Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo devo pegar até R$ 3000 ?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado
9 horas atrás, Eduardo disse:

Teorias, teorias e teorias, muito fácil pegar testes no youtube e postar nos foruns, não estou criticando, mas está cheio de videos ai mostrando uma coisa diferente do que é, talvez para alavancar as vendas de tal peça.

Eu por acaso to jogando aqui e bateu, to em 2K, bateu 8gb, não adianta falarem que é tarkov e blá blá blá, varios jogos dão isso, tenho duas maquinas aqui em casa com 6600xt em ambas e acontece o mesmo, já usou nvidia e agora AMD, Cyberpunk ATINGE sim os 8GB e tem que ficar baixando alguns gráficos para descer a nvram para não dar algumas travadinhas

Eu repito, teoria é teoria, prática é prática, ninguém vai me provar o contrário com teorias, olha oa nvram ai extrapolando.

image.thumb.png.bb9ab02a35931f018dffe48c98382907.png
baixando um pouco

image.thumb.png.4dc8cbae261a87cb8ad40ec8956e967f.png

Mas estava rodando a quantos FPS? Você não colocou na sua print... 

Porque a RTX 3060 12Gb estava rodando Cyberpunk a 37 FPS, ou seja se você quiser aumentar um pouco isso então vai precisar baixar os gráficos e consequentemente o uso da VRAM vai diminuir junto...

Se você for jogar outros jogos mais leves que chegariam nos 144 FPS como o CS, certamente o uso da VRAM não vai chegar nem perto dos 8Gb.

Jogos pesados que utilizam muita VRAM, se for jogar em QHD você não vai conseguir deixar os gráficos no talo simplesmente porque a RTX 3060 não vai conseguir manter os FPS em 60.

Além disso, mesmo que ultrapasse um pouco os 8Gb(no seu caso a vram foi 8.031Gb), essas informações que acabam sendo alocadas na memória RAM são as menos importantes e isso não irá causar nenhuma perda de performance significativa. Provavelmente isso só começaria a atrapalhar a experiência do jogo com a VRAM mais alta, talvez próximo dos 10Gb, e isso só vai acontecer jogando em 4K o que é inviável  para uma 3060...

Postado

Eu jogo a 60Fps, nada mais que isso, nãao preciso, isso de não perder performance se passar de 8gb não confere e não concordo! não é assim que acontece!

se queis a taxa de quadros, ai na imagem.
image.thumb.png.b0c463d0bd0c1c9ed515a9114425a829.png

Postado
8 minutos atrás, Eduardo disse:

Eu jogo a 60Fps, nada mais que isso, nãao preciso, isso de não perder performance se passar de 8gb não confere e não concordo! não é assim que acontece!

Ué amigo, estão posta a print rodando a 60 FPS com gráficos no talo e uso da VRAM em 8.031Gb?

Pois como eu falei, para você atingir essa quantidade de VRAM o jogo precisa estar em QHD e com graficos no talo, e isso consequentemente vai derrubar os FPS lá para baixo numa 3060 seja na versão de 12Gb ou de 8Gb. E ultrapassar apenas 31Mb na VRAM como no seu exemplo,  vai ter zero interferência na performance do jogo!

Postado

Rapaz. postei ai em cima, não da pra colocar jogo no talo aqui não, pela vram que limita.

image.thumb.png.5a9f31f41f859395f3d6915e012ed9e3.png

image.thumb.png.72549eb5e12933ea74d34d4d1d77c1f0.pngimage.thumb.png.72549eb5e12933ea74d34d4d1d77c1f0.png

Aqui uma print de um usuário onde a gente tava debatendo isso no facebook, ele tinha acabado de comprar uma 3070ti
image.png.7fe2680ff6dcb56f55844c94329943b9.png

como sabendo disso tudo você acha que eu tenho cara pra dizer pra alguém colocar uma placa de vídeo de 8gb em um monitor quad HD que vai dar tudo certo? você  usa ai na sua casa essa configuração, quad HD pra formar uma opinião ou está só pegando testes pela internet?

