Ir ao conteúdo

Tela (N156BGA-EB2 rev.c1) parcialmente rosada no notebook Acer A-515-51G

Ir à solução Resolvido por hc09,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Meu filho tem um Acer A-515-51G-58VH MFG DATE 1709 que deve ter sido fabricado em setembro de 2017 o qual adquiriu novo e o usou diariamente até março de 2023 quando resolveu me levar a máquina na esperança de que eu resolvesse os problemas de não inicializar e inicia reparo sem sucesso, dando choque elétrico na carcaça, faltando uma tecla, bateria não segura carga e tela parcialmente rosada nas extremidades, neste último caso existem várias dicas na internet e como perdi a foto da tela, segue apenas a descrição; ao centro a imagem é normal na forma de um circulo e tudo à volta fica rosado, sendo que de vez em quando toda a tela ficava rosada, eu apenas abri a tampa da tela removendo a moldura, soltando os quatro parafusos de fixação, observando que todos os parafusos desta parte estavam frouxos cerca de meia volta, com a tela fora eu descolei o plástico que prende o flat e removi o plug dele, recoloquei e removi três vezes seguidas, observei que os terminais estavam limpos e perfeitos, quando remontei, a parte rosada quase desapareceu, ficando limitada apenas às bordas, desta vez não perdi as imagens:

1.jpg.47f8636b2d1e7e175cf545902c3de341.jpg

Acima a tela do setup e abaixo os detalhes do canto superior esquerdo:

2.jpg.278a5b6c30c77ca7fa20a44bbab8300c.jpg

E superior direito:

3.jpg.f85ce63614cc734739ba6247d152b484.jpg

Agora na tela do Win:

4.jpg.35700eaa74baebf9ce1dec98f868da7f.jpg

5.jpg.10fea917488fbbbcc7f6f91b933b4dc9.jpg

Cabe observar que a saída HDMI produz a imagem perfeita em outra tela, sem a parte rosada, o que me leva a crer que o defeito pode estar se originando na tela em si ou no flat ou nos conectores.

O próximo passo será abrir a carcaça e checar o conector do flat e ver se muda alguma coisa e aproveitando, segue um data sheet da tela:

N156BGA-EB2.pdf

• Solução
Postado

Precisa trocar o display e revisar a montagem desse notebook para entender a fonte do problema que está dando choque.

• Membro VIP
Postado

Atualizando a situação; encontrei tela nova a partir de 365 reais e uma usada com detalhes de pixel por 200, o problema é o escorpião no bolso. Eu me proponho a gastar até uns 50 reais com qualquer tela que encaixe na pinagem só para ver se muda ou não o comportamento.

Notei que ao atualizar os drivers de vídeo o rosado diminui.

Abaixo como a tela fica no começo da instalação do Windows:

tela1.jpg.0c06d1c7222e5cce3c0265d39e246dd1.jpg

Outra coisa que achei muito interessante é que na parte de fora da carcaça tem uma camada de gordura ou sujeira, mais concentrada entre o teclado e a tela e sem vestígios onde os braços ou mão costumam encostar, próximo as teclas e mousepad. Observei que passando os dedos pela carcaça, exatamente onde tem os vestígios de gordura é onde ocorrem os choques elétricos, muito semelhante a uma leve descarga quando se encosta numa carcaça eletrizada com a diferença de que não é só uma descarga e acaba, a sensação de choque perdura enquanto se toca na gordura da carcaça. Se pressionar com força não se sente nada, tem que passar as pontas dos dedos bem de leve para sentir.

Fiz uma boa limpeza externa e o choque desapareceu. Notei que a ausência de choque na carcaça não influenciou na situação do rosado da tela.

• Membro VIP
Postado

Já que só trocando; segue a pesquisa de modelos compatíveis e respectivos preços (novos):

Códigos compatíveis:
- B156XTN03.1 350 ou 200 com mancha passível de remoção
- B156XW04 V.8 350
- B156XW04 V.7 265
- N156BGE-E41 365
- LP156WHB 360 (conferir se é 30 pinos pois tem de 40)
- B156HTN03.1 438
- NV156FHM-N43 550
- B156XTN04.5 365
- LP156WHU 365
- LP156WH3 365
- NT156WHM-N32 400
- B156XTN04.0 365
- N156BGE-E42 360
- N156BGE-EA2 360
- N156BGE-EA1 360
- N156BGE-EB1 360
- N156BGE-E31 360
- N156BGE-E32 360
- NT156WHM-N12 380
- LP156WHA-SP A1 365
- B156XTN03.5 350
- N156BGA-EB2 400
- LTN156AT31 365
- LTN156AT33 365
- LTN156AT37 365
- LTN156AT39 365

