Ir ao conteúdo

Vale a pena upgrade para Ryzen 5 5600 e 32gb de ram para produção musical ?

Ir à solução Resolvido por Alex Camus,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, queria dar um upgrade na minha máquina, minha configuração atual é a seguinte:

Ryzen 3 1200

2 x 8 GB RAM DDR4 2400

Gigabyte B450M DS3H V2 (rev. 1.x)

SSD Crucial BX500 1 TB

HD Seagate Barracuda 1 TB

AMD Radeon R7 350

Corsair CX430

Windows 11

O uso da máquina é para produção musical e programação Web, não jogo nenhum jogo. Quero atualizar porque já está dando uns lags chatos.

Vale a pena colocar 32 GB de RAM? Porque quando eu abro os programas de produção musical junto com os de programação, a memória já bate quase nos 16 GB:

memoria.png.2b60c1e65333e18c0068a7e413b23886.png

E outra, vale a pena pegar memórias mais rápidas (DDR4 3200), daquelas com timings menores? Eu achei os pentes da Kingston HyperX Fury de 8 GB com CL 16 por R$ 136,00.

Se eu fosse manter 16 GB, seria só comprar 2 pentes e substituir pelos que tem aqui. Se eu fosse colocar 32 GB, teria que comprar 4 pentes desses, porque as memórias aqui são bem mais lentas e ia bugar o dual channel.

Postado
25 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Vale a pena colocar 32 GB de RAM? Porque quando eu abro os programas de produção musical junto com os de programação, a memória já bate quase nos 16 GB

você mesmo respondeu sua pergunta, se esta usando quase toda a memória é bom colocar mais para não atrapalhar ou travar usando os programas.

27 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

E outra, vale a pena pegar memórias mais rápidas (DDR4 3200), daquelas com timings menores? Eu achei os pentes da Kingston HyperX Fury de 8 GB com CL 16 por R$ 136,00

vale a pena sim, só não sei se pegar com CL 16 ou CL18 você vai conseguir ver alguma diferença não sei se os programas que você usa vão ficar mais rápidos ou fluidos. mas pegar de 3200Mhz vale a pena.

lembrando que para usar o 5600  você vai precisar da versão F62 da BIOS.

Postado
40 minutos atrás, Alex Camus disse:

você mesmo respondeu sua pergunta, se esta usando quase toda a memória é bom colocar mais para não atrapalhar ou travar usando os programas.

vale a pena sim, só não sei se pegar com CL 16 ou CL18 você vai conseguir ver alguma diferença não sei se os programas que você usa vão ficar mais rápidos ou fluidos. mas pegar de 3200Mhz vale a pena.

lembrando que para usar o 5600  você vai precisar da versão F62 da BIOS.

Já tô com a F64a 😃

39 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas comprando 4 x 8 GB sai mais barato. Tem alguma diferença entre 4x8 ou 2x16?

• Solução
Postado
1 hora atrás, Rafael Timbu disse:

Mas comprando 4 x 8 GB sai mais barato. Tem alguma diferença entre 4x8 ou 2x16?

algumas placa-mãe fica mais estável usando 2 módulos do que 4.

Postado
57 minutos atrás, Alex Camus disse:

algumas placa-mãe fica mais estável usando 2 módulos do que 4.

É mesmo, tava olhando aqui e se a placa-mãe for daisy chain (a maioria é), com 4 pentes pode ter instabilidade.

Será que vou ter esse problema mesmo? Pois a memória que quero comprar está na lista QVL da placa-mãe, deveria ser "garantido" que não teria problema com ela.

Postado
1 hora atrás, Rafael Timbu disse:

É mesmo, tava olhando aqui e se a placa-mãe for daisy chain (a maioria é), com 4 pentes pode ter instabilidade.

