Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou fazendo um upgrade no meu setup e quero saber se esses fan’s são bons

gabinete lian li 011 dynamic mid tower

3080 ti gainward phoenix

Ryzen 7 5700x

Watercooler coolermaster masterliquid pl350 flux

Esses fan são de 74 cfm - 800 - 1600 (-20%) rpm

quero saber se eles realmente tem essa potencia

Postado

Acabei de efeituar compra dos mesmos pelo ALI em uma promo de 6 por 150 reais, após alguns estudos e feedback chegue a conclusão que o REAL CFM deles é entre 50 a 65 CFM, ainda sim é um ótimo CUSTO BENEFICIO. 

Em preço normal, 6 fans saem na casa de R$ 250 reais no ALIEXPRESS, para um cooler de 60 CFM é bacana demais o preço.
Tendo em vista que os que se encontram aqui no BR são COOLER MASTER SICKLEFLOW e Lian Li ST120 com ambos prometendo 60 a 70 CFM, em um KIT DE 3 UNIDADES saem aos mesmos R$ 250 reais.

Caso tenha dinheiro sobrando pode-se optar por estas marcas mais famosas e consolidadas, mas para a maior parte do setup os AIGOS servem.

• Curtir 1
Postado

@Willian Raphael mesmo que valor real de cfm não seja 74 ainda sim é um bom fluxo de ar nesse valor dessas marca você não encontra nesse preço, e eu quero atingir a temperatura de 65 graus da cpu espero que com esses fan fique nessa temperatura levando em

conta que é um gabinete com

7 fan

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@Willian Raphael

Em 08/03/2023 às 20:07, Willian Raphael disse:

Acabei de efeituar compra dos mesmos pelo ALI em uma promo de 6 por 150 reais, após alguns estudos e feedback chegue a conclusão que o REAL CFM deles é entre 50 a 65 CFM, ainda sim é um ótimo CUSTO BENEFICIO. 

Em preço normal, 6 fans saem na casa de R$ 250 reais no ALIEXPRESS, para um cooler de 60 CFM é bacana demais o preço.
Tendo em vista que os que se encontram aqui no BR são COOLER MASTER SICKLEFLOW e Lian Li ST120 com ambos prometendo 60 a 70 CFM, em um KIT DE 3 UNIDADES saem aos mesmos R$ 250 reais.

Caso tenha dinheiro sobrando pode-se optar por estas marcas mais famosas e consolidadas, mas para a maior parte do setup os AIGOS servem.

Como você concluiu que o CFM dela está nessa faixa? 

Eu estava com problemas de temperatura (Ventoinha da GPU estava travada) e pensei primeiramente em trocar as fans do gabinete. Minhas fans antigas eram a PCyes Nix 2. Vi muitos reviews positivos dessa Aigo Ar12 Pro e vi esse CFM de 74 e não pensei 2 vezes. Porém, depois de instalar elas no gabinete, tenho a impressão que são muito inferiores às ventoinhas antigas e que o CFM é bem menor que os 74 especificados.

Postado
6 horas atrás, D.Brma disse:

@Willian Raphael

. Minhas fans antigas eram a PCyes Nix 2. Vi muitos reviews positivos dessa Aigo Ar12 Pro e vi esse CFM de 74

Basicamente trocou "6 por meia dúzia", as especificações duas fans são bem similares para diferença significativa.

Nix 2

• Máx. Fluxo de Ar: 62 CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,05mmH2O

AR12 PRO

• Volume de ar:74 CFM
  • Pressão do vento: 2.2mmH20

Fans com especificações melhores que estas duas vão na faixa de R$ 100,00 ou mais a unidade. Exemplo:

Gelid Gale - R$ 98,42

• Fluxo de ar (CFM>/CMH): máx. 110
  • Pressão Estática: 12 (mmH2O)
  • Nível de ruído : 8 - máx. 45  (dBA)

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Basicamente trocou "6 por meia dúzia", as especificações duas fans são bem similares para diferença significativa.

Nix 2

• Máx. Fluxo de Ar: 62 CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,05mmH2O

AR12 PRO

• Volume de ar:74 CFM
  • Pressão do vento: 2.2mmH20

Fans com especificações melhores que estas duas vão na faixa de R$ 100,00 ou mais a unidade. Exemplo:

Gelid Gale - R$ 98,42

• Fluxo de ar (CFM>/CMH): máx. 110
  • Pressão Estática: 12 (mmH2O)
  • Nível de ruído : 8 - máx. 45  (dBA)

Sim, na teoria são fans semelhantes, porém, na prática me surpreendi. A Nix 2 nas especificações tem menos CFM, mas na prática parece ter muito mais que a Aigo Ar12 pro. Com a da aigo em 100% não consigo sentir a força de ventoinha puxando o ar ou jogando pra fora. O CFM verdadeiro dela parece muito menor que os 74 prometidos. A da pcyes por outro lado parece muito superior. Colocando a mão nas entradas e saídas de ar da pra sentir um vento consideravelmente maior nas ventoinhas pcyes.

Monitorando as temperaturas também notei diferença. Estava com 4 pcyes, e removi e coloquei 6 da aigo.

No Forza com as 4 ventoinhas da pcyes não tive temperaturas acima de 65 C. Com as 6 ventoinhas da aigo, a temperatura máxima foi de 72 C. 

Em jogos mais pesados com as 4 ventoinhas da pcyes, não obtive nenhuma temperatura acima de 70 C.

Com as 6 da aigo alcancei 75 C em jogos mais pesados. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...