• Membro VIP
Postado

Considerando apenas o valor da tela e que nada mais precisa ser feito na máquina, realmente compensa investir um valor nela pois, uma equivalente nova está custando 3 mil e no mercado não existe anúncio de usada mas, no meu caso prático vou considerar o total da máquina em si em uma série de linhas de pensamento:

-Associo ao nome Acer pelo menos 10 anos de trabalho sem que surja algum problema sério na máquina, na prática zero defeitos até uns 4 anos e a partir dai algumas coisas pontuais como mau contato que se resolve com uma limpeza, trincas ou quebras na carcaça, HDD pifa, pasta térmica e/ou bateria perde a eficiência e um outro componente queimado. A partir do 10 anos até uns 20 anos os problemas costumam ser mais sérios e varia muito como o usuário trata a máquina, isso sem considerar o SO ficar obsoleto e considerando que vai passar a usar algum Linux.

Nesta máquina em específico a minha avaliação ficou assim:

-HDD 1TB já era, virou sucata com cinco anos de uso, sem possibilidade de recuperação. Um HDD novo roda razoavelmente bem e um SSD novo deixa a máquina bem esperta, digamos uns 250 reais por um SSD de 240GB resolve maravilhosamente esta parte.

-Teclado faltando uma tecla porém totalmente operacional, a solução mais econômica seria achar um teclado de sucata e aproveitar uma tecla com o elevador, achei um por 57,80. Já o novo custa 64,19. Este teclado já tem cinco anos e a melhor solução seria comprar um novo e vender a sucata.

-Carcaça com algumas trincas e rachados; neste caso já está na hora de fazer alguns reforços com resina antes que tudo comece a se desmantelar, estimo ai uns 30 a 60 reais neste item.

-Bateria durando 2h e 40min, com uma célula estufada, duas semi estufadas e uma boa, neste caso só resta ir usando até ela pifar, acho desnecessário comprar uma nova por 178,98.

-Tela com rosado, já tenho acima o orçamento e acabei de fazer a compra de uma usada por 143,60, com mancha que acredito poder remover desmontando e limpando.

Todo o resto da maquina está razoavelmente bom não necessitando de manutenção ou reparo.

Em específico na origem do rosado na tela, ainda não consegui definir nada, o que tenho no momento é a expectativa de que trocando a tela tudo se resolve.

Dei uma olhada no conector do flat na placa-mãe:

12.thumb.jpg.c0744298f20ac74b416cdc1dbc3db199.jpg

Havia alguma sujeira nele que após ser apenas limpa com pincel e aspirador, nada mudou, mesmo usando o artifício de tirar e colocar seguidas vezes. Observei que aqui os contatos estão mais escuros ou menos brilhantes que os contatos do flat com a tela.

Considerando que a saída HDMI tem a imagem perfeita, a origem do defeito tem que estar necessáriamente deste ponto para frente.

O conector do cabo flat está assim:

13.jpg.52a8ebf6b1a8e58e1ae105becaba642b.jpg

Também um pouco mais escuro em relação a outra ponta do cabo.

Meu plano atual é o seguinte: colocar a tela nova assim como está, se sumir o rosado, quer dizer que o problema é a tela, agora, se o rosado não sumir... ...ai vou para a parte B do plano, primeiro vou limpar os contatos com limpa contatos e depois se for o caso, trocar o flat.

• Curtir 1
Postado

Maravilha@Pincipi! Bem detalhado o seu diagnóstico. Sabe o que essa tela me lembrou? Luz do Sol. Já peguei casos de tela que "queimaram" durante a exposição diária. Faz muito tempo isso, mas já vi isso acontecendo. Mas notebook é isso, nasceu pra levar porrada, ainda mais agora que não se faz mais necessário o uso do HD.