Será que vou ter esse problema mesmo? Pois a memória que quero comprar está na lista QVL da placa-mãe, deveria ser "garantido" que não teria problema com ela.

se forem módulos iguais talvez não de nenhum problema mas não vou garantir porque é algo que você vai ter que comprar e testar. tenta procurar vídeos de teste usando 4 módulos com essa placa-mãe.

Postado
6 horas atrás, Rafael Timbu disse:

Será que vou ter esse problema mesmo? 

Só 'pagando para ver".

Para 4 pentes funcionarem a 3200 precisa serem SR (singles ranked) - ter chips de memórias apenas de um lado do PCB. O que não dá para verificar visualmente devido ao dissipador.

Veja se informa no código da memœria, no site dos bons fabricantes costuma ter um documento mostrando o que significa as letras do código.

Postado
16 minutos atrás, 1lokos disse:

Só 'pagando para ver".

Para 4 pentes funcionarem a 3200 precisa serem SR (singles ranked) - ter chips de memórias apenas de um lado do PCB. O que não dá para verificar visualmente devido ao dissipador.

Veja se informa no código da memœria, no site dos bons fabricantes costuma ter um documento mostrando o que significa as letras do código.

Pesquisei aqui e no código da memória que eu quero não diz se é single ou dual ranked. O máximo que tem é no datasheet um desenho dos pentes frente e verso, mostrando os chips de um lado só do PCB. Mas acho que não é muito confiável isso não.

O jeito vai ser comprar 2 x 16 mesmo, vai sair 100 reais mais caro =/

Postado
43 minutos atrás, Pedroou disse:

Você vende as duas( que já tem) por uns +/- R$ 150,00 e tira essa diferença.

Cara, olhei na QVL da placa-mãe e parece que os pentes de 8 GB são single ranked sim.

image.thumb.png.00c0b847f841ef05440bf28f64e9bdb7.png

A única coisa que pode acontecer é os chips serem diferentes, e portanto as latências também.

Se todos os pentes forem single ranked, é garantido não ter problema com estabilidade?

Edit: confirmado, é single ranked mesmo. Acabei de achar no datasheet que era 1Rx8.

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Se todos os pentes forem single ranked, é garantido não ter problema com estabilidade?

Não. Nada é 100%.

Mas para seu uso, 32gb já vai melhorar consíderalvelmente seu uso, independente de 4x8 ou 2x16.

Se é pela diferença de valor, compre 2x16gb e vende as que já tem. Se comprar 4x8 não vai utilizar as suas de qualquer forma.

Agora se a questão é estética, você vai procurar o dia todo alguma informação que faça você comprar 4x8, então use 4x8.

• Amei 1
Postado

Sugiro que troque:

- O processador para um 5700x

- 16gb para 32gb de RAM

3200MHz hoje é padrão, não precisa se preocupar com a latência porque faz pouca diferença na prática. Esse upgrade já vai dar diferença brutal na sua produtividade.

Um forte abraço hétero! 

• Haha 1
Postado
6 minutos atrás, HenriqueV5 disse:

Sugiro que troque:

- O processador para um 5700x

- 16gb para 32gb de RAM

3200MHz hoje é padrão, não precisa se preocupar com a latência porque faz pouca diferença na prática. Esse upgrade já vai dar diferença brutal na sua produtividade.

Um forte abraço hétero! 

Ryzen 7 muito caro. Não rola, vai de 850,00 pra 1300,00.

Postado
14 horas atrás, Pedroou disse:

Não. Nada é 100%.

Mas para seu uso, 32gb já vai melhorar consíderalvelmente seu uso, independente de 4x8 ou 2x16.

Se é pela diferença de valor, compre 2x16gb e vende as que já tem. Se comprar 4x8 não vai utilizar as suas de qualquer forma.

Agora se a questão é estética, você vai procurar o dia todo alguma informação que faça você comprar 4x8, então use 4x8.

E entre usar dois pentes single rank ou dois pentes dual rank, faz diferença?

