Ir ao conteúdo

Como desenvolver um circuito com 3 sensores

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, Elisson Hecavei disse:

Cheguei aqui não sei se está correto mais não sei muito bem o que fazer com a entrada a que seria de energia socorro 

IMG_20230309_135420.jpg

Seu circuito está invertido. A entrada de energia é a letra A, mas sem aquele inversor. 

B, C e D são os sensores. 

Está quase certo, porém de acordo com o enunciado ainda falta uma parte:

Em 06/03/2023 às 14:02, Renata De Pontes Crepaldi Briich disse:

Caso sensor 1, sensor 2 e sensor 3 estejam ativos, sirene não deverá tocar.

No caso atual, ao receber o sinal das 3 sirenes ao mesmo tempo a "sirene" toca. 

Então, além do já apresentado tem que fazer um circuito que soma as três entradas simultaneamente e desliga a saída. 

Postado
9 horas atrás, .if disse:

cara esteja plugado analogamente àquele cara que ganhou um campeonato de xadrez onde ele recebia informações via código morse

Essa pouca gente percebeu a malícia.... gostei do plugado "analogamente" , encaixa perfeitamente em todos os sentidos  kkkkkk

@Elisson Hecavei ,

Experimente fazer a tabela-verdade desse seu circuito, e veja se a saída com nivel "1" atende todas as condições !

Paulo

• Haha 1
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

No caso atual, ao receber o sinal das 3 sirenes ao mesmo tempo a "sirene" toca.

Cara, fiz o raciocínio 2 a 2 na montagem do circuito, não pensei nos 3 acionados. Fiz caca! Caca hapens! Tem que utilizar uma porta de 3 entradas ou mais. 

Por diversão pensei como fazer isso de forma discreta. O xor de n entradas (sem limite, é modular) utiliza 2 transistores por entrada + 3 na análise booleana + 2 na saída totem pole. É simples. Num chute calibrado creio que a transição seja de uns 300ns, o que limita a frequência máxima.

9 horas atrás, .if disse:

a não ser que o cara esteja plugado analogamente àquele cara que ganhou um campeonato de xadrez onde ele recebia informações via código morse. 🤪.

Ganhar um campeonato com a rosca piscando... Dependendo das preferências foi dupla felicidade! Boca maldita! 🤣

• Haha 1
Postado

@Sérgio Lembo seu raciocínio está correto, pois faz com que somente uma entrada acione a saída, conforme deve ser. 

O que falta agora são os meninos aí do tópico quebrarem um pouco mais a cabeça e colocar mais portas para zerar a saída quando as entradas receberem "1111".

Postado
29 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Renato.88  O erro que você observou existe sim.Se B e C estiverem ativos a saída do primeiro xor é zero. Estando D ativo também o segundo xor dará 1 na saída.

Pois é, as portas trabalham assim mesmo.... 

Por isso, o professor que criou o problema colocou a situação onde se as 4 entradas estiverem acionadas o resultado também será zero. 

Acabei matando a charada por aqui, se resolve com outro conjunto de portas paralelo a esse. 

• Membro VIP
Postado

Eu falando sério e vcs zoando... O cara trapaceou pow! Ouvi dizer que o treco era blue tooth 😁

Eu debrucei um pouco sobre o problema (do tópico!) e cheguei a resultados mentais semelhantes aos vossos com porta xor. De fato nem usei a tabela: apenas a imaginação mesmo. Mas me bateu a antiga curiosidade de como criar esta tabela. mapa de "carnô" (preguiça de escrever certo)  e etc. Alguém podia disponibilizar aqui pra nós (mim) com riqueza de detalhes. Nota: a sua seu professor já deve tirar 30% devido a este tópico. Obviamente ele está acompanhando ok?

5 horas atrás, aphawk disse:

Se fosse para fazer isso que você fez

Paulão...o carinha entrou só pra dar uma cagadinha e saiu vazado 😁

Mas sim.. algo me diz que ele teve boa intenção 🙂

Postado
21 horas atrás, Daniel Zanati disse:

Creio que não seja esse o resultado da tabela verdade,

A tabela verdade apresenta apenas uma saída para cada uma das quatro entradas.

São 16 linhas de conjuntos ABCD. Serão 16 saídas, uma para cada linha ABCD.

Considerando a entrada "A" em "0", sem energia, a saída será "0", independente das outras entradas, certo?

Em tempo: Você esqueceu a condição 0111. Sua tabela só possui 15 linhas.

