Ir ao conteúdo

Usar SSD como memória virtual vale a pena?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de saber se no meu caso, usar uma parte do meu SSD como memória virtual vale a pena.

Meu sistema:

Windows 11

FX6300
M5A78L-M LX V2
8GB DDR3
R7 240 2GB
2 discos rígidos + SSD

Gamemax GP 650

• Moderador
Postado

"Valer a pena" em qual sentido? O arquivo de paginação é de uso obrigatório, tanto para servir de complemento para a memória RAM quanto para permitir o funcionamento de alguns recursos do Windows (como a criação de logs para análise de telas azuis), diferente do que alguns alegam por ai, inclusive em tutoriais do Youtube de "como deixar o Windows mais rápido".

Se o seu Windows está instalado no SSD, o arquivo de paginação também deve estar presente no SSD, até para que ele se beneficie da velocidade dele e não sofra a lentidão causada pelo disco rígido.

Postado
8 minutos atrás, GabrielLV disse:

"Valer a pena" em qual sentido? O arquivo de paginação é de uso obrigatório, tanto para servir de complemento para a memória RAM quanto para permitir o funcionamento de alguns recursos do Windows (como a criação de logs para análise de telas azuis), diferente do que alguns alegam por ai, inclusive em tutoriais do Youtube de "como deixar o Windows mais rápido".

Se o seu Windows está instalado no SSD, o arquivo de paginação também deve estar presente no SSD, até para que ele se beneficie da velocidade dele e não sofra a lentidão causada pelo disco rígido.

Valer a pena no sentido de mais desempenho. Colocar o pagefile no SSD vai melhorar o desempenho do sistema?

Postado
7 minutos atrás, Phoenyx disse:

@RM30 Claro. Inclusive eu desativo a pagefiles de todos os meus HDs, fica tudo nos SSDs. Quanto mais rápido, melhor.

Onde você notou uma diferença de desempenho com o pagefile no SSD em comparação com o HD?

O meu Windows 11 inicializa em 20 segundos no SSD e durante o uso do Windows o sistema parece bem ágil. 

• Moderador
Postado

@RM30 Isso não tem relação direta com o tempo que o Windows leva para iniciar.

O principal uso do arquivo de paginação é para servir de complemento para a memória RAM. Quando você possui muitos programas abertos, o Windows irá enviar automaticamente os programas e recursos menos utilizados para o arquivo de paginação para liberar espaço na memória RAM. E quando você voltar a utilizar aqueles programas ou recursos que estão abertos, o Windows terá que pega-los novamente do arquivo de paginação e fazer o "swap", para move-los de volta para a memória RAM. Ou seja, se o arquivo de paginação estiver no SSD, o processo de "swap" é mais rápido do que se estivesse no HD.

Veja este vídeo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@RM30 Pagefile é acessado quando acaba sua memória física ou como cache de programas em segundo plano. Com 16GB de RAM e um GPU com 8GB de VRAM isto não é comum de acontecer. Mas se tiver muitos aplicativos rodando em paralelo pode haver este problema.

O ideal é você não precisar da memória virtual, mas caso necessário que ela esteja no dispositivo mais rápido disponível, pois quando acessá-la não terá tanto atraso na resposta. 

• Amei 1
Postado
5 minutos atrás, GabrielLV disse:

@RM30 Isso não tem relação direta com o tempo que o Windows leva para iniciar.

O principal uso do arquivo de paginação é para servir de complemento para a memória RAM. Quando você possui muitos programas abertos, o Windows irá enviar automaticamente os programas e recursos menos utilizados para o arquivo de paginação para liberar espaço na memória RAM. E quando você voltar a utilizar aqueles programas ou recursos que estão abertos, o Windows terá que pega-los novamente do arquivo de paginação e fazer o "swap", para move-los de volta para a memória RAM. Ou seja, se o arquivo de paginação estiver no SSD, o processo de "swap" é mais rápido do que se estivesse no HD.

Veja este vídeo.

O problema, por tudo que eu vi sobre memória virtual é que ela só é usada quando a memória RAM física se esgota. Usando o Windows 11 normalmente, o uso de memória

ram raramente passa de 55%, mesmo com bastante coisa aberta.

• Moderador
  • Solução
Postado
5 minutos atrás, RM30 disse:

O problema, por tudo que eu vi sobre memória virtual é que ela só é usada quando a memória RAM física se esgota.

Informação errada. A memória virtual é usada principalmente quando a memória RAM acaba, mas não é o único uso dela. Existem vários recursos do Windows que necessitam do arquivo de paginação mesmo se você tiver muita memória RAM.

Veja o tópico que lhe recomendei acima, e entenda um dos usos mais importantes do arquivo de paginação, que é gerar logs de erros de telas azuis para nos ajudar a diagnosticar o causador do problema.

Além de que, o arquivo de paginação também serve como cachê de programas e também para uso específico de determinados recursos e também de outros programas. Por exemplo, o bitlocker é um sistema de criptografia de unidades de armazenamento do Windows, e para algumas funcionalidades, ele exige o uso do arquivo de paginação.

• Membro VIP
Postado

@RM30 Mas aí varia conforme o uso. De qualquer forma não vejo motivos para não deixá-la nos SSDs. Ocupa pouco espaço, no seu caso aí eu espelharia estes 8GB de RAM nela, caso não queira que ela infle demais ou fique muito variável. Eu geralmente faço desta forma, ou se tenho muita RAM até desabilito tal função ou deixo em capacidade reduzida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...