Tenho essas duas opções aqui:

HX432C16FB3/16 - Micron - 16-18-18-36 - 2Rx8 - R$  319,98

HX432C16FB4/16 - Samsung M - 16-20-20-39 - 1Rx8 - R$  328,90

A memória que é dual rank tem alguns timings levemente menores.

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Veja na AMD, na especificação do Ryzen 5600:

2x1R e 2x2R é garantido que funciona a 3200MHz

Não tinha nem visto isso...

image.png.350a08203140f0f9334ceda6156767e4.png

Quatro pentes não ia funcionar a 3200 MHz mesmo então.

Já que com dois pentes não faz diferença single ou dual rank, vou na dual porque tem timings ou pouco menos e tá saindo mais barata 👍

Postado

Isso ai é o que a AMD garante que fuciona, então como em overclock de CPU pode funcionar acima ajustando tensões, timings... depende da qualidade da placa-mãe, das memórias... "loteria". 😉 

Você pode comprar uma 3200 e conseguir usar a 3600, 4000, para o que uma 1R (SR) dá mais chance.

Se quer apenas colocar e usar siga a receita do fabricante.

Postado
41 minutos atrás, 1lokos disse:

Isso ai é o que a AMD garante que fuciona, então como em overclock de CPU pode funcionar acima ajustando tensões, timings... depende da qualidade da placa-mãe, das memórias... "loteria". 😉 

Você pode comprar uma 3200 e conseguir usar a 3600, 4000, para o que uma 1R (SR) dá mais chance.

Se quer apenas colocar e usar siga a receita do fabricante.

Single rank tem mais potencial de overclock? Vou nela então rs

Sempre faço overclock no processador e na memória, se possível.

Já surgiu uma outra dúvida agora aqui: por onde começo o overclock? Pelo processador ou pela memória?

Postado
Em 13/03/2023 às 22:51, Rafael Timbu disse:

O uso da máquina é para produção musical e programação Web, não jogo nenhum jogo. Quero atualizar porque já está dando uns lags chatos.

Falando especificamente de produção musical, Os principais upgrades q você pode fazer pra melhorar o desempenho são o Processador e a quantidade de memória RAM. No caso do processador, quanto mais Núcleos/Threads, melhor será pra trabalhar com VSTs/DAW, independente do clock. Como sua plataforma é AMD, recomendaria 
um Ryzen 7 5700g pra cima, mas como tu já disse que não rola gastar nele, da pra ir com um Ryzen 5 5600

3 horas atrás, Rafael Timbu disse:

Sempre faço overclock no processador e na memória, se possível.

Mais uma vez, falando em específico na produção musical, tanto overclock de memórias, como de processador não vai ter nenhuma melhora significante. Os plugins e DAWs utilizam muito mais da capacidade de processamento multitarefas do processador do que a velocidade dos núcleos.

Quais programas, plugins, DAWs, VSTs você costuma utilizar?

Postado
42 minutos atrás, AmonAmarth disse:

Falando especificamente de produção musical, Os principais upgrades q você pode fazer pra melhorar o desempenho são o Processador e a quantidade de memória RAM. No caso do processador, quanto mais Núcleos/Threads, melhor será pra trabalhar com VSTs/DAW, independente do clock. Como sua plataforma é AMD, recomendaria 
um Ryzen 7 5700g pra cima, mas como tu já disse que não rola gastar nele, da pra ir com um Ryzen 5 5600

Mais uma vez, falando em específico na produção musical, tanto overclock de memórias, como de processador não vai ter nenhuma melhora significante. Os plugins e DAWs utilizam muito mais da capacidade de processamento multitarefas do processador do que a velocidade dos núcleos.

Quais programas, plugins, DAWs, VSTs você costuma utilizar?

FL Studio, Acid Music Studio, Adobe Audition, Izotope, Melodyne, Omnisphere, Kontakt, Analog Lab, e muito mais coisa.

Overclock faço mais por diversão mesmo, acho maneiro levar além da configuração de fábrica os componentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...