Agora use o seu pensamento de forma semelhante e continue a preencher a tabela verdade.

Coloque "1" nas saídas que atendem as especificações do enunciado do problema e "0" quando não atender.

Faça isso, que eu poderei lhe auxiliar, corrigindo o que estiver errado e sugerindo no que for necessário.

Você sabe resolver um mapa de Karnaugh 4 linhas por 4 colunas?

Com as 16 saídas, monte o mapa de Karnaugh e use a técnica inerente para simplificar o circuito.

Parece que o circuito até já foi apresentado.

Bons estudos.

MOR_AL

Postado
1 hora atrás, MOR_AL disse:

kkkkkkk Meu amigo, lembre-se de que somos pré-históricos aqui .... hoje o professor só fala que existe esse método, dá um exemplinho bico, e acabou, quem quiser saber mais vai pesquisar .....

Até para isso já tem aplicativo para celular ...

Que saudades da época em que o professor realmente ensinava de verdade.... e cá entre nós, eu resolvi este problema do tópico em menos de 5 minutos, mesmo tendo aprendido essa matéria fazem mais de 40 anos .....

Paulo

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

Que saudades da época em que o professor realmente ensinava de verdade.... e cá entre nós, eu resolvi este problema do tópico em menos de 5 minutos, mesmo tendo aprendido essa matéria fazem mais de 40 anos .....

É verdade!

Eu não me preocupei com detalhes. Só indiquei o caminho. 

Se eu quisesse resolver, eu levaria um pouco mais de tempo. Hehehehehe! 😊

MOR_AL

• Haha 1
Postado

Infelizmente cometi um erro no post acima. Fiz a analise 2 a 2 e não percebi que com as 3 entradas de presença em 1 a resposta será positiva. O correto é usar uma porta xor com 3 entradas ou mais. As excedentes (se houver) no nível1. Esqueça a cascata, não funciona como foi proposta.

• 2 semanas depois...
Postado

@cibele souza ,

Se você ler todo este tópico vai ter muito mais informações do que precisa para resolver essa questão!

Mais do que já escrevemos aqui , só colocando a resolução da questão, a qual não serve para o aprendizado de todos vocês…

Mas mostre o que você já fez, mostre as suas tabelas verdades, mostre onde você chegou ok ?

Paulo

• Curtir 2
Postado

Buenass...

Decidi criar uma conta e responder aqui porque vejo que muitos estão com a mesma dúvida que eu tive, e quem está tentando ajudar não entende nossa situação.

Vou explicar, somos estudantes EAD, de idades entre 18 e 40+, muitos cursando pela primeira vez e tendo a ''sorte'' de cair de pára quedas nesse tema que pra iniciante é sim complexo. As aulas são semanais, explicando talvez a ponta do iceberg e todo o resto a gente tem que buscar aprender na marra.

Então não é de se surpreender que eu, assim como muitos, chegamos nessa atividade mais perdidos que cego em tiroteio. Enfim, não achei lugar algum que explique de uma forma simplificada. E muito menos aqui, a explicação de vocês eu não consegui entender fácil. Porém lendo, relendo, buscando informações em outros locais, livros, etc, eu consegui chegar no resultado que resolveria o problema proposto.

O primeiro passo foi realizar a tabela verdade, dica que li aqui nessa postagem. É só seguir o procedimento, a quantidade de linhas necessárias é = a 2 elevado ao número de entradas (A (energia), B (sensor), C (sensor) e D (sensor) = 4), 2 elevado a 4 potencia resulta em 16 linhas. Faça a coluna A onde ficará na vertical os números 0 repetido 8 vezes e o número 1 repetido 8 vezes. Na coluna B, divide por 2 resultando em 0 repetidos 4 vezes, depois 1 repetido 4 vezes, nessa ordem até completar todas as linhas. Coluna C, divide por 2 resultando em 0 repetidos 2 vezes, depois 1 repetidos 2 vezes, nessa ordem até completar todas as linhas. Coluna D, divide por 2, 0 uma vez, 1 uma vez, nessa ordem até completar todas as linhas. Feito isso, acrescente uma nova coluna, a do S (saida) e nessa coluna voce vai preencher, levando em conta os valores das outras colunas, colocando 0 (Falso) onde A (energia) é igual a 0 e onde os sensores BCD sejam 1 consecutivos na mesma linha. Será colocado 1 (Verdadeiro) somente nas linhas onde A (energia) = 1 e B = 1 ou C = 1 ou D = 1 sem que se repita BCD. No final a coluna S terá somente 3 situações Verdadeiras (numeração 1) , as demais serão todas Falsas (numeração 0).

