Ir ao conteúdo

Resfriar VRM da placa-mãe Machinist RS9

Ir à solução Resolvido por hc09,

Posts recomendados

Postado

Olá.

Eu andei pesquisando e descobri que minha placa-mãe "Machinist RS9, X99" aquece muito o VRM. Fui aconselhado a comprar um cooler com ventilação para baixo, pois isso poderia resfriar o VRM. Isso realmente pode funcionar? Se sim, podem me recomendar algum cooler assim? Caso contrário, há alguma outra maneira de reduzir a temperatura do VRM?

placa-mãe: Machinist RS9, X99

Processador: Intel Xeon E5-2650 V4

Caso este tópico esteja na seção errada, peço perdão

Postado

Seu gabinete é bem ventilado, com frente desobstruida?

Tem fans de entrada e saída?

O fan "downdraft" (soprando na direção da placa-mãe), também chamado de "low profile" realmente ajuda na refrigeração do VRM, pois força ar pelos componentes do VRM. No canal YT Iskandar Souza tem teste mostrando isso, com uma placa a B450MH da Biostar, que tem VRM ruim que esquenta muito.

Mas um bom cooler deste tipo é mais caro que um torre - ex. ReDragon Agent - R$ 99,90 com fixação compatível com placa-mãe X99/X79.

Exemplo de Air Cooler "downdraft":

Scythe Big Shurinken (caro demais para kit Xeon).

No Allii procure por cooler da IDCooling como o IS-50X (5 heatpipes, fan de 120mm).

image.png.fbbf01e6afba0de748a71dfa3628587c.png

Agora, se já comprou cooler torre compatível use ele mesmo, se o VRM estiver quente coloque um fan comum soprando direto sobre o circuito, fará o mesmo efeito.

Postado

O TDP do seu processador é de 105W
https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/91767/intel-xeon-processor-e52650-v4-30m-cache-2-20-GHz/specifications.html

Eu tenho uma placa igual a sua, to rodando o HWMonitor e... nada. Tudo em ordem.

Se você já tem uma Fan aí, só se certifica que é maior que 105W, caso ocorra uma anormalidade, você vai ter segurança no quesito aquecimento.

Faça o básico do sistema de ventilação, e rode aplicativos de acordo com o seu hardware, sem ficar forçando mais do que ele pode entregar que vai ficar tudo bem.

Postado
58 minutos atrás, 1lokos disse:

Seu gabinete é bem ventilado, com frente desobstruida?

Tem fans de entrada e saída?

O fan "downdraft" (soprando na direção da placa-mãe), também chamado de "low profile" realmente ajuda na refrigeração do VRM, pois força ar pelos componentes do VRM. No canal YT Iskandar Souza tem teste mostrando isso, com uma placa a B450MH da Biostar, que tem VRM ruim que esquenta muito.

Mas um bom cooler deste tipo é mais caro que um torre - ex. ReDragon Agent - R$ 99,90 com fixação compatível com placa-mãe X99/X79.

Exemplo de Air Cooler "downdraft":

Scythe Big Shurinken (caro demais para kit Xeon).

No Allii procure por cooler da IDCooling como o IS-50X (5 heatpipes, fan de 120mm).

image.png.fbbf01e6afba0de748a71dfa3628587c.png

Agora, se já comprou cooler torre compatível use ele mesmo, se o VRM estiver quente coloque um fan comum soprando direto sobre o circuito, fará o mesmo efeito.

Meu gabinete é bem básico, com a frente fechada e apenas uma ventilação do lado da CPU. Se esquentar muito, pretendo deixá-lo sem uma das tampas para ter uma ventilação melhor. Como ainda não comprei, vou dar uma olhada no cooler que você citou.

Obrigado pela ajuda!

44 minutos atrás, hc09 disse:

O TDP do seu processador é de 105W
https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/91767/intel-xeon-processor-e52650-v4-30m-cache-2-20-GHz/specifications.html

Eu tenho uma placa igual a sua, to rodando o HWMonitor e... nada. Tudo em ordem.

Se você já tem uma Fan aí, só se certifica que é maior que 105W, caso ocorra uma anormalidade, você vai ter segurança no quesito aquecimento.

Faça o básico do sistema de ventilação, e rode aplicativos de acordo com o seu hardware, sem ficar forçando mais do que ele pode entregar que vai ficar tudo bem.

Certo, obrigado pela ajuda!

Postado
14 minutos atrás, FALADerick disse:

Como ainda não comprei, vou dar uma olhada no cooler que você citou.