Postado
17 minutos atrás, Eduardo disse:

se queis a taxa de quadros, ai na imagem.
image.thumb.png.b0c463d0bd0c1c9ed515a9114425a829.png

A sua placa é a RX 6700XT que compete com a RTX 3070. Nós estamos falando da RTX 3060 12gb que possui performance bem inferior, ela não vai conseguir chegar perto dos 60 FPS. No caso do Cyberpunk ficou nos 37 FPS, ou seja para o OP conseguir subir ele para deixar perto dos 60 FPS ele teria que baixar os gráficos e consequentemente o uso da VRAM diminui.

Para placas mais fortes como a RTX 3070ti do seu exemplo eu concordo com você, ter apenas 8Gb de VRAM pode fazer falta. 

Postado

a minha placa é uma 6600XT 8GB, vim do 1080P, to esperando por upgrade pra uma de 12GB, se eu tivesse com uma de 12GB não teria esses problemas.

Ele consegue sim 60fps  depende do jogo, postei ai só a print de um jogo aqui, não vou ficar instalando 10 jogos e printando só pra provar algo.

Postado
29 minutos atrás, Eduardo disse:

Rapaz. postei ai em cima, não da pra colocar jogo no talo aqui não, pela vram que limita.

Pois é. Para conseguir jogar em 60 FPS você precisou baixar os gráficos, e consequentemente o uso da VRAM diminuiu para 6,6Gb. É exatamente isso que eu estou explicando a vários post...

Na RTX 3060 isso seria ainda pior pois ela é mais fraca que a sua RX 6600XT. Só faz sentido ter mais VRAM em placas mais fortes.

Postado

E quem disse que cai pra 6.6GB? ai ta no menu do jogo, quando vou jogar estoura 7.8, 7.9 8 , 8.1 gb, Fps vai caindo, dando micro travadas.

O fato é, esse tempo todo, estou tentando passar para o autor do tópico, se quiser comprar ou não, a decisão é dele, aproveitar e pegar uma placa de 12GB pra não se incomodar e jogar tranquilamente, se não vai ficar toda hora baixando e aumentando gráficos, o seu pc as vezes roda no talo o jogo e a placa de vídeo lá limitando pela nvram, minimo detalhe que poderia ser resolvido na hora de comprar a placa de vídeo, as vezes por uns 20 a 30 reais a mais em uma parcela pega uma placa de vídeo certa.

Postado
2 horas atrás, Eduardo disse:

E quem disse que cai pra 6.6GB? ai ta no menu do jogo, quando vou jogar estoura 7.8, 7.9 8 , 8.1 gb, Fps vai caindo, dando micro travadas.

Ué, foi voce mesmo que postou a print com a vram em 6,6Gb...

3 horas atrás, Eduardo disse:

image.thumb.png.5a9f31f41f859395f3d6915e012ed9e3.png

Na outra print que voce postou realmente a vram esta em 8.124Mb, o que achei estranho pois se a sua placa possui 8Gb de VRAM então ele não poderia ter ultrapassado os 8000Mb.

Eu já testei aqui uma RX 580 4Gb e uma de 8Gb, e o que eu percebi é que nos jogos onde a VRAM fica abaixo de 4Gb o desempenho é identico. Nos jogos onde a VRAM ultrapassa 100-200Mb a diferença tambem é imperceptível pois o pouco que ultrapassou e precisa ser alocado na memória RAM são informações menos relevantes que não afetam o desempenho do jogo. 
Quando a VRAM ultrapassa os 500Mb aí sim começa a aparecer diferenças mas é coisa de 5 ou 6 FPS, ou seja nada que muda muito a experiência do jogo. Agora se estourar 1 Gb ou mais aí realmente vai afetar de modo mais significativo.

OBS: mas aqui nós estamos falando de placas identicas que mudam apenas na quantidade de VRAM. A duvida do OP seria entre uma RTX 3060 12Gb ou uma RTX 3060ti 8Gb, ou seja são placas diferentes, e mesmo numa situação hipotética onde a VRAM ultrapassa os 8Gb, ainda assim a 3060ti entregará mais desempenho. Quer um exemplo? Tenta comparar uma RX 580 8Gb com uma RTX 2060 6Gb, pode ter certeza que mesmo num jogo que esteja utilizando 7Gb de VRAM ainda assim o desempenho na RTX 2060 será melhor que na RX 580.

