Ir ao conteúdo

M2 em conflito com sata

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Tenho um SSD sata de 120gb onde instalei o win11 e adquiri um m2 de 1tb, o qual ia usar apenas para instalar jogos mas, quando instalei e liguei o computador, ele nem deu boot, foi logo pra tela azul. Quando entrei na BIOS o sata aparecia normal assim como o m2 e o HD que contém arquivos pessoais, mas não ouve meio de fazer os dois funcionarem juntos. Por fim tive que retirar o sata e instalar o windows no m2 mas ainda quero deixar o s.o. separado de outros programas, alguém pode me dar uma luz?

Config:

R7 5800x3D

B550-f gaming II wifi

16gb 3000mhz ( tentei 3600  mas deu erro e resetoua BIOS)

Rx580 8gb( gastei toda a grana na placa-mãe, wc e CPU hehe)

WC pcyes sangue frio 2 120mm

Obs: sei que as portas 5 e 6 ficam desabilitadas quando instalo o m2, me certifiquei de que não estavam em conflito nessa parte.

Postado

@eliascard  segundo o manual da sua placa-mãe, ela possui 2 slots M.2, certo? M.2_1 e M.2_2 ?

Ainda segundo o manual... Se voce plugar o M.2 no slot 2, as portas S-ATA 5 e 6 serão desabilitadas.

Da uma olhada se voce está usando o slot M.2_1 ou M.2_2, pois pode ser esse o problema.

• Solução
Postado

a priori não faz o menor sentido pois a placa é recente, tem 2 slots M.2 q suportam tanto NVMe como sata e ambos SSDs sao no padrão M.2

o que eu faria:

1) colocaria os 2 SSDs instalados, como um dos M.2 é sata, verificaria na BIOS se o modo está setado como AHCI.. momentaneamente deixe o HD de fora

2) reinstalaria o windows

de resto, não há motivo plausivel pra esses 2 ssds não funcionarem ou apresentarem qualquer tipo de incompatibilidade.. pelo menos não consigo visualizar pelos motivos q ja elenquei anteriormente

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

a priori não faz o menor sentido pois a placa é recente, tem 2 slots M.2 q suportam tanto NVMe como sata e ambos SSDs sao no padrão M.2

o que eu faria:

1) colocaria os 2 SSDs instalados, como um dos M.2 é sata, verificaria na BIOS se o modo está setado como AHCI.. momentaneamente deixe o HD de fora

2) reinstalaria o windows

de resto, não há motivo plausivel pra esses 2 ssds não funcionarem ou apresentarem qualquer tipo de incompatibilidade.. pelo menos não consigo visualizar pelos motivos q ja elenquei anteriormente

Após fazer esse procedimento, o windows ainda não reconheceu o M.2, mas o mesmo aparecia no gerenciador de dispositivos e na BIOS, foi então que me ocorreu fazer a atribuição de letra ao disco pelo diskpart, o que solucionou o problema. Adicionalmente quero ressaltar que, quando ocorreu a tela azul, estava com o win11 recém instalado, vindo de uma atualização do win10 e, para a ultima instalação do windows, usei um penboot do win10

Postado
3 horas atrás, eliascard disse:

Após fazer esse procedimento, o windows ainda não reconheceu o M.2, mas o mesmo aparecia no gerenciador de dispositivos e na BIOS, foi então que me ocorreu fazer a atribuição de letra ao disco pelo diskpart, o que solucionou o problema. Adicionalmente quero ressaltar que, quando ocorreu a tela azul, estava com o win11 recém instalado, vindo de uma atualização do win10 e, para a ultima instalação do windows, usei um penboot do win10

\

nesses casos sempre é bom fazer a instalacao limpa do sistema q se quer usar.. essas atualizacoes por cima de outros sistemas ja previamente instalados normalmente apresentam problemas..

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

\

nesses casos sempre é bom fazer a instalacao limpa do sistema q se quer usar.. essas atualizacoes por cima de outros sistemas ja previamente instalados normalmente apresentam problemas..

Agora apareceu pra fazer a atualização para o win11 e estou com receio de fazer e o conflito voltar

Postado
17 minutos atrás, eliascard disse:

Agora apareceu pra fazer a atualização para o win11 e estou com receio de fazer e o conflito voltar

mas você tá usando qual sistema agora?

windows 10?

e o problema apareceu no windows 11?

ainda continuo com a mesma recomendacao, se for pra usar o windows 11, baixe uma iso do site da microsoft e faca uma instalacao limpa, zerada, sem nada..

esses conflitos so podem estar atribuidos a instalacoes mal feitas, conflituosas ou mais pessoas padeceriam do mesmo problema, o que não ocorre na pratica..

eu mesmo uso 2 NVMe's aqui, um na placa e outro via adaptador pci-e e sem problemas.. instalacao sempre zerada do windows, sem conflitos

se você quer usar o windows 11, faca isso.. esqueca essas atualizacoes por cima..

se você quer ficar no 10, ignore as atualizacoes ate quando for possível

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...