Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um 'problema' no meu computador. Estou utilizando 32GB de RAM, contudo, o computador só permite utilizar 16GB, os outros 16 estão reservados para hardware.

Olhei vários tópicos na internet, vídeos e não consegui chegar a uma solução para isso.

Alguns tópicos passaram informações que poderia ser a GPU Onboard que está reservando a memória, contudo, eu utilizo uma GPU Offboard...

Já fucei a BIOS atrás de configurações que poderiam mudar isso, mas sem sucesso, também.

Sobre.png.624b751053ba5872d4bf54a2d0e0eaac.png

Placa-mãe: M5A78L-M PLUS/USB3 (site da ASUS)

Memórias: 4x Kingston HyperX 8GB - 1866MHz

Processador: AMD FX-8320E

GPU: NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB

Em relação às especificações, é permitido conforme abaixo:

Memória 4 x DIMM, máximo de 32GB, DDR3 2000(O.C.)/1866(O.C.)/1800(O.C.)/1600(O.C.)/1333/1066 MHz ECC, Non-ECC, Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel
* AMD CPU FX Series nesta placa-mãe suporta até DDR3 1866MHz como sua frequência padrão de memória.
* AMD AM3 série 100 e 200 suporta até DDR3 1066MHz.

Informações que consegui:

- CPU-Z mostra a memória em Single Channel, não Dual Channel.

- Dentro da BIOS, reconhece somente 16GB.

- No Windows, reconhece 32GB, mas somente 16GB estão utilizáveis

- Dentro do Monitor de Desempenho, 16GB estão sendo reservados para hardware.

Reservado.png.427ec532818c02f53915bba912a6d912.png

* Executar > msconfig > Inicialização do Sistema > Opções Avançadas > Memória Máxima

Para esta parte, tentei tanto com a opção marcada, quanto desmarcada. Sem sucesso.

* Configurações > Configurações avançadas do sistema > Avançado > Desempenho > Configurações... > Avançado > Memória Virtual

Para a memória virtual, ela estava com 8132. Tentei desativar, e também tentei limitar. Sem sucesso.

Agora, o que me intriga, é o seguinte... De acordo com o manual do fabricante, os sockets são:

Sockets.png.1ac8a8620eb67138ceab468f9cd5b295.png

Se eu conectar apenas uma das memórias no Sockets DIMM_A1 ou DIMM_A2, o computador liga normalmente, mas, se eu conectar a memória apenas no DIMM_B1 ou DIMM_B2 não dá imagem (nem apita).

Se eu conectar duas memórias, uma no DIMM_A1 e outra no DIMM_A2, o computador reconhece 16GB normalmente, mas, se eu conectar duas memórias, uma no DIMM_A1 e outra no DIMM_B1 ou B2, ele reconhece 8GB, e os outros 8GB ficam reservados para Hardware.

Acredito que o problema esteja nesses sockets B1 e B2... Alguém saberia alguma configuração, limitação, burrice da minha parte ou se isso pode ser um problema físico na placa?

CPUZ.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!