Postado

1- Essa print dos meus gráficos foi pra mostrar os gráficos que estava, pois você pediu gráficos no talo, não tem como, se a vram ta amarrando.

2- comparar duas placas de vídeo que tem Ray Tracing que rouba 30% da placa de vídeo com placas de vídeo que não tem ray tracing, as 580 ai do teste, não tem nada a ver, é coisa totalmente diferente, o comportamento de ambas é diferente.

Não sei o que você está queremdo provar ai, o Henrique já postou na pagina passada falando sobre, eu já postei meu exemplo, ja dei meu exemplo, falei do meu irmão também e postei aquela print do cara da 3070ti.

Exemplos reais, sem testes de youtube, na prática, já gastei muito dinheiro só indo atrás de testes da internet, eu mesmo já comprei muiita coisa indo atrás disso, nunca ouviu falar que alguns ganham dinheiro pra anunciar certos produtos?  e ainda tem que falar bem? não são todos, mas tem, eu que trabalho a mais de 20 anos na área sei como funciona, tem gente boa que só faz o certo, mas uns ai que ta doido.

Você não respondeu, você joga a 2k pra ter uma opinião? ou só pegou testes da internet e formou uma opinião em cima disso?, não estou criticando, só perguntando, a intenção aqui é ajudar o dono do tópico.

Postado
4 horas atrás, Eduardo disse:

Você não respondeu, você joga a 2k pra ter uma opinião? ou só pegou testes da internet e formou uma opinião em cima disso?, não estou criticando, só perguntando, a intenção aqui é ajudar o dono do tópico.

Não jogo em 2K, mas como mencionei lá no post anterior, eu já testei uma RX 580 4Gb e outra de 8Gb e o que percebi é que quando a VRAM extrapola pouca coisa a mais, a performance do jogo não muda praticamente nada. Isso acontece porque o jogo deixa para alocar na memória RAM as informações menos importantes. Nos meus testes só começou a fazer alguma diferença prática a partir de 500Mb. Pela lógica, eu acredito que jogando em 2K essa margem de segurança será ainda maior...

Sobre o exemplo que eu dei da RTX 2060, realmente acho que exagerei um pouco nesse comparativo. Talvez mais justo fosse comparar a RX 580 8gb com a GTX 1660 6gb. Pode apostar que a 1660 vai continuar entregando mais performance do que a RX580 mesmo nos jogos que extrapolam os 6Gb.

Só repetindo: a dúvida do OP é entre a 3060ti 8Gb e a 3060 12Gb, ou seja são placas com poder gráfico diferente, assim como a RX580 e a GTX 1660.

Só por curiosidade, qual o seu setup completo? Pergunto isso porque em todas as suas print a utilização da GPU está ficando entre 40-50%, ou seja você está tendo gargalo. Nesse caso os sttuterings que você relata pode ser que esteja sendo gerado por um gargalo do processador ou por um power throtling na placa-mãe. Enfim, tem que investigar melhor porque a sua GPU não está atingindo 99%...

Qual é o jogo dessas print?

Postado
Citação

Só por curiosidade, qual o seu setup completo? Pergunto isso porque em todas as suas print a utilização da GPU está ficando entre 40-50%, ou seja você está tendo gargalo. Nesse caso os sttuterings que você relata pode ser que esteja sendo gerado por um gargalo do processador ou por um power throtling na placa-mãe. Enfim, tem que investigar melhor porque a sua GPU não está atingindo 99%...

Qual é o jogo dessas print?

É só ler minha assinatura, aparece pra você, aqui está tudo certo, não tem gargalo nenhum.
Só a placa de vídeo limitando, NECESSITO DE 12GB, tenho que jogar com o FSR 2.1 nesse jogo, pois senão a placa de vídeo vai lá para 80 90 95 % de uso e eu não gosto da ideia, com o fsr o uso cai, não tem gargalo nenhum aqui não, ela trabalha como você quer o uso, mas eu não quero e o FSR faz o trabalho lindamente.

Não estou entendendo onde você quer chegar.

investigar melhor porque não está a 99%? kkkkkkkkk

Por favor, vamos voltar ao assunto do autor do tópico, deixa ele escolher, na boa, está aficando feio e complicado, cada vez pior pra você. com todo respeito

Postado
23 minutos atrás, Eduardo disse:

Por favor, vamos voltar ao assunto do autor do tópico, deixa ele escolher, na boa, está aficando feio e complicado, cada vez pior pra você. com todo respeito

Está ficando feio para mim? Está maluco? 

