Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, meus caros.

Tenho um Ryzen 5 2400g 8GB RAM e, recentemente fiz um Upgrade adicionando uma GTForce 740 e outro pente de 8GB de Ram, na intenção de rodar melhor outros games que tenho interesse e não rodavam bem como o LostArk ou mesmo emuladores como Ryujinx. Porém, mesmo com as novas configurações, sinto que o desempenho da maquina não melhorou nem um pouco! 

Vou anexar abaixo as configurações atuais do PC pra que possam verificar.

Estou deixando algo passar?

WhatsApp Image 2023-03-05 at 11.53.50.jpeg

WhatsApp Image 2023-03-05 at 11.54.36.jpeg

WhatsApp Image 2023-03-05 at 11.56.15.jpeg

WhatsApp Image 2023-03-05 at 11.55.21.jpeg

• Moderador
Postado

@ReeMolgs Como dito acima, a placa gráfica integrada do seu processador é superior a essa placa de vídeo GT 740, você não deveria tê-la comprado pois foi apenas um desperdício de dinheiro. Devolva-a se for possível.

Quanto ao seu processador, agora que você tem mais memória RAM instalada, tente aumentar a quantidade de VRAM dedicada no BIOS da sua placa-mãe e veja se terá uma melhora. Se você já tem 1GiB, aumente para 2GiB. Se já tem 2GiB, aumente para 3GiB.

Veja como neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=00lw_u6ZihY

Postado

@GabrielLV Percebi aqui no Gerenciador que tenho 4GB na memória de GPU dedicada. Deveria aumentar pra quanto? Engraçado que tenho outra maquina, Ryzen 5 3500X/Radeon Radeon RX570/16GB que tem a mesma quantidade de memória dedicada e roda tudo perfeitamente.

Então só o upgrade de memória ja teria resolvido meu problema? Fui tapeado. 

• Moderador
Postado

@ReeMolgs Não necessariamente. Se memória RAM fosse o problema, então o aumento dela iria te trazer um melhor desempenho, por isso a recomendação. 4GB já é uma quantidade muito boa, aumenta-la não fará tanta diferença dependendo dos jogos...

Eu tenho um Ryzen 3 2200G que usava apenas 1GB de memória RAM dedicada. Após aumentar a minha RAM para 32GB há alguns meses, eu aumentei a RAM para 2GB. Não necessariamente isso me trouxe um benefício nos jogos que eu jogo, mas eu aumentei simplesmente porque dava haha, e caso algum jogo se beneficie de mais VRAM, ele terá.

1 hora atrás, ReeMolgs disse:

Ryzen 5 3500X/Radeon Radeon RX570/16GB que tem a mesma quantidade de memória dedicada e roda tudo perfeitamente.

Bom, ai você está comparando com uma máquina que tem um processador superior ao Ryzen 5 2400G, e uma placa de vídeo infinitamente superior a sua GT 740 (que também é superior a Vega 11 do seu Ryzen 5 2400G)....

https://versus.com/br/amd-Ryzen-5-2400g-vs-amd-Ryzen-5-3500x

Postado

@GabrielLV Eu entrei na BIOS e tentei ativar a Vega que estava desligava e aumentar memória dedicada dela. Não funcionou porque ficaram as duas placas ativas. 

Pensei em entrar na BIOS novamente e desativar a integrada e aumentar a memória dedicada da GT740. Porém agora o PC não entra na BIOS nem usando a tecla DEL, nem pelo comando UEFI nas configurações. E agora??

Afinal, qual delas é supérior? A Vega Integrada ao Ryzen ou a GT 740?

'-'

• Moderador
Postado

@ReeMolgs A integrada do Ryzen, como já dissemos nas ultimas 2 respostas.

image.png.e7549caecde22d596695a36f5596bf2f.png

https://hwbench.com/vgas/Radeon-rx-vega-11-vs-GeForce-gt-740

https://www.google.com/search?q=GT+740+vs+Vega+11&o que=GT+740+vs+Vega+11&aqs=edge..69i57j69i60l3.367j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

A memória dedicada para o Ryzen é quando o sistema aloca parte da memória RAM para funcionar como VRAM. Agora, a memória dedicada da GT 740 são os chips de memória soldados na própria placa de vídeo, ou seja, você não tem como aumentar a memória VRAM da GT 740.

Remova sua GT 740, pois como dissemos, a placa integrada ao Ryzen é superior a sua GT 740, use somente a Vega 11 e se possível, devolva a GT 740.

6 minutos atrás, ReeMolgs disse:

Pensei em entrar na BIOS novamente e desativar a integrada e aumentar a memória dedicada da GT740. Porém agora o PC não entra na BIOS nem usando a tecla DEL, nem pelo comando UEFI nas configurações. E agora??

Limpe a CMOS da placa-mãe (resete o BIOS) e novamente: Remova a sua GT 740, use somente o vídeo integrado do processador. Aumente a quantidade de VRAM do Ryzen no BIOS (esse procedimento funciona apenas para processadores com vídeo integrado, e não para placas de vídeo) e se possível, peça o reembolso da sua GT 740 pois ela é muito inferior ao vídeo integrado do seu Ryzen.

Postado

@GabrielLV Obrigado pela orientação sobre a GT 740. Vocês foram cirurgicos aqui. 

Bom, consegui entrar na BIOS. Entrei lá pra aumentar a GPU e só me aparece a opção de 2GB. Encontrei esse vídeo onde o cara tem a mesma BIOS, é igualzinha. Mas conforme a foto abaixo, só me aparece opção até as 2GB. O dele vai até 16, mesmo ele só tendo 8GB de RAM. Estranho, não?

Vídeo do cara que tem a mesma BIOS

WhatsApp Image 2023-03-05 at 14.12.04.jpeg

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@ReeMolgs Não encontrei uma resposta correta no Google mas, acredito que seja porquê a quantidade máxima muda dependendo do processador, e o vídeo que lhe recomendei, a pessoa usa o Ryzen 5 3400G, que é uma geração superior ao seu.

• Moderador
Postado

@ReeMolgs Sua placa-mãe nem sequer suporta overclock amigo. Nenhuma placa-mãe AMD com o Chipset começando com A suporta....

Tente resetar o BIOS novamente de acordo com o vídeo que eu passei lá em cima.

Postado

@GabrielLV Deu certo!

Sinto que nenhuma das duas, tanto a Vega quanto a GT740, não são boas pra rodar esse jogo em especial. Acho que vou investir em outro APU com gráfico integrado ou trocar a GT por outra. Me recomendam alguma? 

• Curtir 1
Postado

@ReeMolgs O gráfico integrado do processador nunca é o ideal para jogos, mas no seu caso, como o amigo @GabrielLV disse, ele é melhor que a GT 740, e deveria rodar Lost Ark, já que não se trata de um jogo tão pesado assim. Lembrando que para conseguir utilizar o gráfico integrado do seu processador, você deve remover a placa de vídeo dedicada (GT 740) do soquete da placa-mãe, dentro do computador, e conectar o cabo do monitor diretamente na porta da placa-mãe.

Sobre investir em um hardware melhor, se puder passar qual o seu orçamento para isso posso te indicar algo para rodar Lost Ark, e se possível, peça reembolso dessa GT 740 para acrescer em seu orçamento, pois realmente foi dinheiro jogado fora, tendo em vista que você já possuía um gráfico integrado superior a ela.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...