Ir ao conteúdo

Posso fazer dual channel com Kingston e outra marca diferente?

Ir à solução Resolvido por Alexsandro Krzj,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Td certo?

Queria tirar uma duvida com os gurus da informatica. Vocês podem me ajudar por favor?

Amigos, possuo essa memória 8 gb DDR4 2400 mhs Kingston 9905678-042.A00G

Citação

image.thumb.png.07b639f35ca8266e4e5717bf088e75be.png

Gostaria de fazer dual channel com outro pente de 8gb, mas gostaria de saber se devo usar 1 modelo idêntico a esse ou se posso optar por um modelo da PUSKILL de mesma velocidade, mas diferentes latências, ou um modelo da Kingston Fury de 2400 ou 2600 mhs e latências também diferentes. Segue o link dos modelos. Obrigado

Modelos que encontrei na Aliexpress:

Kingston similar ao meu

PUSKILL 2400 e 2600mhz

Hyperx Fury

• Solução
Postado

@Gaud O Dual-Channel é uma tecnologia que necessita de duas memórias RAMs de mesmo tipo (DDR3, DDR4, etc), que tem o objetivo dobrar a largura de memória, de 64 bits (memória de 1 rank) para 128 bits, operando no limite da controladora de memória da maioria dos processadores. Então, por definição, sim, é possível realizar o Dual-Channel em memórias RAMs de frequência, latência, marca ou tamanho diferente, apenas não de tipo diferente (até porque não encaixa e os esquemas elétricos são diferentes), mas o Dual-Channel vai sempre se limitar a memória RAM de menor desempenho em algum quesito, exemplo: se tivéssemos duas memórias em Dual-Channel, uma 16GB de 3200Mhz, CL18, e o outra de 8GB 2666Mhz, CL 16, o total de RAM seria 24GB, com as duas operando a 2666Mhz, CL18.

Claro, que possível não é recomendado, o recomendado seria ter memórias RAMs o mais parecidas possíveis umas com as outras, para não gerar instabilidade do sistema. O mais recomendado de tudo seria comprar as memórias RAMs juntos em "Kit" ou no mesmo anuncio, que no seu caso não é viavel.

Tente comprar a mais parecida com a tua ou venda essa e compre duas memórias RAMs iguais.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Gaud disse:

você sabe se consigo optar por usar um par de módulos de memória em single channel, caso elas sejam incompatíveis?

como assim incompatíveis? mesmo se for memórias diferentes da para fazer o dual. 

Postado
5 horas atrás, Gaud disse:

você sabe se consigo optar por usar um par de módulos de memória em single channel, caso elas sejam incompatíveis?

Você quer se referir a que tipo de imcompatibilidade? , como eu disse e o  @Alex Camus ,  imcompatibilidade de frequência, tamanho, latencia, entre outras, não imposibilitam o Dual-Channel, apenas imposibilita o Dual-Channel (e a conexão dessa memória na placa-mãe) ser for de outro tipo, como DDR3, invés do DDR4 que é o que sua placa-mãe suporta. Nesse caso não exite nem como colocar a memória ram, já que possuem encaixes difentes.

Então é claro concluir que não vai existir Dual Channel, de forma bem resumida: se tem duas memórias RAMs na placa-mãe elas vão fazer Dual-Channel.

• Curtir 1
Postado

@Gaud Até onde sei, Dual-Channel não é controlavel via software, a única foma de "desativar" o Dual Channel é se sua placa-mãe tiver 4 ou mais slots de memória RAM daí seria possível conectar as RAMs em slot que não fazem dual Channel, exemplo: o dual-channel em algumas placa-mães ocorre entre o slot 1 e 3, e o 2 e 4, n conectando no 2 e 3 não faria dual-channel. Mas acredito que isso não resolveria as incompatibilidades. 

• 2 semanas depois...
Postado

@Alexsandro Krzj @Alex Camus

Só para vocês saberem. Comprei a memória da PUSKILL de 2400mhs e 8gb. Coloquei em Dual Channel com minha kingston. O sistema setou as latencias para 17-17-17-39 (que é o padrão da Kingston), diferente da 16-18-18-36 (que seria o da PUSKILL). Entretanto, fiz o teste de estabilidade do "Diagnóstico de memória do Windows", Memtest86 (completo) e Memtest64 (1 hora de teste), sem nenhum problema de erro ou estabilidade. Então parece que está tudo OK. 

Vocês sugerem mais algum teste?

Além disso, comparei as configurações das memórias do Hwinfo64, e elas são extremamente parecidas. 

image.thumb.png.8add4abc151c40f55336232be23ca5a6.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!