O normal é a placa de vídeo ficar próximo de 99% de uso pois é dessa forma que você estará conseguindo ter a melhor performance nos jogos. 

O processador sim é desejável que ele fique bem abaixo disso, justamente para a placa de vídeo não ser limitada por ele. Aliás, isso é algo básico que todo usuário gamer está careca de saber. Nós limitamos o uso da placa de vídeo apenas quando o processador está sobrecarregado causando gargalo, ou quando está havendo problema de temperatura na GPU.

Obs: o OP já se decidiu pela 3060ti, e os outros usuários aqui desse tópico também já se manifestaram a favor da 3060ti. É só você que continua achando que a 3060 12Gb seria melhor.

Postado
5 horas atrás, gutopereira disse:

Na outra print que voce postou realmente a vram esta em 8.124Mb, o que achei estranho pois se a sua placa possui 8Gb de VRAM então ele não poderia ter ultrapassado os 8000Mb.

1gb = 1024mb 

1024*8 = 8192mb

Minha opinião sincera é que a 3060 TI dá um pau na 3060, independente dos 4gb de ram a mais. Em basicamente todos os jogos a performance dela vai ser muito maior. O único exemplo atual que a 3060 TI perde por causa de VRAM é hogwarts legacy, um jogo que já foi analisado e é provado que tem problemas de vazamento de memória.

Uma 3060 TI não é placa pra rodar QHD ultra, mesmo que tivesse 16gb de vram não iria conseguir segurar 60 fps em muitos títulos recentes, por isso existe o DLSS que alivia no uso da GPU pra ter mais frames e consequentemente diminui o uso de VRAM por estar renderizando numa resolução bem menor

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, gutopereira disse:

Obs: o OP já se decidiu pela 3060ti, e os outros usuários aqui desse tópico também já se manifestaram a favor da 3060ti. É só você que continua achando que a 3060 12Gb seria melhor.

fala ai onde eu falei isso.

Falei se ele quiser uma de 12gb pra ele DERCER um pouco e pegar uma 3060 de 12gb DESCER.

Significado de Descer

verbo intransitivo Mover-se de cima para baixo: o sol desceu. Baixar de nível; diminuir: as águas do rio desceram. Baixar de valor; cair: as apólices desceram. Aproximar-se do pôr do sol: o sol está descendo.

Só estou falando porque você continua me rebatendo, você parando eu paro também, simples, quer ser o ultimo a falar e ter razão

Postado

@Eduardo

Quanto mimimi hein? Você tem quantos anos?

Pode deixar, não vou mais ficar aqui discutindo com você. Eu já postei vários exemplos de canais do YouTube fazendo essa comparação e demostrando que a performance da 3060ti será sempre maior que a 3060 12Gb mesmo que extrapola os 8Gb. Enquanto isso você postou apenas 1 print de um jogo que não sabemos qual é, e que não está comparando nada com nada.

Postado
3 minutos atrás, Goner disse:

1gb = 1024mb 

1024*8 = 8192mb

Minha opinião sincera é que a 3060 TI dá um pau na 3060, independente dos 4gb de ram a mais. Em basicamente todos os jogos a performance dela vai ser muito maior. O único exemplo atual que a 3060 TI perde por causa de VRAM é hogwarts legacy, um jogo que já foi analisado e é provado que tem problemas de vazamento de memória.

Uma 3060 TI não é placa pra rodar QHD ultra, mesmo que tivesse 16gb de vram não iria conseguir segurar 60 fps em muitos títulos recentes, por isso existe o DLSS que alivia no uso da GPU pra ter mais frames e consequentemente diminui o uso de VRAM por estar renderizando numa resolução bem menor

Outra complementação: 3060 e 3060 TI são níveis diferentes de placa, uma 3060 é uma placa de entrada e a 3060 TI já está mais pro meio intermediário, justo seria comparar ela com uma 6700 XT ou uma 3070 que estão na mesma categoria. Nesse caso a 6700 XT pra mim seria a opção mais viável pois ganha até da 3070 em rasterização e a VRAM chega a importar por ter performance bruta pra encarar 4K em diversos jogos