Se você ainda não comprou o kit , não compre Xeon V3, compre V4, um destes, que tem performance melhor, 

Como os V4 não tem "Unlock Turbo Boost" o que é importante observar é o clock "all core", então os Xeon V4 que valem a pena - para o "PC Gamer";  são estes:
E4-2643 V4 - 3.4 - 3.6 (all core)*
E5-2667 V4 - 3.2 - 3.5 (all core)
E5-2689 V4 - 3.1 - 3.7 (all core)
E5-2689A V4 - 3.4 - 3.5 (all core)
E5-2699P V4 - 3.0 - 3.6 (all core)

Citação

Meu gabinete é bem básico, com a frente fechada e apenas uma ventilação do lado da CPU. 

É, esse modelo de gabinete não ajuda em nada, essa fan ao lado do CPU faz pouco diferença quando usando um cooler torre, mas ajudará se usar cooler "downdraft" e soprara também no VRM.

Postado
18 minutos atrás, 1lokos disse:

Se você ainda não comprou o kit , não compre Xeon V3, compre V4, um destes, que tem performance melhor, 

Como os V4 não tem "Unlock Turbo Boost" o que é importante observar é o clock "all core", então os Xeon V4 que valem a pena - para o "PC Gamer";  são estes:

É, esse modelo de gabinete não ajuda em nada, essa fan ao lado do CPU faz pouco diferença quando usando um cooler torre, mas ajudará se usar cooler "downdraft" e soprara também no VRM.

Infelizmente, já comprei o kit há alguns dias. Ele chega amanhã, e é um Xeon E5 2650 V4. Espero que ele dê conta de rodar alguns jogos pelo menos. Mais para frente, se eu decidir trocar de processador, considerarei um dos modelos que você mencionou acima. Obrigado!

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Opa tudo bem? Poderia me explicar porque o meu processador, nesse caso que você citou, não vale a pena?

Estou nesse momento com várias abas abertas, planilhas e etc. Ele nem vai pra 2%

Nos jogos também, quase que não trabalha o processador.

Postado

Não é que o E5 2650 V4 seja "ruim", mas tem clocks baixo - 2.20 - 2.90GHz para "PC gamer, a questão é que por preço similar ou pouca coisa a mais compra coisa melhor - os V4.

• Os V4 são mais eficientes - entregam performance com consumo menor.
  • Usam memória DDR4 de clock mais alto - 2.400MHz.
  • Os V4 não fazem "unlock turbo boost" (mas tem clock "all core" alto), consequentemente não precisam de placa-mãe com VRM mais reforçado, podem usar as X99 mais básicas - mais baratas.
  • Podem usar refrigeração mais simples, como um Air Cooler de 4 heatpipes, fan de 120mm, ex. ReDragon Agent de R$ 99,90.

Assim como os V3, não é todo V4 que é bom para "PC gamer", são os listados acimas.

Por exemplo, o Xeon E5-2667 V4 tem performance melhor que o E5-2666 V3 que um dos melhores V3 para jogos.

Postado

Entendi o seu ponto de vista, mas não faz nenhuma diferença.

Vou tentar ser simples e objetivo pra explicar isso... Saindo dos processadores Xeon, vamos para os Cores da vida.

Supondo que eu tenha um Core i5 com placa integrada e o Core i5 do meu amigo não tenha placa integrada, uma diferença mínima de velocidade e ambos nem chegamos a torrar o processador em 90%, trabalhamos no máximo até 60%.

Os dois cores vão entregar a mesma bulhufa no mesmo jogo.

Resumindo, tenho um Xeon 2680 V4 e ele simplesmente não trabalha... acabei de sair de um competitivo do CSGO bateu 8% no máximo aqui no HWMonitor. Cara 8%... Pra que vou torrar o Xeon com Turbo Boost, Overclock, e fazer um monte de firula na BIOS... entendeu?

Assim como qualquer processador, tem os mais rápidos e os mais lentos, nesse caso do tópico é um Xeon muito bom sim, e tem gente que é feliz com Xeon muito mais inferior da série X. 

Essa lista não é uma regra absoluta. Acho bacana reunir as informações, ser aquele cara detalhista em tudo, mas como sempre na maioria das vezes, são detalhes... Numa dessa, é uma gastação de dinheiro a toa.

Pra mim, aqui não faria diferença alguma ter algum desses com TB sem HT com OC e etc...

Achei que teria algum problema sério, algum relato de algum caso que deu errado, algo nesse sentido... mas muito obrigado pela explicação, pelo menos agora eu sei que são detalhes mínimos.

Postado

@hc09 
Olá, desculpe incomodar você, só queria fazer mais uma pergunta.

Esse cooler seria bom para a minha placa-mãe/Xeon? Infelizmente, o orçamento está um pouco apertado para comprar o que foi mencionado acima. 😬

https://www.kabum.com.br/produto/250691/cooler-para-processador-gamer-rise-mode-x5-led-azul-intel-e-amd-120mm-preto-rm-acx-05-bb?gclid=Cj0KCQjwuLShBhC_ARIsAFod4fJSa6CiJhiK_2ISs-crydU9NRRlQ1_31hmFV6k26g9ktAN9XB_3D6kaAg81EALw_wcB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...