Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Estou com um problema chato e o pior é que eu sei como normalmente se resolve isso, mas tudo que eu tentei não deu certo. Estou achando que pode ser a nível de firmware.

Comprei um notebook Samsung "FN550XDA-KH2BR" há 7 meses. O notebook funciona perfeitamente para o que eu preciso no dia a dia, que são coisas da faculdade de TI, como máquinas virtuais, IDEs para programação e afins. Só que, como estou tendo algumas aulas vagas, decidi instalar um joguinho só para platinar e passar o tempo. Instalei Elden Rings e Dark Souls 1 Remaster, que já tenho ambos no PC. Rodei eles relativamente bem quando estou em casa conectado ao carregador. Porém, quando eu tiro o carregador, a frequência do processador cai de 3.8~4.2 para 1.0~1.4, e o TDP vai para 11 ou menos.

Eu normalmente resolvo isso dessa forma:

Em opções de energia, coloco alto desempenho. Porém, não há alto desempenho. Mesmo assim, em desempenho equilibrado, coloco o uso do CPU mínimo de 5 para 100%, e não muda nada.

Então, troquei do Windows 10 para o 11, mas continua sem alto desempenho.

No Windows 11, fui em "Sistemas>energia" e coloquei como alto desempenho, sem resultado. Continua na mesma.

Print

No aplicativo de configuração da Samsung, o modo silencioso está desativado, o modo de poupar bateria também desativado. Encontro um modo de alto desempenho que habilita o alto desempenho nas opções de energia, mas ele só pode ser ativado quando o carregador está conectado.

Print

No aplicativo de configurações da Intel, não há nada relacionado a desempenho e todas as configurações de poupar bateria estão desativadas.

Tentei renomear o arquivo "intelpep.sys" para "intelpep.sys.bak" usando o modo de reparo para que o sistema de controle de frequência não inicie junto, mas sem sucesso. Ele volta com o nome original.

Então, fui até o regedit em "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\intelppm" e troquei o valor da chave de 3 para 4, o que faria o processador ficar travado em sua frequência base "2.4 GHz". Isso até funcionou no desktop, mas ao entrar no jogo, ele cai para 1.0~1.4 GHz TDP 10, e em uso normal não sobe mais do que 2.4. Colocando a chave em 1, o resultado é nulo.

Usei o programa "ThrottleStop_9.5" que teoricamente remove as restrições do fabricante. Ele até consegue habilitar o modo alto desempenho, mas durante o jogo, a frequência cai do mesmo modo.

Porém, fica um pouco mais alta, 1.0~1.6 GHz TDP 10~11.

A BIOS está capada, não tem nada para configurar lá além do boot e do TPM.

Bom pelo que eu me lembre foi isso e algumas outras técnicas mais simples que eu sei, mas nada resolveu meu problema.

Liguei na Samsung por duas vezes, a primeira um cara me atendeu e não quis nem ouvir o papo, já disse que era problema e tal(um completo tapado) e me mandou ir na assistência lá na casa do chapéu. O outro fez uma assistencial remota mas da quele jeito né, o cara abre uma janela e fica 10 minutos olhando sem saber o que procurar e perguntando para os outros envolta (sei como é, já fui suporte haha), não resolveu nada e falo que isso é normal, porque a placa de vídeo puxa muita RAM e tal e que o certo era ter 8GB, ai eu falei que tinha 16 e o cara já desconversou ~~.

Em fim, não sei se taco ele pela janela ou se tem alguém ai com algum conhecimento adicional pode me ajudar, fico no aguardo.

• Moderador
Postado
15 minutos atrás, Duss.ts disse:

O outro fez uma assistencial remota mas da quele jeito né, o cara abre uma janela e fica 10 minutos olhando sem saber o que procurar e perguntando para os outros envolta (sei como é, já fui suporte haha), não resolveu nada e falo que isso é normal, porque a placa de vídeo puxa muita RAM e tal e que o certo era ter 8GB, ai eu falei que tinha 16 e o cara já desconversou ~~.

Sei bem como é. Trabalhei por 2 anos como analista de suporte técnico também, e o que eu mais via eram meus colegas que não sabiam resolver determinado problema, e ficavam enrolando o cliente pra tentar convence-lo de que determinada coisa era normal. Cheguei até mesmo a ver um caso que um notebook sofrendo do problema de HD a 100% no Windows 10 sofria de extrema lentidão até mesmo para abrir o Office, e o analista me falar que "o notebook não tem potência pra usar o Word, então é normal"....

---

Em uma determinada ocasião, eu consegui resolver um problema do tipo simplesmente recriando o plano de energia do Windows. Um deles estava faltando e o notebook rodava com desempenho baixo nos jogos quando estava fora do carregador, e recriando o plano, o problema foi resolvido.

Tente primeiramente digitar este comando no CMD como administrator:

powercfg -restoredefaultschemes

Tente alterar o plano de desempenho para Alto Desempenho e veja se o problema persiste.

Se não funcionar, tente este comando:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Ele irá adicionar um novo plano de energia no Windows (Desempenho Máximo). Tente utiliza-lo e veja se resolve.