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, Goner disse:

Outra complementação: 3060 e 3060 TI são níveis diferentes de placa, uma 3060 é uma placa de entrada e a 3060 TI já está mais pro meio intermediário, justo seria comparar ela com uma 6700 XT ou uma 3070 que estão na mesma categoria. Nesse caso a 6700 XT pra mim seria a opção mais viável pois ganha até da 3070 em rasterização e a VRAM chega a importar por ter performance bruta pra encarar 4K em diversos jogos

exatamente, como o guto está fazendo desde lá atrás, está distorcemdo o que eu falo, tais cestíssimo

Olha ai o que falei ali atrás.

image.png

11 minutos atrás, gutopereira disse:

@Eduardo

Quanto mimimi hein? Você tem quantos anos?

Pode deixar, não vou mais ficar aqui discutindo com você. Eu já postei vários exemplos de canais do YouTube fazendo essa comparação e demostrando que a performance da 3060ti será sempre maior que a 3060 12Gb mesmo que extrapola os 8Gb. Enquanto isso você postou apenas 1 print de um jogo que não sabemos qual é, e que não está comparando nada com nada.

caramba, complicado você tem problemas psicológicos, só pode, parei por aqui, não falei que 3060 simples é melhor que a 3060ti, tem 3 ou 4 pessoas que deu exemplos práticos ai que usa a resolução e você dando exemplo de youtube e quer ter razão, ta desde lá atrás distorcendo tudo o que eu falo, fica ai tranquilo, não vou mais incher a tua paciência, uma pena ver o forum caindo tanto assim o nível, garanto que tenho mais idade que você, tenho 2 empresas, quase 25 anos de profissão, mas não interessa, você distorce tudo parecendo a velha surda da preça é nossa.

Postado
5 minutos atrás, Eduardo disse:

exatamente, como o guto está fazendo desde lá atrás, está distorcemdo o que eu falo, tais cestíssimo

image.png

Entendo seu ponto mas ainda discordo, vai perder muita performance descendo de nível pra 3060, se for pra se preocupar com VRAM é melhor ir de 6700 XT logo que tá na mesma faixa de preço. A mentalidade de não querer AMD simplesmente por não querer é muito infantil, já tive sim experiências ruins com AMD mas atualmente estou cogitando novamente em voltar pois recentemente as placas estão ficando melhores e não vejo tanta reclamação de instabilidade como ano passado que era quando as placas da série 6000 estavam sendo "moldadas". Posso adicionar novamente problemas que tive com as placas da AMD que já peguei: Minha 480 de 8GB dava tela verde aleatoriamente e o problema não estava na placa pois sempre joguei jogos pesados que forçavam ela e jogava diversas horas por dia, sem contar as diversas reclamações de pessoas com o mesmo tipo de problema. O meu caso mais recente foi com a 5600 XT que com drivers mais novos eu perdia performance e tinha crashes aleatórios em alguns jogos, meu amigo tinha uma RX 6600 e a tela ficava com tom roxo aleatoriamente ao abrir qualquer jogo, se dava alt tab os jogos tinham chance de apresentar problemas e por aí vai.

Postado
19 minutos atrás, Visitante disse:

caramba, complicado você tem problemas psicológicos, só pode, parei por aqui, não falei que 3060 simples é melhor que a 3060ti, tem 3 ou 4 pessoas que deu exemplos práticos ai que usa a resolução e você dando exemplo de youtube e quer ter razão, ta desde lá atrás distorcendo tudo o que eu falo, fica ai tranquilo, não vou mais incher a tua paciência, uma pena ver o forum caindo tanto assim o nível, garanto que tenho mais idade que você, tenho 2 empresas, quase 25 anos de profissão, mas não interessa, você distorce tudo parecendo a velha surda da preça é nossa.

Eu tenho 15 anos de profissão e também tenho uma empresa com 5 sócios, temos 62 funcionários. O que isso tem a ver com a discussão?

Eu postei vídeos do YouTube para ilustrar o que estava falando desde o início, que mesmo jogando em QHD com gráficos no talo dificilmente o uso da VRAM ultrapassa 8Gb. E mesmo que isso aconteça, a performance da 3060ti continuará sendo superior que da 3060 12Gb.

