Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
11 horas atrás, Ismael Garcia disse:

@MOR_AL mas minha dúvida fica em relação ao que o multímetro mede e mostrando display 

Será então que em AC ele mostra a tensão rms e DC já seria a tensão média, pois peguei o manual do meu  multímetro e não vi essa informação 

Sim!

Acredito que se no seu multímetro não constar esta informação, seja o detalhe. 

Um bom multímetro, que meça o valor rms verdadeiro, certamente consta no manual.

O Paulo esclareceu um possível problema existente em multímetros mais baratos.

MOR_AL

Postado

@aphawk meu multímetro é de boa qualidade sim ele é True Rms mede em até 1khz paguei mais de R$ 300,00 nele

Minha duvida agora é se então na escala DC ele apresenta a tensão média, li o manual dele mas não menciona se é a tensão média que aparece quando é DC

Pois se for, aí justifica o corretamente a medição que realizei 

Postado

@Ismael Garcia ,

Ele mede AC até cerca de 400 Hz, não achei nada sobre a precisão, nem sobre a especificação da medida DC ser média, nem sobre a precisão de medidas de sinais com DC+AC... enfim, é um multímetro razoável para uso geral. Claro que é bem melhor do que esses baratinhos de 80 reais que infestam o mercado, mas está longe de ser um instrumento profissional como um MDM-8145A da Minipa, que eu considero um dos melhores disponíveis no Brasil, onde o manual especifica até o fator de crista para as medidas RMS em AC, além das frequências envolvidas e a precisão da medida.

Uma ideia do que eu estou falando :

https://pt.scribd.com/document/382552618/True-RMS-e-Fator-de-Crista

Veja o exemplo constante nesse documento que mostra como um erro aparece fácil fácil ....

Se o seu aparelho mostra resultados que não batem com a teoria amplamente estabelecida, não duvide da teoria, sempre duvide do aparelho. 

Paulo

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Ismael Garcia disse:

@aphawk meu multímetro é de boa qualidade sim ele é True Rms mede em até 1khz paguei mais de R$ 300,00 nele

Minha duvida agora é se então na escala DC ele apresenta a tensão média, li o manual dele mas não menciona se é a tensão média que aparece quando é DC

Pois se for, aí justifica o corretamente a medição que realizei 

Em DC é tensão média. Igual ao que de mesa em PWM. 

Pode até fazer um teste:

Alimenta uma lâmpada incandescente com essa tensão média e com o mesmo valor de tensão em outra fonte. Observa se muda a luminosidade. 

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

... ou num exercício mental - pois acho que não possui - um multímetro analógico. Vai notar que o ponteiro fica no mesmo lugar tanto em dc como sua meia onda...

mtcom017354_a-275x275.jpg

mental pois nunca fiz tal medição com minha velharia... Ainda tenho... preguiça agora mas talvez eu faça 🤪

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!