel ips pode sair até o dobro de preço.

eu to usando esse da assinatura, de 27'' também paguei 1500, vai variar de monitor pra monitor os paineis VA, um vai ter mais qualidade, outros não, veja bastante vídeo no youtube sobre ele, vários reviews desse monitor no youtube, pra fechar sua opinião, vai ser melhor do que a gente te passar aqui algo sobre ele, preferencialmente pega usuários desse monitor se achar..

Postado

@Jaime Penna A minha configuração atual está informada no perfil, mas segue abaixo:

-placa-mãe: B550M AORUS ELITE;

-PROCESSADOR: AMD Ryzen 5 5600X;

-PLACA DE VÍDEO: GTX 1060 3GB;

-MEMÓRIA: 16GB DE RAM 2X XPG Spectrix D50, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4;

-AIR COOLER: RISE MODE Z4;

-FONTE: 500W (PRETENDO TROCAR POR UMA Fonte MSI MPG A750GF, 750W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo, Bivolt, Preto).

@Eduardo o monitor que você mencionou é esse Concórdia Gamer K270Q 27'' 2k 165 Hz 1 Ms? Se for, recomenda? achei ele na Kabum por R$1319,00 https://www.kabum.com.br/produto/422030/monitor-concordia-gamer-k270q-27-2k-wq-HD-165hz-1ms-HDMI-dp?gclid=Cj0KCQiA0oagBhDHARIsAI-Bbgd7gXNPF1jF58h5R4TpfmzAs7aPffKFUA0_hU_zsoR_aJpKN_1bhWAaAjXLEALw_wcB

• Solução
Postado
1 hora atrás, Eduardo disse:

QHD sem duvidas, o jogo fica mais bonito, você tem mais vantagem nos jogos FPS, você ve mais longe, com mais detalhes, mas lembrando, se pegar placa de vídeo de 8gb vai ter uma certa dor de cabeça em alguns jogos

Aqui nesse comparativo todos os 10 jogos estavam em QHD com gráficos no Ultra e mesmo assim em nenhum deles a VRAM extrapolou os 8Gb, nem mesmo no Cyberpunk.

Jogando em QHD, a maioria desses jogos mal ultrapassaram os 60 FPS. Como já falaram aí em cima a RTX 3060 é placa para FHD...

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Eu estava pesquisando nas últimas 2 horas os monitores, e baseado nas opções que cabem no meu bolso, ou eu arrisco num monitor 27" 144hz 1ms de marcas não consolidadas que muita gente reclama de coisas diferentes, ou eu vou no monitor SAMSUNG ODYSSEY G3 24" 165hz 1ms FHD, que é de uma marca muito conhecida e o preço dele está bom... Então eu decidi que vou me manter no FHD mesmo, porque além de ser uma escolha segura de monitor, acredito que a RTX 3060 Ti vai durar mais tempo, sem que eu sinta a necessidade de upgrade por um longo período, que é o que eu mais prezo para essas escolhas. E como me manterei no FHD, acredito que a VRAM da 3060 Ti não será uma preocupação por um bom tempo também.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, gutopereira disse:

Aqui nesse comparativo todos os 10 jogos estavam em QHD com gráficos no Ultra e mesmo assim em nenhum deles a VRAM extrapolou os 8Gb, nem mesmo no Cyberpunk.

Jogando em QHD, a maioria desses jogos mal ultrapassaram os 60 FPS. Como já falaram aí em cima a RTX 3060 é placa para FHD...

Teorias, teorias e teorias, muito fácil pegar testes no youtube e postar nos foruns, não estou criticando, mas está cheio de videos ai mostrando uma coisa diferente do que é, talvez para alavancar as vendas de tal peça.

Eu por acaso to jogando aqui e bateu, to em 2K, bateu 8gb, não adianta falarem que é tarkov e blá blá blá, varios jogos dão isso, tenho duas maquinas aqui em casa com 6600xt em ambas e acontece o mesmo, já usou nvidia e agora AMD, Cyberpunk ATINGE sim os 8GB e tem que ficar baixando alguns gráficos para descer a nvram para não dar algumas travadinhas

Eu repito, teoria é teoria, prática é prática, ninguém vai me provar o contrário com teorias, olha oa nvram ai extrapolando.

image.thumb.png.bb9ab02a35931f018dffe48c98382907.png
baixando um pouco

image.thumb.png.4dc8cbae261a87cb8ad40ec8956e967f.png

Postado

VRAM é uma coisa que o jogo vai comendo com o tempo, fica 1 hora no cyberpunk pra você vê se o frametime não vai cair. Quando isso acontece, é porquê a placa teve que chupar memória RAM, que é mais lenta.

2 horas atrás, LeonBSC disse:

@gutopereira Eu estava pesquisando nas últimas 2 horas os monitores, e baseado nas opções que cabem no meu bolso, ou eu arrisco num monitor 27" 144hz 1ms de marcas não consolidadas que muita gente reclama de coisas diferentes, ou eu vou no monitor SAMSUNG ODYSSEY G3 24" 165hz 1ms FHD, que é de uma marca muito conhecida e o preço dele está bom... Então eu decidi que vou me manter no FHD mesmo, porque além de ser uma escolha segura de monitor, acredito que a RTX 3060 Ti vai durar mais tempo, sem que eu sinta a necessidade de upgrade por um longo período, que é o que eu mais prezo para essas escolhas. E como me manterei no FHD, acredito que a VRAM da 3060 Ti não será uma preocupação por um bom tempo também.

Esse monitor é top, estou de olho nele faz um tempo.

Mas acho que só vou poder pegar ele ano que vem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...