Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei essa ventoinha recentemente, https://www.kabum.com.br/produto/12136, ela é ARGB, entrada de 3 pinos e minha placa-mãe é uma B450M GAMING (rev. 1.x) https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-1x#kf, ela é conexão 4 pinos, o que eu faço para conseguir ligar essa fan nela, vi umas pessoas falando desse conversor q eu precisaria, https://pt.deepcool.com/products/Accessories/accessories/2021/13330.shtml, realmente preciso dele, ou tem outra maneira??? Sla por meio de uma controladora ARGB mesmo!?

Postado

Ligar fans ARGB  - 5v, conector 3 pinos com falha, LED endereçável com muitos efeitos; através de adaptador/conversor numa conexão RGB - 12v 4 pinos;  fará com que os LEDs dos fans se comportem como RGB, com poucos efeitos. Por isso compre uma controladora e use o controle remoto e/ou botão reset/LED do gabinete.

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Ligar fans ARGB  - 5v, conector 3 pinos com falha, LED endereçável com muitos efeitos; através de adaptador/conversor numa conexão RGB - 12v 4 pinos;  fará com que os LEDs dos fans se comportem como RGB, com poucos efeitos. Por isso compre uma controladora e use o controle remoto e/ou botão reset/LED do gabinete.

entendi, mais minha placa-mãe não tem a conexão 3 pinos, nesse caso tenho q comprar um conversor ou um cabo adaptador?

Postado

Não precisa, com a controladora esse conversor de 3 pinos (ARGB 5v ) para 4 pinos (RGB 12v) é desnecessário.

Seus fans são ARGB controle os efeitos pelo controle remoto da controladora, se ligar na placa-mãe vão ficar como RGB, só trocando de cor.

• 1 ano depois...
Postado

Alguém pode me ajudar eu tenho a placa-mãe b450m Gaming da Gigabyte e eu quero comprar um water cooler da rose mode aí o water cooler tem o conector de 12v 4pinos só que eu não sei se minha placa-mãe tem esse conector de 12v 4pinos se alguém saber  pode me dizer e me falar o local que tá ela??

Postado

Conector "de 12V 4 pinos " pode ser conector PWM - que alimenta o motor das ventoinhas;  e também pode ser conector de LED dos obsoleto padrão RGB (12V), então sem citar marcas e modelos corretos não da para saber do que voce esta falando.

De qualquer forma a Gigabyte B450M Gaming tem estes conectores relacionados a fans e LED.

• 1 x CPU fan header - conector de 4 pinos, 12V para ligar cabo do fan do CPU cooler, ou de WC
  • 2 x system fan headers - conectro de 4 pinos,12V para ligar fans auxiliares do gabinete.
  • 1 x CPU cooler LED strip/RGB LED strip header - conector de 4 pinos, 12V para  LED do obsoleto padrão RGB (12V).

Se reparar bem notara que os pinos do conector PWM são quadrados, os pinos do conector de LED RGB (12V) são redondos.

Postado

Não sei, voce não informou o modelo do WC, só que é "rose mode", e essa marca (meia boca) tem vários modelos, com LED do obsoleto padrão RGB (12V, 4 pinos), e do moderno ARGB (5V, 3 pinos). Do primeiro tipo é compatível.

Postado

Esse da imagem é com o obsoleto LED RGB (12V, 4 pinos), portanto compatível com a Gigabyte B450M Gaming, que tem um (1) conector do tipo.

Conectores do WC:

• Conexão Fan: 4 pin (CPU_FAN)
  • Conexão Leds: 4 pin (12V-G-R-B)
  • Conexão Bomba: 3 pin (AIO_PUMP)  - em placa-mãe que não tem AIO_PUMP ou similaruse um SYS_FAN ou CHA_FAN, configurado no BIOS para 100% RPM e temperatura de referência CPU. 

Postado

No conector RGB a seta indica o 12V, na placa-mãe é o pino 1 do conector LED_CPU que é o 12V, como o conector fica na vertical, é o pino de baixo.

Cuidado, nesse obsoleto RGB 12V o conector não tem guia "fool proof" como tem no ARGB 5V [oo o], então se ligar invertido o "frufru" vira fumaça e pode danificar a placa-mãe.

Postado
7 horas atrás, Breno pinheiro santos disse:

water cooler ele tem um íngua

:confused:

Pode ser que o WC dele tenha LED ARGB (5v, 3 pinos) por isso não usa o conector de LED da placa-mãe, que é do obsoleto LED RGB (12V, 4 pinos), ligou em controladora.

Postado

Então ele optou por ligar só em controladora e controlar o "frufru" pelo controle remoto e pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Sincronizar LED com placa-mãe é opcional, não é obrigatório.

Se não vai ligar os LED na placa-mãe - que só tem sistema obsoleto de RGB 12V;  compre um WC com LED ARGB (5V, 3 pinos), padrão que tem mais cores e efeitos mais elaborados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...