Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! 

Tenho uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, processador AMD Ryzen 7 5700X e comprei uma memória RAM de 16 GB e 3600 MHz da T-Force Delta RGB e, ao instalar, percebi que ela não estava atingindo os 3600 MHz, mas sim somente 2400. Até aí tudo bem, acessei a BIOS pra alterar a tensão e a frequência e é aí que os problemas começaram. Percebi que havia um perfil D.O.C.P/XMP (D.O.C.P DDR4-3597 18-22-22-42-1.35V), então selecionei (já que minha placa-mãe suporta até 1.8V), salvei e reiniciei, mas o PC não ligou de jeito nenhum - tentou ligar 3 vezes, sendo que, na terceira, entrou em "modo de segurança" e solicitou que eu alterasse novamente a frequência/tensão. Sendo assim, tentei fazer o processo manualmente, selecionando os 3600 MHz e indicando os 1.35V, mas, novamente, o PC não ligou. Tentei mais algumas vezes, colocando, inclusive, frequências mais baixas e tensões mais baixas, mas não funcionou também. De qualquer forma, quero rodar com os 3600 MHz ou mais, sendo que comprei uma boa placa-mãe, um bom processador e uma boa memória RAM para que isso fosse possível!

O que também me deixou encucado foi o fato de que, na BIOS, a memória aparece como 2400 MHz e não sei se isso é porque ela está configurada nos 2400 MHz ou se me enviaram uma memória de 2400 MHz enganado (OBS.: na etiqueta da RAM, está 3600). Imagens anexas.

Desde já, agradeço imensamente a quem puder ajudar!

P.S.: nas imagens, há uma imagem do CPU-Z apontando a frequência como 1197.6 MHz, mas sei que isso é porque estou usando somente uma RAM, sendo assim, não há dual channel.

bios.jpeg

cpuz.jpeg

ram.jpeg

Postado

quais as config do seu pc?

Em 02/03/2023 às 19:00, Vitor Fauste disse:

P.S.: nas imagens, há uma imagem do CPU-Z apontando a frequência como 1197.6 MHz, mas sei que isso é porque estou usando somente uma RAM, sendo assim, não há dual channel.

pega esse numero é faça ele x2 que é a frequência atual da sua RAM.

Em 02/03/2023 às 19:00, Vitor Fauste disse:

O que também me deixou encucado foi o fato de que, na BIOS, a memória aparece como 2400 MHz e não sei se isso é porque ela está configurada nos 2400 MHz ou se me enviaram uma memória de 2400 MHz enganado (OBS.: na etiqueta da RAM, está 3600).

normal isso você tem que mudar a frequência delas na BIOS mesmo.

tente usar frequências mais baixas pra ver se acontece o mesmo problema.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 08/03/2023 às 06:32, Alex Camus disse:

quais as config do seu pc?

pega esse numero é faça ele x2 que é a frequência atual da sua RAM.

normal isso você tem que mudar a frequência delas na BIOS mesmo.

tente usar frequências mais baixas pra ver se acontece o mesmo problema.

Então, eu havia colocado no perfil DOCP que apareceu, mas não foi, então configurei por mim mesmo, colocando 1.35V de tensão e diminuindo um a um os estágios de frequência da RAM, sendo que o PC só ligou com, no máximo, 2933MHz.

Fui atrás e, pelo que achei aqui, o Ryzen 7 5700X só aceita até 3200MHz, mas, no meu caso, não vai nem nos 3200.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!