Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Todas essas placas aguentam um 13400f? Imagino que para isso terei que fazer update da BIOS.
Qual dessas seria o melhor custo-benefício para um 13400f?
Não vou fazer overclock, não pretendo trocar de cpu, não vou usar mais de dois pentes de ram.
O uso principal do pc é design gráfico. 

Pelo que entendi a principal diferença das B660 para a h610 é o suporte a NVMe 4.0, mas não sei se isso causa um impacto relevante no desempenho.

Gigabyte B660M GAMING DDR4 849,99

MSI B660M-G 758,00

ASUS PRIME H610M-E D4 639,90

Vi esse vídeo de um cara com uma h610 + 13400f e parece funcionar bem rsrs.

Inclusive, essa mesma do vídeo está em promoção agora por 499.

Obrigado.

Postado
6 minutos atrás, dc.morais disse:

O uso principal do pc é design gráfico. 

Pelo que entendi a principal diferença das B660 para a h610 é o suporte a NVMe 4.0, mas não sei se isso causa um impacto relevante no desempenho.

Sem NVMe 4.0 você está desistindo de metade da potencial performance de disco. Pra quem usa para design gráfico e lida com arquivos enormes... pode ser ou não que faça diferença. Definitivamente é um perfil bem diferente de jogos (caso onde o pessoal alega que não faz diferença alguma).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se quer reduzir orçamento, essa da promoção parece suportar bem o i5.

Overclock só está disponível em processadores com a letra K, no i5 13600K ou 13600KF, além de precisar de uma placa-mãe com incial Z, como a Z690.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, W46n3r disse:

Sem NVMe 4.0 você está desistindo de metade da potencial performance de disco. Pra quem usa para design gráfico e lida com arquivos enormes... pode ser ou não que faça diferença. Definitivamente é um perfil bem diferente de jogos (caso onde o pessoal alega que não faz diferença alguma).

É, eu vi isso mesmo em alguns lugares, não são arquivos tão grandes quanto vídeo, mas fico constantemente movendo/baixando pastas com 5gb ou mais.
De qualquer forma vou sair de um SSD comum, então qualquer um deve ser um bom salto.

Postado
1 hora atrás, dc.morais disse:

É, eu vi isso mesmo em alguns lugares, não são arquivos tão grandes quanto vídeo, mas fico constantemente movendo/baixando pastas com 5gb ou mais.
De qualquer forma vou sair de um SSD comum, então qualquer um deve ser um bom salto.

Essa H610M em promoção pelo que vi só tem de diferença a marca mesmo. É praticamente igual a da ASUS.

• Membro VIP
Postado

Não sei se estou vendo errado, mas a ASUS parece suportar 2 NVMe M.2 e a MSI apenas um. De quaquer forma, 1 já é suficiente, pode usar SATA para os arquivos.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Pedroou disse:

Não sei se estou vendo errado, mas a ASUS parece suportar 2 NVMe M.2 e a MSI apenas um. De quaquer forma, 1 já é suficiente, pode usar SATA para os arquivos.

Outra coisa que notei, é que nas h610 da MSI não diz ter suporte ao Turbo Boost da intel, e na da ASUS diz.

Isso é relevante levando em conta que esse cpu é 2.5Ghz e 4.6GHz Max Turbo? Ou entendi errado como isso funciona?

Postado

O i5-13400F não faz overclock - e nenhuma destas placas-mãe; apenas o i5-13600K/KF e para isso precisa de placa-mãe Z690 ou Z790.

A próxima geração da Intel - a 14ª; vai usar outro soquete, tornando desinteressante "upgrade de CPU" na placa-mãe que comprar agora - já que o i5-13400F te atenderá bem por uns 3, 4 anos; compre a mais barata.

O ponto negativo desta ASUS Prime H610M-E é que só tem 4 portas USB no painel traseiro.

A propósito pelo teste do gringo pode economizar com o i5-12400F, já que para jogos pagar mais caro no i5-13400F da pouco retorno.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...