Ir ao conteúdo

Instalar jogos em HD interno ou externo, existe diferença em performance?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Penso o seguinte, se eu instalo o sistema e o jogo no mesmo HD, o HD terá que ler o sistema e o jogo, sobrecarregando a si mesmo. Agora, se eu coloco o sistema em um HD, e o jogo em outro, ambos vão performar bem pois cada HD vai ler a sua respectiva tarefa. Tem sentido este pensamento? 

Compensa então colocar sistema em um, e o jogo em outro? Traz alguma diferença para a fluidez ao mexer no computador com jogos abertos(o famoso Alt+Tab)? Ajuda na performance do jogo em conjunto de programas que ficam abertos ao mesmo tempo(Discord e afins)?

Agradeço desde já!

• Membro VIP
Postado

@luccagrtt Se você tiver 2 HDs, ótimo. Mas o HD externo vai te dar mais problema do que ganho, por ser bem mais lento que um HD interno.

5 minutos atrás, luccagrtt disse:

Ajuda na performance do jogo em conjunto de programas que ficam abertos ao mesmo tempo(Discord e afins)?

Praticamente todos os processos geram leitura e escrita no HD. Alguns menos e outros mais.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Sim, o desempenho melhora, principalmente se estiver usando o sistema  no HD. Se pretende fazer isso, recomendo usar um SSD para o sistema operacional e o HD para os jogos. 

O Alt+Tab também depende da quantia de memória RAM, se você estiver com ela alocada toda para o jogo (fora a quantia que fica reservada ao sistema), ao trocar de janela vai travar, mesmo usando SSD.

Se o HD externo ligar ele no cabo SATA, o desempenho é o mesmo. Agora se for usar com USB, sim vai ficar lento.

• Curtir 1
Postado

Depende do HD externo, da porta USB utilizada e do jogo também. Vale lembrar que uma porta USB 2.0 (comum) é limitada a no máximo 60 MB/s, alguns jogos mais exigentes com mapas grandes podem sofrer engasgos durante a gameplay com essa velocidade baixa, principalmente jogos mais novos que já são feitos com as velocidades de um SSD em mente.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Puts, acho que acabei me expressando mal, desculpe. No caso hipotético, seriam dois SSDs conectados ao PC normalmente por meio das portas padrão(cujo não sei/recordo o nome)... Ai volta a dúvida, Sistema em um, jogo em outro, ajuda a perfomance do jogo, e do sistema(alt+tab)?

Postado
16 horas atrás, luccagrtt disse:

@GuilhermeGB Puts, acho que acabei me expressando mal, desculpe. No caso hipotético, seriam dois SSDs conectados ao PC normalmente por meio das portas padrão(cujo não sei/recordo o nome)... Ai volta a dúvida, Sistema em um, jogo em outro, ajuda a perfomance do jogo, e do sistema(alt+tab)?

Entendo, nesse caso seriam poucas as situações onde poderia haver melhoria no desempenho, uma dessas situações seria se o sistema estivesse fazendo alguma coisa em segundo plano, instalando/baixando alguma coisa ao mesmo tempo que você joga. Também vai depender de que tipo seria esse SSD, se for um SSD muito rápido pode ser que nem haja impacto no desempenho. Eu tenho vários discos (1 SSD e 2 HDs), se eu for jogar um jogo ao mesmo tempo que baixo outro para o mesmo HD, meu jogo roda com maior tempo de loading e até com algumas travadinhas durante a gameplay.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...