Ir ao conteúdo

NVMe esquentando a CPU.

Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, recentemente adquiri um ADATA XPG S11 PRO e coloquei no meu computador, porém a CPU está esquentando ridiculamente em alguma tarefas simples.

Config : i3 10100f com Cooler box

H510M H

S11 PRO 1TB

GTX 1650

16Gb Ram

É possível ser uma incompatibilidade de CPU x NVMe, ou até placa-mãe x Cpu  x NVMe?

Não tenho relatórios de temperaturas anteriores ao NVMe da minha cpu, mas acredito que não estavam assim, dado o pressuposto de que em qualquer jogo ela atinge 100c, então provavelmente já teria desligado a tempos.

Alguém tem uma ideia do que poderia estar prejudicando? Estou pensando em adquirir uma placa-mãe intermediaria da linha B, um cooler e até um I5.

Desde já agradeço a qualquer resposta.

Postado
58 minutos atrás, sbvinicius disse:

está esquentando ridiculamente em alguma tarefas simples

Defina ''ridiculamente''.

Meu NVMe esquenta bem mais que o meu SSD SATA, e o meu HD, é normal até certo ponto.

Agora por exemplo, meu NVMe está em 47ºc, sem uso.

Postado
25 minutos atrás, Malbeck. disse:

Defina ''ridiculamente''.

Meu NVMe esquenta bem mais que o meu SSD SATA, e o meu HD, é normal até certo ponto.

Agora por exemplo, meu NVMe está em 47ºc, sem uso.

Não digo que o NVMe esquenta, mas sim a CPU, tarefas simples como abrir algumas abas do Google, ou mesmo utilizando comumente, chega aos 70-75 graus, e em jogos (usei como base counter-strike source que é relativamente leve) ele chega facilmente e rapidamente a 100 graus.

Isso tudo logo após a instalação do NVMe, que fica completamente distante da CPU.

Postado

Você removeu o cooler do CPU para instalar o SSD? Se removeu, pode ser que você não apertou direito, ou não trocou a pasta térmica.

Caso estiver tudo certo nessa questão, e você estiver usando o cooler box, eu recomendo você trocar.

Eu tenho um i3 10105F, e chegava a temperaturas altíssimas também, com o cooler box.

Só resolveu após eu colocar um air cooler melhor.

Postado
12 minutos atrás, Malbeck. disse:

Você removeu o cooler do CPU para instalar o SSD? Se removeu, pode ser que você não apertou direito, ou não trocou a pasta térmica.

Caso estiver tudo certo nessa questão, e você estiver usando o cooler box, eu recomendo você trocar.

Eu tenho um i3 10105F, e chegava a temperaturas altíssimas também, com o cooler box.

Só resolveu após eu colocar um air cooler melhor.

Estou vendo para providenciar um Air cooler.

Mas só acho esquisito o fato de eu sempre ter usado o cooler box e ter jogado diversos jogos pesado e em nenhum momento o Pc chegou a desligar. Por que seguindo essa linha de raciocínio, se com jogos leves ele chega a 100 graus facilmente, (todos dados que analisei após instalar o NVMe) com jogos que demandam mais cpu ele iria exceder essa temperatura e desligar, certo?

Mas quem sabe só é agora que eu analisei as temperaturas que vi o problema, mas acho estranho.

Postado

Acabei de fazer isso,

Testei com um jogo e com o HD também chegar a 100c rapidamente (Temperaturas todas medidas desde o inicio pelo HWMonitor, que não são estão exatas)

Mas quando o pc estava parado, ou em uma utilização simples, o HD esquenta menos a cpu em torno de uns 10 graus em relação ao NVMe.

Agora estou meio perdido do que fazer, será que compensa trocar a cpu para uma mais moderna e um bom cooler? Por que aparentemente é uma relação onde o NVMe estressa mais a cpu e a refrigeração não é boa.

• Solução
Postado

@sbvinicius Antes de sair comprando Cooler e placa-mãe se deve atentar em alguns pontos

1- jogos leves vão ter uma alta taxa de FPS. 

2-quanto maior a taxa de FPS maior o uso do CPU para interpretar e organizar tudo.

3- com maior uso de CPU a temperatura aumenta.  

Dados esses pontos importantes, simplesmente por estar com NVMe não faz com que o CPU esquente. 

Esse sintoma decorre da refrigeração e uso% do CPU.  

-primeiramente verifique o Cooler box

"ah mas eu sempre usei e nunca aconteceu isso" essa frase é mais comum do que parece, e só por que "funcionou" até ontem não quer dizer que vai sempre estar perfeito..   

-Faça uma limpeza do gabinete e de todas as ventoinhas, após isso troque a pasta térmica do CPU e coloque uma de qualidade.   Após isso retorne aqui com mais dados se teve efeito ou não.

*Para tentar diminuir o uso% de CPU você pode aumentar a qualidade gráfica dos jogos para que a carga fique mais equilibrada para a GPU assim diminuindo um pouco o FPS e deixando o CPU respirar. 

De nada vai adiantar você comprar um kit novo se continuar com velhas práticas ou uma ventilação deficiente. Eficiência e Ambiência andam juntos, se não tiver equilibrio logo logo vai ter os mesmos problemas.

*O fato de estar obtendo altas temperaturas com tarefas básicas apenas confirma a falha na ventilação. 

-NVMe apenas entrega a informação mais rápido, todavia isso não faz com que o processador tenha mais trabalho. Afinal de contas o poder de processamento de CPU contra a velocidade no qual recebe os dados é de uma diferença esmagadora.  

Mesmo assim, caso queira investir em um Air cooler melhor. Recomendo Gammax 400 v2.  É suficiente e capaz de lhe atender até um processador superior daqui uns anos.

• Amei 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!