Feito isso encontrei a maneira de realizar o circuito utilizando as portas AND, OR e XOR. Em anexo uma imagem simplificada de como ficou, como exemplo.

Não posso afirmar se esteja correto ou não, porém foi a maneira lógica que encontrei de chegar no que foi requisitado, utilizei o programa Logisin para verificar se realmente a saída se aciona com um sensor somente e sim funcionou.

Boa sorte para os alunos do curso e para quem já entende do assunto favor se puder indicar macetes, vídeos, artigos, que falem do tema de maneira mais fácil para nos ajudar a entender melhor e poder replicar e até mesmo ensinar quem ainda tenha dificuldade.

exemplo.png

• Curtir 2
Postado

@lRedArrowl Pelas regras do fórum não podemos mostrar as respostas diretamente. Um usuário até chegou a colocar a resposta uns dias atrás, mas teve a postagem apagada pelo administrador. 

Podemos apenas dar dicas, porém percebemos que até agora todos que passaram por aqui ainda não conseguiram pegá-las para resolver o problema. 

Um macete interessante pra quem não está familiarizado ao assunto é depois de conseguir fazer a tabela verdade é analisar cada porta lógica, ver o que ela faz e se serve para resolver o problema ou não. 

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, lRedArrowl disse:

E muito menos aqui, a explicação de vocês eu não consegui entender fácil. Porém lendo, relendo, buscando informações em outros locais, livros, etc, eu consegui chegar no resultado que resolveria o problema proposto.

Mas é assim que se aprende!!!

Na postagem #36 eu mostrei o caminho. Parte de sua postagem mostra exatamente o que indiquei. Fazer a tabela verdade com 16 linhas e 5 colunas

Em 10/03/2023 às 09:49, MOR_AL disse:

Aí está a primeira dica

A tabela verdade apresenta apenas uma saída para cada uma das quatro entradas.

São 16 linhas de conjuntos ABCD. Serão 16 saídas, uma para cada linha ABCD.

Aí foi a segunda dica

Considerando a entrada "A" em "0", sem energia, a saída será "0", independente das outras entradas, certo?

Aí foi o auxílio, sempre corrigindo o que foi tentado fazer

Em tempo: Você esqueceu a condição 0111. Sua tabela só possui 15 linhas.

Aí foi mais uma dica

Agora use o seu pensamento de forma semelhante e continue a preencher a tabela verdade.

Coloque "1" nas saídas que atendem as especificações do enunciado do problema e "0" quando não atender.

Com as 16 saídas, monte o mapa de Karnaugh e use a técnica inerente para simplificar o circuito.

Aí foi a última dica. 

Se pesquisar "Mapa de Karnaugh" vai encontrar muita coisa.

Mais do que isso, só mesmo o que cabe à parte do aluno, que quer aprender. Ou seja, fazer o que você fez.

Eu não conheço outra forma de aprender.

MOR_AL

SEGUE UM EXEMPLO FICTÍCIO PARA APENAS 3 ENTRADAS E UMA SAÍDA.

Como não é a solução do exercício, acredito que possa ser postado.

Fiz rapidamente e pode haver erro, mas a sequência dos eventos é a mesma.

1212180961_ExemploFictcio.thumb.jpg.a55d37eb15b9f1a83981b6e2e69de2a2.jpg

Qualquer dúvida é só postar.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Para quem tem dúvidas, tem centenas de aulas de eletrônica digital no google, você só precisar mapear os conteúdos e ir assistindo e entendendo um assunto por vez (se ficou dúvida pegue o mesmo assunto em outros lugares até não ter mais!).

offtopic:
Já cursei essa disciplina faltando 3 meses para o semestre acabar, virtual também e tendo 1 aula por semana, eu aprendi tudo a base de forma online e fazendo exercícios sozinho. Equações booleanas, teoremas, simplificação de circuitos, portas lógicas, latch, flip flops, contadores, clocks, sistemas assíncronos com e sem memória, etc..

Pena que esqueci boa parte do conteúdo já que não foi minha área escolhida. 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
Em 24/03/2023 às 19:58, lRedArrowl disse:

Então não é de se surpreender que eu, assim como muitos, chegamos nessa atividade mais perdidos que cego em tiroteio. Enfim, não achei lugar algum que explique de uma forma simplificada. E muito menos aqui, a explicação de vocês eu não consegui entender fácil. Porém lendo, relendo, buscando informações em outros locais, livros, etc, eu consegui chegar no resultado que resolveria o problema proposto.