Postado
13 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sei bem como é. Trabalhei por 2 anos como analista de suporte técnico também, e o que eu mais via eram meus colegas que não sabiam resolver determinado problema, e ficavam enrolando o cliente pra tentar convence-lo de que determinada coisa era normal. Cheguei até mesmo a ver um caso que um notebook sofrendo do problema de HD a 100% no Windows 10 sofria de extrema lentidão até mesmo para abrir o Office, e o analista me falar que "o notebook não tem potência pra usar o Word, então é normal"....

---

Em uma determinada ocasião, eu consegui resolver um problema do tipo simplesmente recriando o plano de energia do Windows. Um deles estava faltando e o notebook rodava com desempenho baixo nos jogos quando estava fora do carregador, e recriando o plano, o problema foi resolvido.

Tente primeiramente digitar este comando no CMD como administrator:

powercfg -restoredefaultschemes

Tente alterar o plano de desempenho para Alto Desempenho e veja se o problema persiste.

Se não funcionar, tente este comando:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Ele irá adicionar um novo plano de energia no Windows (Desempenho Máximo). Tente utiliza-lo e veja se resolve.

Já tinha tentado essa técnica do "powercfg -xxx" mas não tinha dado em nada, tentando agora continua na mesma, a opção de desempenho máximo nem é habilitada como você pode ver na print abaixo.

Print

Mesmo saindo e voltando das opção de energia nada muda.

• Moderador
Postado

@Duss.ts Nesse caso, tente criar um novo plano de energia manualmente.

Vá em criar um novo plano de energia > Selecione "Alto Desempenho" > Coloque qualquer nome para diferencia-lo.

image.png.ed497a05e8b4530de2d9a797610d6a5a.png

Se ele aparecer na lista agora, clique em "Alterar configurações do plano" > Alterar configurações de energia avançadas > Defina todas as configurações como estão abaixo:

image.png.6d6a513707aacd513408b97548adafb1.png

A sua configuração pode ter algumas opções a mais, pois dependerá da configuração do computador. Todavia, deixe-as configuradas no máximo também e veja se o problema persiste com este plano selecionado.

Postado
15 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Duss.ts Nesse caso, tente criar um novo plano de energia manualmente.

Vá em criar um novo plano de energia > Selecione "Alto Desempenho" > Coloque qualquer nome para diferencia-lo.

image.png.ed497a05e8b4530de2d9a797610d6a5a.png

Se ele aparecer na lista agora, clique em "Alterar configurações do plano" > Alterar configurações de energia avançadas > Defina todas as configurações como estão abaixo:

image.png.6d6a513707aacd513408b97548adafb1.png

A sua configuração pode ter algumas opções a mais, pois dependerá da configuração do computador. Todavia, deixe-as configuradas no máximo também e veja se o problema persiste com este plano selecionado.

Não há opção de alto desempenho ou de máximo desempenho mesmo após o uso dos comandos nem mesmo na criação do perfil de energia.

01.thumb.png.388a00f88d90d89bfc66878c73656afa.png

• Moderador
Postado

@Duss.ts Rapaz, que estranho... Tente criar o plano mesmo assim e mexa nas configurações do plano, de acordo com a imagem que eu mandei no post anterior.

Caso não resolva, uma coisa que pode ser útil é: Tente criar um novo usuário no Windows. Em alguns casos isso resolve e é a solução mais prática. Veja se dá resultados ou se acontece a mesma coisa em outro usuário.

Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Não tenho as informações de entrada dessa pessoa > Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft > Digite o usuário e altere-o para Administrador.

Postado
44 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Duss.ts Rapaz, que estranho... Tente criar o plano mesmo assim e mexa nas configurações do plano, de acordo com a imagem que eu mandei no post anterior.

Caso não resolva, uma coisa que pode ser útil é: Tente criar um novo usuário no Windows. Em alguns casos isso resolve e é a solução mais prática. Veja se dá resultados ou se acontece a mesma coisa em outro usuário.

Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Não tenho as informações de entrada dessa pessoa > Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft > Digite o usuário e altere-o para Administrador.

Criei o perfil, mas ele só tem meia dúzia de opções irrelevantes, não tem as opções de alto desempenho.Screenshot_1.thumb.png.bacc40a0e8dd79a1611976cc6959648f.png

Também criei um novo usuário e o resultado em game foi o mesmo (Apesar de 30~40 fps o jogo fica em slow, sem condições de jogar):

Screenshot_2.png.6f8a5c3d9f98521520d4cc0d16e92680.png

Realmente estou frustrado com a Samsung, qual o real propósito de impedir que eu gaste toda minha bateria em 30 minutos se é isso que eu quero?  ~~.

• Triste 1
Postado
56 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Duss.ts É, infelizmente não sei mais o que recomendar para este caso :/, vamos ver se outro usuário tenha uma solução para lhe indicar....

Ao conectar ele ao carregado posso habilitar a opção de alto desempenho pelo aplicativo da Samsung e então ele aparece em opções de energia. Listei os perfis de energia com o "Powercfg.exe -list" peguei o ID dele, desconectei o cabo e ele naturalmente ele sumiu, então usei o comando "Powercfg.exe -s XXX" onde XXX é o ID e ele foi ativado mesmo com o carregador desconectado, porém lá não há opções acionais, tem apenas as mesmas opções do "equilibrado" nada a mais e no jogo não mudou nada triste isso ~~.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...