Tem um processador muito legal, essa restauração valerá a pena. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Enquanto a tela não chega, ai vai a situação dos conectores entre a tela e o flat:

3.jpg.a02065be8883e83390f9c0efc9bf0b3b.jpg

Acima o conector da tela, sendo que o contato fica por dentro e não dá para ver a não ser o seu reflexo na parte dourada e abaixo o conector do cabo:

2.jpg.ab105bfaf1699ac1558ddbb92fbe3664.jpg

Parti para a desmontagem da tela a fim de identificar a causa do rosado e comecei removendo o adesivo que fica em volta da placa lógica e um ponto em especial me chamou a atenção:

1.jpg.8ecc3081a3bb55d4502da50e2784eaa4.jpg

Seria este marcado em vermelho no esquema acima e no detalhe logo abaixo:

4.jpg.5b13e6f9cfb9fbe0eb360e54cdef4e2e.jpg

Esta sujeira ou marca de oxidação me fez crer que há alguma espécie de curto circuito ou interferência elétrica, ai resolvi limpar com uma escova de aço e ficou assim:

5.jpg.faf55e4f3b3f77080022e5552495df81.jpg

Na remontagem senti que a imagem ficou um pouco melhor ou mais nítida, exceto nas bordas que ainda permanecem rosadas.

Vejam como ficou a tela agora depois da raspagem:

a.jpg.0de3bda407e46565bd7e7b578ed416ff.jpg

A cor rosada perdeu intensidade:

a2.jpg.d980f9afc333e3ad3b06b50d4cef87bc.jpg

E a nitidez geral melhorou muito, tanto é que antes eu podia visualizar umas sombras mas, não era possível capturar a imagem na máquina fotográfica e agora foi possível:

b.jpg.ed20f574ea80d3e5af57031813607fdf.jpg

Pela lógica, chego a conclusão prévia que realmente é algo na tela e que não tem problema no cabo e seus conectores. Agora estou estudando o data sheet para depois remover os demais adesivos e ir separando todas as partes da tela ainda na esperança de identificar a real origem do rosado.

• Membro VIP
Postado

1.thumb.jpg.26c8ca7a40d0397574a980a2ebb14400.jpg

No data sheet a maioria das figuras tratam como LCD a parte da frente e como Backlight todo o resto.

O LCD é o sanduíche de vidros, a primeira placa e entre eles é formada ou gerada a imagem, o backlight são todas as outras partes onde a luz é polarizada para iluminar toda a tela.

Apenas um dos desenhos do data sheet tem todas as camadas:

esquema2.jpg.3763431f2d901e024fff0ae3df5e6a0a.jpg

A mancha rosada em volta das beiradas está dentro do LCD, faz parte da imagem gerada, não está em nenhuma parte do Backlight ou da área onde é feita a iluminação, é como se entre os vidros houvesse um material que de alguma forma ao receber a energia elétrica se polariza e passa a refletir alguma cor especifica.

Eu apertei forte entre os vidros e ao fazer esta compressão a mancha rosada passa a predominar no ponto onde os vidros ficam mais próximos um do outro, ou seja, onde tem menos liquido interno:

DSC09985.thumb.JPG.fbd1de72242b53b3b646dfb7538245c9.JPG

Tentei capturar na foto acima como a imagem fica rosada ao pressionar os dedos, eu até pressionei o meio da tela e consegui empurrar o material para as beiradas e assim a imagem rosada deixou de existir na beirada.

Observando este comportamento, tudo leva a crer que o material que fica entre os vidros está se perdendo ou então os vidros estão se dilatando para fora na parte central, fazendo com que parte do material não alcance as beiradas e desta forma a polarização só se dá na cor rosada.

Não vejo o que ser feito nesta tela para solucionar o problema, digamos que se a causa fosse um fio com mau contato ou com pouca energia elétrica, bastava eliminar o mau contato ou mandar mais energia para tudo se normalizar mas, não é este o caso, o que está faltando é o liquido interno que fica entre os vidros.

Se fosse alguma mancha na parte que gera a iluminação também poderia em tese ser solucionada com a limpeza.

Se pudesse dar um nome a este fenômeno eu diria que se trata de envelhecimento do material ou então de efeito catarata na tela do notebook.

Pode ter sido causado ou gerado por algum defeito ou vicio de fabricação e até mesmo por calor ou exposição a luz solar, só Deus sabe como este roseamento veio a se formar nestes cinco anos de uso.

Até aqui consegui identificar onde o problema ocorre, só falta saber porque exatamente ocorreu.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Chegou a tela nova e eu publiquei todos os detalhes e fotos mas, a resposta desapareceu então, segue um novo resumo; optei por comprar uma usada seminova com uma pequena mancha por R$ 143,60 incluindo o valor do frete e tudo se resolveu, a imagem ficou perfeita com exceção da pequena mancha e meu filho ficou muito contente. A tela entregue foi de um modelo diferente, um dos que constam na lista acima.

Eu também havia marcado a melhor resposta como solução e simplesmente deixou de aparecer, agora estou marcando de novo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...