Mas é isso mesmo que todos tem de fazer para aprender !!! Tem de ir pesquisar, e aprender como gerar a equação do problema a partir das variáveis, e num segundo passo minimizar a equação para podermos reproduzir o circuito mais simples possível.

A técnica do mapa de Karnaught é simples e apresenta bons resultados, e para se familiarizar com ela tem de praticar alguns exemplos, facilmente encontráveis na Internet.

Hoje em dia a Internet substitui os livros do passado, temos tudo praticamente de graça para aprendermos, mas ainda é necessário o esforço por parte dos alunos.

Como em tudo na vida, a prática leva à perfeição. Lembram dos famosos exercícios ao final dos capítulos nos livros ?  É a mesma coisa que tem de ser feita hoje, o conhecimento só se fixa a partir da prática dos exercícios.

Paulo

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado

pelo que entendi da atividade a tabela verdade deveria ser: 

|energy (A)|B|C|D|Sirene| 

|0                |0|0|0 |  0       |                      

|0                |1|0|0|  0        |                      

|0                |0|1|0|  0        |                    

|0                |0|0|1|  0        |                      

|0                |1|1|0|  0        |                      

|0                |0|1|1|  0        |                      

|0                |1|0|1|  0        |                      

|0                |1|1|1|  0        |    

|1                |0|0|0|  0        |

|1                |1|1|1|  0        |

|1                |1|0|0|  1        |

|1                |0|1|0|  1        |

|1                |0|0|1|  1        |

|1                |1|1|0|  0        |

|1                |0|1|1|  0        |

|1                |1|0|1|  0        |

com algo que identifique se apenas um dos sensores está acionado juntamente com a energia

Sendo acionada apenas nas combinações A-B, A-C, A-D

agora como representar isso é com vocês kkk

• Amei 1
Postado
29 minutos atrás, gabrielesplech disse:

pelo que entendi da atividade a tabela verdade deveria ser: 

|energy (A)|B|C|D|Sirene| 

|0                |0|0|0 |  0       |                      

|0                |1|0|0|  0        |                      

|0                |0|1|0|  0        |                    

|0                |0|0|1|  0        |                      

|0                |1|1|0|  0        |                      

|0                |0|1|1|  0        |                      

|0                |1|0|1|  0        |                      

|0                |1|1|1|  0        |    

|1                |0|0|0|  0        |

|1                |1|1|1|  0        |

|1                |1|0|0|  1        |

|1                |0|1|0|  1        |

|1                |0|0|1|  1        |

|1                |1|1|0|  0        |

|1                |0|1|1|  0        |

|1                |1|0|1|  0        |

com algo que identifique se apenas um dos sensores está acionado juntamente com a energia

Sendo acionada apenas nas combinações A-B, A-C, A-D

Vou dar uma ajuda : esse circuito pode ser feito com um único CI : CD4067 .

Agora tá mais fácil do que empurrar bêbado na ladeira kkkk

Paulo

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado
1 hora atrás, gabrielesplech disse:

Agora use o mapa de karnaugh com 4 variáveis (que são as entradas). Vai dar uma matriz 4x4.

Coloque "1" nas combinações retiradas da saída que valem "1" e "0" nas combinações retiradas da saída, que valem "0".

Já até deve haver isso mastigado na Net.

Em tempo:

Não é necessário, mas apenas como facilidade de entender, utilize a sequência ABCD em ordem numericamente crescente. Desde 0000 igual a zero decimal, até 1111, igual a 15 decimal.

Observar, que no mapa de Karnaugh, ocorre apenas uma variação das entradas para elementos adjacentes da matriz.

Entre no link abaixo e insira o que você obteve na saída (Sirene).

https://www.profelectro.info/mapa-de-karnaugh-onlie-para-simplificacao-de-funcoes-booleanas-a-partir-da-tabela-da-verdade/

O link vai colocar a função "Sirene" em função de portas AND e OR.

O certo seria vocês nem precisarem do link, mas já vi, que está sendo um "parto" para vocês, então... Ruim com, pior sem o link.

Em tempo 2:

Na minha época, não parava aí, com portas AND e OR. Tinha que montar com portas NAND e NOR, o que exigia mais uma etapa.

Bons estudos.

MOR_AL

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!