Ir ao conteúdo

Tenho uma A520M ASUS TUF GAMING PLUS II e queria saber sobre possiveis upgrades

Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, eu fiz um setup com a placa-mãe A520M ASUS TUF GAMING PLUS II 

meu setup: 

Ryzen 5 5500 

8X2 ram dual channel 2666mhz husky 

SSD 1TB M2 kingston 

Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze

GTX 1660 SUPER MSI GAMING X 

eu queria futuramente trocar de placa de vídeo e talvez processador, mas não sei exatamente se a fonte que tenho pode suportar uma 3060ti por exemplo, não só a fonte mas também a placa-mãe. 

E também no site da fabricante diz que a placa-mãe suporta um Ryzen 7 5700x por exemplo (que é uma que eu penso em substituir meu Ryzen 5 5500) mas minha prioridade esta em pegar uma RTX 3060ti, sei que minha placa de vídeo é PCI 3.0 e que a 3060ti ja é 4.0 se não me engano. Enfim vou deixar os links aqui abaixo da Kabum onde comprei e também da fabricante para que vcs possam me ajudar por favor:

https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-a520m-plus-ii/helpdesk_cpu/?model2Name=TUF-GAMING-A520M-PLUS-II

fonte: https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-atx-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2b22-ce0

Postado

Começando pela parte fácil, a placa de vídeo, tanto a fonte quanto a placa-mãe suportam. Não se preocupe com PCIe 4.0

Sobre o processador, aí já é um pouco mais complicado. Você deu tiro no pé comprando uma A520, o que significa que vai capar os melhores processadores (5600 e 5700x). Sua outra opção seria um 5800x3D, que já é naturalmente o melhor processador AM4 e não vai ser tão afetado pela placa... ele só é caro.

• Obrigado 1
Postado
23 minutos atrás, Imakuni disse:

Você deu tiro no pé comprando uma A520, o que significa que vai capar os melhores processadores (5600 e 5700x)

Capar em que sentido? OC?, o Ryzen 5600 e 5700x conseguem rodar, com diferença mínima (margem de erro), não chega a 5% de diferença. Só se estiver falando de forçar o VRM da placa... mas de qualquer forma, não vai capar a performance base.

Postado
27 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Capar em que sentido? OC?, o Ryzen 5600 e 5700x conseguem rodar, com diferença mínima (margem de erro), não chega a 5% de diferença. Só se estiver falando de forçar o VRM da placa... mas de qualquer forma, não vai capar a performance base.

Sim, o 5600 e 5700x valem tanto justamente porque você pode mudar o clock e fazer ficar melhor que o 5600x / 5800x. Todos os processadores AMD são liberados, você paga por isso mas não usufrui porque a placa-mãe não permite... não tem como chamar isso de outra coisa além de capar.

• Solução
Postado

Fazer OC pra ter 3% a mais de desempenho em cenários específicos?

Estamos em que ano, 2008?

Usuário casual não tem que preocupar com essas coisas. Sua placa-mãe te atende bem, você pode botar um Ryzen 5600 ou 5700x nessa configuração que vai durar muitos anos. Esses processadores levam qualquer placa de vídeo com tranquilidade. O PCI-E 3.0 não faz tanta diferença para o 4.0.

• Curtir 2
Postado

No momento, upgrades pra esse setup seriam somente VGA, pular dessa 1660 pra uma 3050 ou 3060.
memória, o upgrade mais barato, subir para 32gb., essa placa de 4 slots de memória, então facilita muito sua vida.

O processador seria a ultima coisa, porque o Ryzen 5500 já é um processador forte, vale a pena somente pular pra um 5800X3D, mas aí depende do tamanho do teu bolso.

Quanto a fonte, ela segura esse setup todo, fica meio no limite das recomendações, mas ok. Eu somente trocaria se notasse que está aquecendo muito

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...