Ir ao conteúdo

um upgrade de um I3 10100F para um I5 10400F vale a pena?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

eu to com um I3 10100F mas ele ta gargalando a minha RTX3060, eu sei que sempre vai ter gargalo, to tentando passar o gargalo do processador pra placa de vídeo, um I5 10400F aguentaria essa placa sem gargalar? eu to usando uma H410M H V3  básico do básico, não queria ter que trocar placa-mãe, mas se o I5 não aguentar vai ser o jeito, alguma dica?

• Solução
Postado

Vai ser uns 10-15% melhor, mas na pratica mal vai notar a diferença, tipo sair de 89 FPS para 110 FPS num jogo, você vai continuar achando que a VGA não esta rendendo o que pode.

Se acha que vale a pena investir em LGA1200 pegue um i5-10600 ou i7-10700.

O lógico é vender o kit - CPU + placa-mãe + ram;  e comprar um novo: placa-mãe LGA1700* + i3-13100F ou i5-12400F ou 13400F e 2x8 DDR4 3200Mhz.

* Ou um Ryzen 5600 + placa-mãe + Ram que tem desempenho melhor para jogos que os Intel citados acima. 

• Amei 1
Postado

Minha configuração é bem parecida com a sua.

• i3 10105F 
  • RTX 3060 Ti
  • H410M H V3

Eu particularmente não tenho gargalo em nenhum jogo que eu jogo. 

O upgrade do i3 10100 para o i5 10400, não vale a pena.

Os processadores não tem diferenças significativas para você desembolsar 1000 reais.

Só iria valer a pena se caso você já tivesse montado o PC com o i5 10400, mas como você montou com o i3 10100, recomendo ficar com ele, ou migrar de geração, pegando assim uma 12ª, ou 13ª geração.

Existem maneiras de você amenizar o gargalo, usando DSR (resolução simulada), ou até mesmo colocando de fato uma resolução maior. Entre outros detalhes...

• Curtir 2
Postado
10 minutos atrás, Malbeck. disse:

Minha configuração é bem parecida com a sua.

• i3 10105F 
  • RTX 3060 Ti
  • H410M H V3

Eu particularmente não tenho gargalo em nenhum jogo que eu jogo. 

O upgrade do i3 10100 para o i5 10400, não vale a pena.

Os processadores não tem diferenças significativas para você desembolsar 1000 reais.

Só iria valer a pena se caso você já tivesse montado o PC com o i5 10400, mas como você montou com o i3 10100, recomendo ficar com ele, ou migrar de geração, pegando assim uma 12ª, ou 13ª geração.

Existem maneiras de você amenizar o gargalo, usando DSR (resolução simulada), ou até mesmo colocando de fato uma resolução maior. Entre outros detalhes...

se eu colocar em 1440p o gargalo diminui? eu to tento gargalo no hogwarts legacy

@1lokos acho que eu vou de 5600 mesmo, vou ter que trocar de placa-mãe mesmo

Postado
1 minuto atrás, Abesolus disse:

se eu colocar em 1440p o gargalo diminui? eu to tento gargalo no hogwarts legacy

Pode ser que diminua sim, mas o Hogwarts Legacy é um jogo mal otimizado, não deve levar em consideração o gargalo que você está tendo.

Muitas vezes o problema não está no seu PC, e sim no próprio jogo.

• Amei 1
Postado
2 horas atrás, Abesolus disse:

mas deve ser porque ele ta usando Ryzen 7 5800X3D

Sim, com certeza é por esse motivo.

Componentes high-end costumam sofrer menos com mal otimização, pelo fato de já ter uma boa sobra de desempenho.

As dicas que eu posso dar para amenizar seu gargalo, são as seguintes:

• Ajuste seu gráfico de forma favorável para o processador, personalize as configurações gráficas reduzindo o que você percebe que exige bastante do processador;
  • Use resolução maior;
  • Se tiver um SSD, priorize instalar o jogo nele, em alguns jogos mal otimizados, pode deixar o jogo mais fluido;
  • Evite deixar coisas abertas em segundo plano, assim deixando seu processador completamente livre para o jogo;
  • No Gerenciador de Tarefas, defina o processo do jogo em prioridade Alta;
  • Certifique-se de que seu computador está livre de qualquer coisa que possa consumi-lo desnecessariamente, uma formatação muitas vezes otimiza o computador a ponto de amenizar ou até mesmo remover gargalos;
  • Experimente usar o V-SYNC, em alguns jogos melhora, outros piora, teste e veja como se comporta.

Eu nunca joguei o Hogwarts Legacy, então não posso te falar exatamente um preset gráfico que ameniza o gargalo, então fica ai as dicas básicas para remover/amenizar gargalo de qualquer jogo.

• Amei 1
Postado
3 horas atrás, Abesolus disse:

eu to com um I3 10100F mas ele ta gargalando a minha RTX3060, eu sei que sempre vai ter gargalo, to tentando passar o gargalo do processador pra placa de vídeo, um I5 10400F aguentaria essa placa sem gargalar? eu to usando uma H410M H V3  básico do básico, não queria ter que trocar placa-mãe, mas se o I5 não aguentar vai ser o jeito, alguma dica?

Claro que não. Única coisa que você vai conseguir com essa mudança é jogar dinheiro fora.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...