Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de placa-mãe para usar com Intel Xeon E5-2696 v3


zerothree
Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

@1lokos estou comprando ele para jogos mesmo, e uso cotidiano no pc. sei que com unlock ele consegue atingir 3.8 GHz e entre os xeons v3 acho que é o que tem o melhor desempenho, dai queria uma placa-mãe parruda p suportar ele

 

o kit dele está custando 1100 no total (placa-mãe + cpu + 16 ram DDR4), acha um mal investimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Amaaaterasy disse:

@1lokos estou comprando ele para jogos mesmo, e uso cotidiano no pc. sei que com unlock ele consegue atingir 3.8 GHz e entre os xeons v3 acho que é o que tem o melhor desempenho, dai queria uma placa-mãe parruda p suportar ele

 

o kit dele está custando 1100 no total (placa-mãe + cpu + 16 ram DDR4), acha um mal investimento?

 

Então não compre este modelo de clock baixo, pegue um E5-2667 V4 - 8/16 que tem clocks de 3.0 e 3.6 (boost); assim não precisará se preocupar com "unlock turbo boost" - o que aumenta o consumo e temperatura, requerendo placa-mãe com bom VRM, mais cara.

 

Para o E5-2667 V4 pode usar a Huananzhi QD4 - que tem preço razoável.

 

R$ 1.100,00 é péssimo investimento num Xeon, acrescente mais um pouco e pegue um kit Ryzen, ou i3-12100F, tem uma placa-mãe H610 da Huananzhi na faixa de R$ 400,00. Veja o conselho aos 15:36.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos  fiquei pensando o dia todo e remoendo o que você disse. depois de olhar uns videos gostei muito desse processador que você falou, mas ainda não desisti do 2696 v3. a diferença de preço não é tão imensa, perto da diferença que diz os sites (pois não tem comparação direta de um pro outro "2667 v4 vs 2696 v3" ).
uns anexos sobre o que apurei, como não faço ideia, a sua opinião é bastante importante. eu cogitei pegar um r5 5500, mas é tão pertinho do r5 5600 mas ai a diferença ja vira +300-400 reais e dai não da. n gostei do 12100F porque achei fraquinho
image.thumb.png.5557bc23af577cd3ee5c38721811997d.png
image.thumb.png.ba546fda82f160c1ce9b6166932aab71.png

acha mesmo que o procedimento de unlock é tão prejudicial? essa placa-mãe que eu iniciei o anuncio aparentemente tem um bom suporte para o mesmo. 

teste da placa + cpu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não é que o "unlock turbo boost" seja prejudicial, porém como coloca todos os cores trabalhando em boost, aumenta o consumo - mas diferente de overclock o consumo não ultrapassa o TDP do CPU - 135W. Como o consumo aumenta, força o VRM da placa-mãe, sendo que as "X99 não são uma Brastemp.

 

Com o E5-2667 V4 não precisa fazer "unlock" - e nem consegue, pois é feito nos V3 devido a bug nesta série.

 

O E5-2696-V3 não tem nada para ser significativamente melhor em jogos, a não ser os 45 Mb de cache.

 

É 18 - 36 - quanto mais cores mais latência, pior para jogos - vide explicação nos videos técnicos do Mario Mazzotti.

É 2.3 - 3.60 GHz - clock base baixo.

 

O "Dr. Xeon" - o Ucraniano Myiconst que foi um dos precursores da moda Xeon e criou op BIOS MOD "Unlock Turbo Boost", considera o E5-2667 V4 o último "suspiro" dos Xeons.

 

Citação

...não tem comparação direta de um pro outro "2667 v4 vs 2696 v3" ).

 

Comparativo do "Dr. Xeon" com o i3-12100F, E5-2696 V3, E5-2667 V4:

 

O "fraquinho" i3-12100F não se saiu mal perto dos Xeon. 😉 

Na media dos jogos - FPS mínimo - FPS máximo

 

13-12100F - 91 - 133

E5-2696 V3 - 85 - 131

E5-2667 V4 - 85 - 129

 

Além disso o i3 entrega um frametime mais estável, note que no SOTR o FPS mínimo do i3 foi 20% acima dos Xeon.

 

A propósito, pode considerar que o E5-2696 V3 ganhou do E5-2667 V4... por 1%. 😜 

 

Um ponto que o Miycosnt destaca que o Xeon V4 entrega basicamente a mesma performance do V3 consumindo menos energia - é mais eficiente. E com isso estressa menos o VRM da placa-mãe X99, o que faz com que o custo do kit com o V4 menor, pois pode usar a placa-mãe mais básica.

 

 

Investindo os R$ 1.100,00 no i3-12100F fica com opção de usar o i5-12400F, i5-13400F na mesma placa-mãe. 

 

No TIo Allii tem a barata Huananzhi H610 - o Mario Mazotti tem vídeo recente sobre ela.

 

Conselho do Miyconst no final do vídeo - que "assino" em baixo:

 

But I strongly recommend you look around an check the prices for other components, in most cases it possible to buy cheap H610 motherboard with i3-12100 and achieve slightly better performance for the same price.

 

"Mas eu recomendo fortemente que você dê uma olhada e verifique os preços de outros componentes, na maioria dos casos é possível comprar uma placa-mãe H610 barata com i3-12100 e obter um desempenho um pouco melhor pelo mesmo preço."

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uau, primeiramente devo agradecer pela aula, muitissimo obrigado! e agradecer pela paciencia e a boa vontade de responder cada pergunta milimetricamente.

com isso eu deixo o 2696 v3 de lado.

 

p sanar a ultima duvida, se fosse p você, com um orçamento de 1,200, o que compraria? entre;
2667 v4, 12100F ou um kit interposer i9 11900H?? 

 

eu estou saindo de um FX-8300 com uma 1060 6gb para um processador decente de verdade, imagino que vá existir um gargalo da gpu mas é a proxima peça que devo comprar..

obrigado amigo, você é um amigo. eu que achei que poderia entender de algo, ia fazer uma burrada kk salvou meu setup com certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto com o Xeon como o Interposer vai ficar limitados ao que são, com o agravante que se pifar a placa-mãe do Interposer o CPU vai junto.

 

R$ 1.200,00 compra kit* de Ryzen 5600 + Soyo A520M no Tio Allii. Com o Ryzen 5500 acha kit por ~ R$ 1.000,00.

 

* "Kit" não implica necessariamente comprar os dois juntos, pode comprar separados se o preço for conveniente.

Veja uma receita de kit Ryzen 5600 do Tio Alli neste tópico:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é isso, vou pular em um r5 5600 que diga-se de passagem, era uma meta a muito tempo
image.png.4f7042f5e4544ef851816e17dae77df5.png
tentei achar eles separados porém ta dando uma diferença de 41 reais. com as memórias +280, e esperar pelo pior na hora das taxas deve dar uns 150 a mais, e um air cooler de 150 também. fugiu do orçamento mais vou fazer acontecer.

valeu amigo, que Deus te abençoe muuito, você é fera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Desativar núcleos não faz tanto milagre assim, sobe o clock, mas o ganho nos jogos é 4-7% .

Vide no teste do "Professor Xeon", e este CPU exige placa-mãe com VRM forte - cara; no final do vídeo ele recomenda algumas.

 

Se o foco do PC é jogos pega o E5-2667V4 - o preço é similar ao E5-2693 V3; com uma Huananzhi QD4 que é barata. Fica com performance próxima ao Ryzen 3600, i3-1200F.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!