Você postou apenas uma print de um jogo que até agora não sei qual é, rodando num setup que também ainda não sabemos porque a sua assinatura não apareceu aqui.

Postado
Em 28/02/2023 às 15:55, Visitante disse:

Sugestão, se ir na dica do Vram vai na RTX3060 12GB se o preço bater e beliscar o bolso, se quer AMD veja as RX6700XT que o custo-benefício delas  é fenomenal e é 12GB, até logo to indo pra ela também.

10 ou 12GB Nvidia, o preço delas nesse momento está absurdo, no momento.

RTX 3060 12GB é capada que da até dó.

Postado
12 horas atrás, Gabriel Lineage 2 disse:

RTX 3060 12GB é capada que da até dó.

Falou besteira. uma 3060 de 12gb tem a performance que deveria ter, ou você esperava que um chip inferior tivesse o mesmo desempenho da 3060 TI? Se estivesse falando da 3060 de 8gb eu concordaria.

Postado

@Goner O tópico já foi solucionado, mas só para pontuar, minha decisão de não querer placas da AMD, não é apenas porque não quero, só prefiro as placas da NVIDIA por conta das tecnologias que ela tem, segurança e do suporte, da mesma forma que uma pessoa tem preferência por intel ou ADM, por Xiaomi ou iPhone e por ai vai, não é porque eu apenas não quero, sem motivo, só prezo pela confiança que a NVIDIA me dá, e eu não ligo de gastar esse a mais pra ter uma melhor experiência, até porque apenas o desempenho não é só o que me importa, vai muito além, se fosse o caso eu iria com ctza na RX 6700 XT como já falaram em algum lugar deste mesmo tópico.

@Malbeck. Já me decidi sobre isso há alguns dias, até marquei o tópico como solucionado, o pessoal que continuou comentando por algum motivo... kkkk. obrigado pela ajuda!

@gutopereira Fica em paz que já foi solucionado, inclusive pela sua resposta. Eu já tinha em mente que preferia a 3060 Ti logo no começo das respostas deste tópico, mas em algum momento foi falado sobre a VRAM e me assustou um pouco, mas das pessoas que falaram, e dos testes q eu vi, estavam mais focados no QHD, e pelo potencial da placa em QHD, fiquei seguro na compra dela, porque meu objetivo é me manter no FHD.

@Visitante Minha maior dúvida era porque a diferença de preço da 3060 normal e da versão Ti era de 500 reais, pela diferença de preço e pelo o que cada uma entrega, queria saber se valia a pena o investimento, e logo me foi aconselhado que valia a pena, mas foi levantada a questão da VRAM e eu fiquei com receio, porque com a minha placa atual (GTX 1060 3GB) eu fui mt limitado em alguns jogos por conta da VRAM, que nesse caso, se a minha placa fosse a de 6GB resolveria meus problemas, então quando falaram sobre a VRAM da Ti, me fez lembrar das vezes que tive problema com falta de VRAM, dai eu fiquei com mais dúvidas ainda do que tinha antes de abrir esse tópico, porém, se tratam de 2 placas diferentes, com poder diferente, então eu vi que me assustei a toa, porque a falta de VRAM da Ti em relação a versão normal, compensa no desempenho, entrega consideravelmente mais FPS, e usar como exemplo a minha própria experiencia com a GTX 1060 não era válido, porque a 1060 é uma placa bem fraca comparando a essas 2, e as vezes mesmo a 1060 sendo de 6GB ainda assim eu teria problemas. Então no fim, eu decidi que vou investir na Ti mesmo, e deixar de lado esse medo de VRAM, porque como já foi dito em outras respostas minhas, pretendo jogar em FHD, e acredito que a VRAM não será um problema pra mim.

Espero ter esclarecido tudo, e podem ficar todos em paz que o "problema" já foi resolvido. Mais uma vez, vou adquirir a RTX 3060 Ti 8GB e um monitor 24" FHD para usa-la.

Agradeço a cada um que dedicou um tempo para sanar as minhas dúvidas, e peço desculpas se trouxe qualquer tipo de problema ou dor de cabeça a alguém, pois sou bastante indeciso e tenho muito receio de investir errado meu suado dinheirinho. Tamo junto e obrigado de novo!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...